Devocional de Hoje

Seg
Segunda
29
Set

Andar por fé, e não por vista

6 So, then, we are ever without fear, and though conscious that while we are in the body we are away from the Lord,

7 (For we are walking by faith, not by seeing,)

8 We are without fear, desiring to be free from the body, and to be with the Lord.

9 For this reason we make it our purpose, in the body or away from it, to be well-pleasing to him.

Andar por fé é o mais maravilhoso projeto de vida que podemos ter. Vivemos o milagre diário, em que, pelos olhos espirituais, conseguimos enxergar Deus trabalhando por nós em todas as coisas e sob quaisquer circunstâncias. A fé não nos permite ser reféns da ansiedade; não vivemos ansiosos por coisa alguma. Ainda que em alguns momentos a preocupação nos assalte, não somos dominados pelo desespero, porque sabemos que Deus tem cuidado de nós (1 Pedro 5:7).

Andar por vista, isto é, depositar a confiança nas coisas visíveis, não é uma opção inteligente para quem anda por fé, pois as coisas visíveis são transitórias e indignas de nossa confiança. O mundo físico não oferece segurança de vitória contra a morte. Por isso, todos que estribam sua esperança nas coisas visíveis vivem dominados pela ansiedade e pelo medo, porque intimamente sabem que nada neste mundo dura para sempre (1 João 2:17).

É isso que alimenta nosso ânimo: nós, que vivemos por fé, não estamos fundamentando nossa segurança em coisas perecíveis. Nossa segurança está alicerçada em coisas eternas, que jamais perecerão. Nossa vida é eterna, nossa fé é eterna e nossa confiança é eterna. Por que temeríamos a morte física, se já aguardamos a vida eterna? Por que creríamos em recursos perecíveis, se nossa fé aponta para a eternidade? Por que confiar nas ilusões do mundo corrompido, se nossa confiança está no Deus eterno (Salmos 31:14)?

Por isso, andamos por fé e não por vista. Já vivemos, pela fé, na dimensão eterna. Ainda que estejamos na terra, já estamos assentados em lugares celestiais.

Deus lhe abençoe!

"A fé aumenta pela oração, é fortalecida pelo estudo da Palavra e cumpre-se quando submetemo-nos diariamente ao Senhor Jesus" (Charles Stern).

ORE: Pai Amado, abra os nossos olhos espirituais, para que possamos enxergar o caminho que, pela fé, temos que trilhar, para que em tudo te agrademos. Amém.

Prévia de Amanhã

Prestação de contas

Filiação a Deus implica responsabilidade e busca de viver segundo Sua vontade. Tribunal de Cristo reconhece obras feitas a Ele.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Dom
Domingo
28
Set

O eterno edifício de Deus

1 For we are conscious that if this our tent of flesh is taken down, we have a building from God, a house not made with hands, eternal, in heaven.

2 For in this we are crying in weariness, greatly desiring to be clothed with our house from heaven:

3 So that our spirits may not be unclothed.

4 For truly, we who are in this tent do give out cries of weariness, for the weight of care which is on us; not because we are desiring to be free from the body, but so that we may have our new body, and death may be overcome by life.

5 Now he who has made us for this very thing is God, who has given us the Spirit as a witness of what is to come.

Minha mãe, cristã fiel, sempre me advertia a estar preparado para duas coisas: a morte ou o arrebatamento da Igreja. Ela dizia: “Ninguém fica para a semente”, reforçando que a vida aqui é passageira, transitória e breve. É sobre isso que Paulo fala: ele chama a vida de “casa terrestre” e o corpo de “tabernáculo”, e lembra que um dia tudo isso se encerrará. Entretanto, nosso regozijo está em saber que nossa história não termina aqui; faremos parte do Edifício de Deus, glorioso e eterno, nos céus (João 17:3).

Essa certeza justifica nossa esperança. Esperamos, mesmo gemendo, pela nossa nova habitação no céu. Por isso, nos sentimos como que fora deste mundo, porque o homem interior, formado por Deus em nós por meio de Cristo Jesus, já não deseja permanecer aqui. Ele anseia pela casa celestial, eterna e incorruptível. Ainda que desejemos continuar na terra no corpo, no Espírito já gememos, aguardando que a eternidade nos receba. Isso não vem de nós, mas de Deus, que plantou em nós, pela salvação, a semente da vida eterna, que, ainda latente no nosso tabernáculo terreno, se prepara para germinar, brotar e crescer, até que Cristo seja formado em nós (Judas 1:20,21).

Deus lhe abençoe!

“O velho e decaído barro que nos moldou homens, do pó da terra, pelas mãos de Deus, foi vivificado, e nos fez vasos, mas também nos fez tijolos. Fazemos parte do edifício eterno de Deus” (Anônimo).

ORE: Senhor Deus, ajuda-nos a operar a nossa salvação em Cristo Jesus, para que, em breve, possamos figurar dentre aqueles que constituirão o teu edifício eterno, nos céus. Amém.

Devocional de Anteontem

Sáb
Sábado
27
Set

A razão da nossa esperança

16 For which cause we do not give way to weariness; but though our outer man is getting feebler, our inner man is made new day by day.

17 For our present trouble, which is only for a short time, is working out for us a much greater weight of glory;

18 While our minds are not on the things which are seen, but on the things which are not seen: for the things which are seen are for a time; but the things which are not seen are eternal.

Qual o segredo da perseverança cristã? O que motiva um filho de Deus a suportar tribulações, indo, em casos extremos, até à morte, por amor a Cristo? Esta disposição de permanecer fiéis a Deus tem perturbado tanto o mundo físico quanto o espiritual, que não conseguem compreender a razão da nossa esperança. Desde os tempos primitivos, os cristãos são perseguidos, mas resistem firmes na fé (Hebreus 13:3).

É a certeza de que Jesus está conosco que nos dá a força para perseverar na fé. A crença incondicional nele não nos deixa desfalecer. Mesmo que soframos, o homem interior, formado em nós pelo milagre do novo nascimento, continua sendo renovado pela Palavra de Deus e pela comunhão com o Espírito Santo (Romanos 7:22).

As tribulações, comparadas ao que nos aguarda na eternidade, são leves e momentâneas, e pela fé são suportadas por nós, alimentadas pela esperança de experimentar, no porvir, uma glória muito mais excelente do que qualquer coisa que usufruamos na vida aqui. Somos submetidos ao compartilhamento dos sofrimentos de Cristo em nós, e, em contrapartida, compartilharemos também a sua glória, aqui e na eternidade (1 Pedro 5:10).

Por esta razão, a nossa esperança se renova, mesmo diante da mais intensa provação. A verdadeira esperança não se alimenta das coisas visíveis, que perecerão um dia. Ela se nutre daquilo que ainda é invisível aos nossos olhos, riquezas eternas reservadas para todos aqueles que, pela fé, mantêm firme a sua fidelidade a Deus e esperam pacientemente a manifestação de Cristo Jesus (1 João 2:28).

Deus lhe abençoe!

"Nossos temores precisam salvar nossa esperança da presunção, e nossa esperança precisa salvar nossos temores de mergulharem no desespero" (Matthew Henry).

ORE: Deus, renove em nós a esperança, para que não desfaleçamos diante das tribulações pelas quais venhamos a passar. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.