A purificação do rebanho de Deus
1 Din toate părţile se spune că între voi este curvie; şi încă o curvie de acelea, cari nici chiar la păgîni nu se pomenesc; pînă acolo că unul din voi trăieşte cu nevasta tatălui său.
2 Şi voi v'aţi fălit! Şi nu v'aţi mîhnit mai degrabă, pentruca cel ce a săvîrşit fapta aceasta, să fi fost dat afară din mijlocul vostru!
3 Cît despre mine, măcar că n'am fost la voi cu trupul, dar fiind de faţă cu duhul, am şi judecat, ca şi cînd aş fi fost de faţă, pe celce a făcut o astfel de faptă.
4 În Numele Domnului Isus, voi şi duhul meu, fiind adunaţi la olaltă, prin puterea Domnului nostru Isus,
5 am hotărît ca un astfel de om să fie dat pe mîna Satanei, pentru nimicirea cărnii, ca duhul lui să fie mîntuit în ziua Domnului Isus.
Este é, sem dúvida, um tema difícil para um devocional. Em geral, quando nos propomos a cultuar a Deus, buscamos palavras de ânimo, consolo e edificação espiritual. No entanto, este assunto também precisa ser tratado. Apesar de termos sido libertos por Cristo Jesus, ainda habitamos um corpo corruptível, sujeito às tentações e quedas. Como Deus advertiu a Caim, “o pecado jaz à porta” (Gênesis 4:7) — ou seja, ele está mais próximo de nós do que muitas vezes imaginamos.
A igreja de Corinto é um exemplo claro de como a santidade e o pecado podem conviver lado a lado — e revela por que a disciplina doutrinária e eclesiástica é essencial para a saúde espiritual do rebanho de Deus. Na mesma igreja onde todos os dons espirituais se manifestavam e o poder de Deus agia com liberdade, havia um pecado tão escandaloso que envergonharia até mesmo os ímpios. A indignação do apóstolo Paulo foi tamanha que ele ordenou que o autor do pecado fosse entregue a Satanás — isto é, que colhesse as consequências de sua própria conduta, para que, arrependido, seu espírito fosse salvo no dia do Senhor (Judas 1:23).
A igreja não pode transigir com o mal. Não deve tolerar o pecado, independentemente de quem o cometa, a menos que haja verdadeiro arrependimento e uma sincera disposição de abandonar o erro. Somos geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por Deus. Portanto, devemos viver de acordo com a santidade que Ele exige de nós (1 Pedro 2:9).
Deus lhe abençoe!
"As feridas causadas por Deus curam; os beijos do pecado matam."
- William Gurnall
ORE: Senhor Deus, purifica o teu rebanho! Mesmo que isso nos cause dor, mantém-nos no nível de pureza e santidade exigido por ti. Amém.
Expurgando o velho fermento
Os cristãos de Corinto se vangloriavam e negligenciavam valores, permitindo imoralidade. A mudança requer purificação e sinceridade espiritual.
A vara da correção
20 Căci Împărăţia lui Dumnezeu nu stă în vorbe, ci în putere.
21 Ce voiţi? Să vin la voi cu nuiaua, sau cu dragoste şi cu duhul blîndeţei?
Ser corrigido nunca é algo agradável. Mesmo quando reconhecemos que erramos e que a correção é justa, ainda assim nos custa lidar com a repreensão. Até quando a correção vem da nossa própria consciência, o sentimento de culpa gera um grande desconforto, e o orgulho muitas vezes nos impede de admitir o erro.
As Escrituras nos garantem que a correção, embora não produza alegria no momento em que é aplicada, gera em nós um fruto pacífico de justiça. Ou seja, ser corrigido é, de fato, ser pacificado — principalmente quando nossa consciência está em conflito e isso nos afasta de Deus (Hebreus 12:11).
O Senhor nos ama, e é justamente por isso que Ele nos corrige. Não devemos desanimar diante da disciplina divina, pois assim como um médico submete o paciente a um tratamento doloroso para salvá-lo, Deus também permite que passemos pela dor para nos preservar para a Vida Eterna (Hebreus 12:5).
Ser corrigido por Deus é um privilégio! Ele não investiria tanto em nossa formação se não nos amasse profundamente. O zelo do Senhor demonstra que Sua correção tem como propósito nos aperfeiçoar para a Eternidade. Embora Ele também nos conceda bênçãos nesta vida — como saúde, provisão, portas abertas —, essas coisas não são Sua prioridade. A verdadeira prioridade de Deus é preparar os seus filhos para viverem com Ele para sempre (1 Tessalonicenses 4:17).
Por isso, devemos nos submeter humildemente à Sua correção. Ele nos ama, deseja o nosso bem, e nos livra de sofrimentos desnecessários. E quando é preciso nos corrigir, Ele é o mesmo que fere — mas logo depois trata e cura, pois Seus pensamentos a nosso respeito são de paz e não de mal (Jeremias 29:11).
Deus lhe abençoe!
"As correções ministradas por Deus são nossas instruções; Seus açoites, nossas lições, e Suas chicotadas, nossos mestres."
(Thomas Brooks)
ORE: Deus Justo, tu és o nosso Pai. Corrige-nos e educa-nos, para que estejamos sempre dentro da tua vontade. Amém.
Mimetismo Cristão
15 Căci chiar dacă aţi avea zece mii de învăţători în Hristos, totuş n'aveţi mai mulţi părinţi; pentrucă eu v'am născut în Hristos Isus, prin Evanghelie.
16 Deaceea vă rog să călcaţi pe urmele mele.
17 Pentru aceasta v'am trimes pe Timotei, care este copilul meu prea iubit şi credincios în Domnul. El vă va aduce aminte de felul meu de purtare în Hristos şi de felul cum învăţ eu pe oameni pretutindeni în toate Bisericile.
18 Unii s'au îngîmfat, şi şi-au închipuit că n'am să mai vin la voi.
19 Dar dacă va voi Domnul, voi veni în curînd la voi, şi atunci voi vedea nu vorbele, ci puterea celorce s'au îngîmfat.
O esforço de Paulo em ser um exemplo digno de imitação é admirável. Em tudo ele buscava ser um modelo para os irmãos, não por arrogância ou vaidade, mas porque estava convicto de que sua vida refletia fielmente a de Cristo. Assim como ele havia aprendido com Jesus, desejava que os outros também aprendessem com seu testemunho (1 Coríntios 11:1).
Na natureza, o mimetismo é um fenômeno fascinante: alguns seres vivos são capazes de imitar características de outros para se proteger de predadores ou obter alimento. Deus dotou certos animais com esse recurso para a sobrevivência. De forma semelhante, na vida cristã, o mimetismo também acontece — especialmente no discipulado. Muitos líderes exercem tanta influência sobre os seus liderados que moldam seus comportamentos e atitudes. Isso também aconteceu com Jesus: sua presença e forma de viver marcaram os discípulos de tal forma que até seu modo de falar foi reconhecido (Mateus 26:73).
No entanto, essa imitação só é benéfica quando o exemplo seguido é digno. Paulo imitava a Cristo — e, por isso, sua vida se tornou uma referência legítima para os que desejavam andar como Jesus. Mas, em última instância, o chamado bíblico é para que sejamos imitadores de Deus, como filhos amados, buscando sempre viver conforme a Sua vontade (Efésios 5:1).
Deus lhe abençoe!
"O desafio do discipulado é imitar o exemplo de Cristo e se tornar um exemplo de imitação." (Sidnei Ferreira)
ORE: Deus Soberano, ajuda-nos a seguir o exemplo do teu Filho Jesus, mortificando a nós mesmos por amor do teu Reino. Que possamos ser adubos espirituais, para que grandes frutos surjam na tua igreja. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.