Salvos pela Graça
8 Căci prin har aţi fost mîntuiţi, prin credinţă. Şi aceasta nu vine dela voi; ci este darul lui Dumnezeu.
9 Nu prin fapte, ca să nu se laude nimeni.
Conta-se a história de um homem que ganhou, como prêmio, uma viagem em um cruzeiro marítimo. Ao saber da novidade, ele se alegrou imensamente e se preparou para o embarque: pegou suas malas velhas, encheu-as com roupas usadas e, por ter poucos recursos, comprou apenas alguns biscoitos para se alimentar, presumindo que a comida no navio seria muito cara. Para ele, não importava estar vestido com andrajos ou sentir um pouco de fome; aquela era uma oportunidade que ele não poderia perder!
Feliz, ele embarcou junto com os demais passageiros. Contudo, durante a viagem, a tripulação percebeu que ele nunca frequentava o restaurante, não vestia boas roupas e não participava dos eventos do cruzeiro. Preocupado, o comandante se aproximou e perguntou o motivo daquilo. O homem respondeu:
“Eu ganhei essa passagem, mas não tenho condições de arcar com as despesas adicionais.”
Surpreso com sua ignorância, o comandante lhe informou:
“Senhor, o seu bilhete cobre tudo! Sua alimentação está paga; suas roupas novas estão disponíveis no armário do seu camarote, que, inclusive, ainda está trancado. Até os momentos de lazer e alegria estão inclusos. Tudo é de graça!”
Essa ilustração reflete o que muitos filhos de Deus vivem: não percebem que o que receberam d’Ele é um pacote completo. Somos bem-aventurados, pois temos a vida eterna garantida pelo sacrifício de Cristo e temos também uma vida abundante nesta terra, para cumprir a missão com alegria e produtividade (Mateus 5:1,10-12,2-9).
Nada do que fazemos contribui para nossa salvação, pois ela vem exclusivamente da graça de Deus. No entanto, há muito a fazer como expressão de gratidão ao nosso Salvador. Devemos ser fiéis a Deus, obedientes à Sua Palavra; devemos viver com santidade e justiça, conduzindo nossa vida pela fé como resposta amorosa à graça que nos alcançou (1 Tessalonicenses 5:18).
Deus lhe abençoe!
“A graça transforma leões em cordeiros, lobos em ovelhas, monstros em homens e homens em anjos.”
— Thomas Brooks
ORE: Deus Glorioso, que nos salvou pela graça por meio do sacrifício de Cristo Jesus, enche-nos dessa superabundante graça, para que vivamos uma vida digna da Tua santidade. Amém.
Feitos por Deus, em Cristo Jesus
Deus transformou humanos resgatados por Cristo Jesus, de pó inútil em novas criaturas, preparando moradas celestiais para eles. Amém.
Ressuscitados
4 Dar Dumnezeu, care este bogat în îndurare, pentru dragostea cea mare cu care ne -a iubit,
5 măcar că eram morţi în greşelile noastre, ne -a adus la viaţă împreună cu Hristos (prin har sînteţi mîntuiţi).
6 El ne -a înviat împreună, şi ne -a pus să şedem împreună în locurile cereşti, în Hristos Isus,
7 ca să arate în veacurile viitoare nemărginita bogăţie a harului Său, în bunătatea Lui faţă de noi în Hristos Isus.
A obra que Cristo Jesus realizou em nosso favor é, de fato, inigualável! Ele não se conteve apenas em nos livrar da perdição eterna, mas preparou moradas eternas, em Seu lugar eterno, para que estejamos para sempre com Ele.
Ele não nos concedeu apenas misericórdia, mas nos dedicou Seu grande amor. Ele não só nos vivificou, mas também nos ressuscitou e isso tem um peso profético enorme, pois, mesmo que estejamos mortos fisicamente quando Ele retornar, seremos ressuscitados em corpos gloriosamente transformados (1 Tessalonicenses 4:16).
Ele não apenas nos salvou, mas derramou sobre nós a Sua graça, tornando-nos alvos do Seu favor, mesmo sem merecermos.
Ele não só nos livrou do inferno, mas nos fez assentar em lugares celestiais, numa dimensão espiritual onde o maligno não pode nos alcançar; por isso, ele não nos toca.
Ele não salvou somente a geração que com Ele conviveu, mas continua salvando, geração após geração, século após século, todos os que n’Ele creem (Marcos 16:15).
Ele não apenas nos agraciou com uma vida terrena abundante, mas também nos destinou como testemunhas, aos séculos vindouros, de que a Sua graça foi derramada superabundantemente sobre nós (Romanos 3:24).
Por fim, Ele não nos dispensou apenas o Seu amor, mas também a Sua benignidade, fazendo-nos o bem unicamente porque Ele é bom, e a Sua benignidade dura para sempre.
Em Cristo, somos novas criaturas, pertencentes à geração de seres eternos que Deus preparou para habitar o Seu Santo Lugar, rodeando o trono de glória com louvores e adoração, para todo o sempre, em um Reino que jamais terá fim. Glória, pois, a Ele!
Deus lhe abençoe!
“Temos mais certeza de que nos levantaremos de nosso túmulo do que de nosso leito.”
— Thomas Watson
ORE: Deus da Vida, por meio de Cristo Jesus Tu nos ressuscitaste, dando-nos vida e vida em abundância. Por isso, ensina-nos a viver somente para Ti. Amém.
Vivificados
1 Voi eraţi morţi în greşelile şi în păcatele voastre,
2 în cari trăiaţi odinioară, după mersul lumii acesteia, după domnul puterii văzduhului, a duhului care lucrează acum în fiii neascultării.
3 Între ei eram şi noi toţi odinioară, cînd trăiam în poftele firii noastre pămînteşti, cînd făceam voile firii pămînteşti şi ale gîndurilor noastre, şi eram din fire copii ai mîniei, ca şi ceilalţi.
Vivificação é o ato pelo qual alguém que está morto tem a sua vida restituída. Poderíamos usar a palavra ressurreição; mas, neste caso, o termo vivificação é mais apropriado, pois se aplica a alguém que está de fato vivo, porém, apenas no corpo, ou seja, morto espiritualmente, completamente afastado de Deus e destinado à morte eterna.
Tão grave é essa situação que ela também é chamada de segunda morte. Por antecipação, a pessoa nesse estado já é considerada morta em seus delitos e pecados (Efésios 2:1).
A vivificação é um ato sobrenatural de Deus. Somente Ele pode conceder vida espiritual a quem vivia separado d’Ele, em rota de colisão com a condenação eterna. Deus é o Autor da vida; Seu Filho Jesus é a Vida; e o Espírito Santo é o Espírito de Vida. Portanto, Deus está perfeitamente apto a tirar a vida, e também a dá-la (1 Samuel 2:6).
Jesus Cristo é a poderosa fonte de vida espiritual. Quem está n’Ele se torna nova criatura (2 Coríntios 5:17); passa da morte para a vida (João 5:24) e passa a viver com vida em abundância (João 10:10). Por fim, aquele que está em Cristo, após o fim da vida física, receberá o dom da vida eterna (João 17:3).
Assim, nós, que antes tínhamos uma relação filial com a ira de Deus, destinados à condenação eterna, agora, por meio de Cristo Jesus, somos feitos herdeiros da vida eterna (João 3:16). Aleluia!
Devemos, portanto, viver de maneira condizente com essa dádiva incomparável, procurando em tudo agradar a Deus (1 Tessalonicenses 4:1).
Deus lhe abençoe!
“A medicina moderna conseguiu desenvolver técnicas e manobras que possibilitam a ressuscitação de um corpo.
Mas só Jesus Cristo conserva o poder de tirar alguém da morte espiritual e dar-lhe vida eterna.”
— Aureliano Jr.
ORE: Deus Eterno, Te agradecemos pelo dom da vida eterna, que recebemos por meio de Cristo Jesus. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.