Jesus, a Nossa Paz
13 你们从前远离的人, 现今在基督耶稣里, 靠着他的血已经可以亲近了。
14 基督就是我们的和平: 他使双方合而为一, 拆毁了隔在中间的墙, 就是以自己的身体除掉双方的仇恨,
15 并且废掉了律法的规条, 使两者在他里面成为一个新人, 这样就缔造了和平。
16 基督既然借着十字架消灭了仇恨, 就借着十字架使双方与 神和好, 成为一体,
A distância entre nós e Deus, provocada por nosso estado pecaminoso, foi definitivamente desfeita pelo sacrifício de Cristo Jesus. O conflito que mantínhamos contra Deus, alimentado por nossa desobediência, foi pacificado por Cristo. A separação causada por nossa soberba iniquidade foi eliminada. A parede espiritual que nos separava da vida com Deus foi derrubada pelo sacrifício ao qual Cristo Jesus Se submeteu em Sua carne, em nosso lugar (Mateus 27:51).
Éramos inimigos de Deus.
Mas, agora, como Abraão, somos chamados Seus amigos! A boa Lei de Deus, que não teve êxito em transformar o homem por causa da dureza do próprio homem, foi aperfeiçoada em Cristo Jesus (Mateus 5:17).
Hoje temos paz com Deus. O que Cristo realizou na cruz foi derrubar a barreira de separação, formando um só corpo, não de carne e sangue, mas espiritual. Nele, não há distinção de raça, cor, etnia, sexo, nível social ou qualquer outro marcador humano. Todos os que pertencem a Cristo são um só corpo n’Ele (Efésios 4:1,10-13,2-9).
Estar em paz com o Deus de quem estávamos separados, por causa de nossos pecados, é a grande maravilha da cruz. Não somos apenas servos: somos amigos de Deus. E mais do que isso: somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Porque, se somos filhos, temos a mesma natureza de Cristo Jesus pela fé. E, sendo assim, somos também herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo.
Deus lhe abençoe!
“A paz é o estado de plena quietude da alma diante dos desafios da existência.
Essa paz se chama Jesus, o Cristo.”
— Aureliano Jr.
ORE: Deus de Paz, por meio de Cristo Jesus Tu estabeleceste a paz conosco. Dá-nos dessa paz para repartirmos com os nossos irmãos. Amém.
Jesus, o primeiro Evangelista
Jesus foi o primeiro evangelista, anunciando a reconciliação entre Deus e a humanidade por todos os povos pelo sacrifício na cruz.
Feitos por Deus, em Cristo Jesus
10 我们原是 神所作成的, 是在基督耶稣里创造的, 为的是要我们行各样的善事, 就是 神预先所安排的。
11 你们应当记得, 你们从前按肉体来说是外族人; 那些所谓在肉体上受过人手所行的割礼的人, 称你们为未受割礼的。
12 那时, 你们是在基督以外, 与以色列国无分, 在带有应许的约上是外人, 在世上没有盼望, 没有 神。
O clímax da obra de Deus em nós, Seus filhos, é que, quando fomos resgatados por Ele, por meio de Cristo Jesus, éramos apenas um amontoado de pó sem valor, sem serventia, mortos em nossos delitos e pecados. Não havia quem nos quisesse. Estávamos condenados. O inferno nos desejava apenas como troféus, nada mais.
Todavia, o Céu nos esperava.
O sacrifício de Jesus na cruz produziu um efeito eterno nas moradas celestiais: elas precisaram ser expandidas! Um número incontável de habitações teve de ser preparado, pois multidões seriam salvas. E Jesus, ao concluir Sua obra redentora, subiu aos céus para preparar essas moradas destinadas ao pó imprestável que, por Ele, foi transformado em nova criatura, para a glória de Deus Pai (2 Coríntios 5:17).
Não fomos refeitos. Fomos feitos por Deus.
A única coisa que Ele aproveitou da velha criatura foi o pó contaminado pelo pecado, redimido, porém, pelo sangue de Jesus. A partir daí, tudo se fez novo. As coisas velhas passaram. E uma nova perspectiva, eterna, gloriosa e repleta de possibilidades espirituais, foi revelada a nós (Isaías 43:18,19).
Esse pó antigo agora é filho de Deus. Tem o nome escrito no Livro da Vida, e morada reservada nos céus. Esse pó, antes sem forma e sem esperança, foi edificado como habitação do Espírito Santo, que nos enche de poder para realizarmos proezas em nome do Senhor Jesus Cristo. Aleluia!
Deus lhe abençoe!
“Deus transformou o pó em homens;
o pecado transformou homens em pó.
Jesus resgatou o pó e o transformou em novas criaturas.”
— Aureliano Jr.
ORE: Deus Bondoso, Te adoramos pela obra que, por meio de Cristo Jesus, realizaste em nós — transformando seres caídos em novas criaturas. Amém.
Salvos pela Graça
8 你们得救是靠着恩典, 借着信心。这不是出于自己, 而是 神所赐的;
9 这也不是出于行为, 免得有人自夸。
Conta-se a história de um homem que ganhou, como prêmio, uma viagem em um cruzeiro marítimo. Ao saber da novidade, ele se alegrou imensamente e se preparou para o embarque: pegou suas malas velhas, encheu-as com roupas usadas e, por ter poucos recursos, comprou apenas alguns biscoitos para se alimentar, presumindo que a comida no navio seria muito cara. Para ele, não importava estar vestido com andrajos ou sentir um pouco de fome; aquela era uma oportunidade que ele não poderia perder!
Feliz, ele embarcou junto com os demais passageiros. Contudo, durante a viagem, a tripulação percebeu que ele nunca frequentava o restaurante, não vestia boas roupas e não participava dos eventos do cruzeiro. Preocupado, o comandante se aproximou e perguntou o motivo daquilo. O homem respondeu:
“Eu ganhei essa passagem, mas não tenho condições de arcar com as despesas adicionais.”
Surpreso com sua ignorância, o comandante lhe informou:
“Senhor, o seu bilhete cobre tudo! Sua alimentação está paga; suas roupas novas estão disponíveis no armário do seu camarote, que, inclusive, ainda está trancado. Até os momentos de lazer e alegria estão inclusos. Tudo é de graça!”
Essa ilustração reflete o que muitos filhos de Deus vivem: não percebem que o que receberam d’Ele é um pacote completo. Somos bem-aventurados, pois temos a vida eterna garantida pelo sacrifício de Cristo e temos também uma vida abundante nesta terra, para cumprir a missão com alegria e produtividade (Mateus 5:1,10-12,2-9).
Nada do que fazemos contribui para nossa salvação, pois ela vem exclusivamente da graça de Deus. No entanto, há muito a fazer como expressão de gratidão ao nosso Salvador. Devemos ser fiéis a Deus, obedientes à Sua Palavra; devemos viver com santidade e justiça, conduzindo nossa vida pela fé como resposta amorosa à graça que nos alcançou (1 Tessalonicenses 5:18).
Deus lhe abençoe!
“A graça transforma leões em cordeiros, lobos em ovelhas, monstros em homens e homens em anjos.”
— Thomas Brooks
ORE: Deus Glorioso, que nos salvou pela graça por meio do sacrifício de Cristo Jesus, enche-nos dessa superabundante graça, para que vivamos uma vida digna da Tua santidade. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.