Pecado, fraqueza universal dos homens
2 Tedy stalo se k večerou, když vstal David s ložce svého, procházeje se po paláci domu královského, že uzřel s paláce ženu, ana se myje; kterážto žena byla vzezření velmi krásného.
3 A poslav David, vyptal se o té ženě a řekl: Není-liž to Betsabé dcera Eliamova, manželka Uriáše Hetejského?
4 Opět poslal David posly a vzal ji. Kterážto když vešla k němu, obýval s ní; (nebo se byla očistila od nečistoty své). Potom navrátila se do domu svého.
5 I počala žena ta. Protož poslavši, oznámila Davidovi, řkuci: Těhotná jsem.
Davi foi um rei segundo o coração de Deus, escolhido para liderar o Seu povo. Entretanto, ele não era um exemplo de perfeição; era apenas mais um pecador sobre a terra, sujeito aos erros comuns a todos os homens. Apesar de ter sido um grande líder, faltou a Davi a vigilância de um homem de Deus. O pecado que cometeu, tomando para si a mulher de um dos seus homens de confiança, trouxe terríveis consequências para ele e para todo o povo sobre o qual reinava (2 Samuel 12:10-12,9).
O pecado que acometeu Davi pode atingir qualquer pessoa, pois todos pecaram. O segredo para vencer o pecado é a vigilância constante, aliada ao estabelecimento de um relacionamento íntimo com Deus. Não é possível aos seres humanos vencerem o pecado por suas próprias forças. É necessária a intervenção divina, por meio do Espírito Santo, que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Só assim, convencido por Deus, o homem consegue superar as limitações que o pecado lhe impõe (1 João 2:1).
Esse triste episódio com Davi deve servir de alerta para todos nós. Não somos super-heróis capazes de vencer o pecado por nossas próprias forças. Somos de carne e osso, sujeitos a todas as paixões humanas. Devemos dizer “não” ao pecado, rejeitar o domínio das concupiscências sobre nós e procurar viver de maneira santa, pura e agradável a Deus (1 Tessalonicenses 3:13).
Deus lhe abençoe!
“Não há pecado tão grande que um grande santo não possa nele cair. Não há santo tão grande que não possa cair em um grande pecado” (John Charles Ryle).
ORE: Senhor Deus, livra-nos de sermos dominados pelos pecados alimentados pela vil concupiscência. Amém.
Benevolência, sinal da graça de Deus em nós
Davi exemplificou benevolência, honrando Saul e seu descendente Mefibosete, mostrando bondade e graça divinas.
Seja homem!
2 Jáť již odcházím podlé způsobu všech lidí. Proto posilniž se a měj se zmužile,
3 A ostříhej přikázaní Hospodina Boha svého, chodě po cestách jeho, a zachovávaje ustanovení jeho, rozkázaní jeho, i soudy jeho i svědectví jeho, jakož psáno jest v zákoně Mojžíšově, ať by se šťastně vedlo, což bys koli činil, i všecko, k čemuž bys se obrátil,
Davi reinou quarenta anos em Israel e foi fiel a Deus. Cometeu erros e pecados, mas foi corajoso e nunca fugiu das responsabilidades de seu reinado. É amado pelos judeus e lembrado como homem segundo o coração de Deus. O propósito de Deus para Davi não se limitou ao seu reinado: ele foi precursor de uma linhagem real que culminou no nascimento do Messias.
Toda a vida de Davi foi dedicada a Deus. Apesar de seus pecados, era humilde e reconhecia sua pequenez diante do Deus Todo-Poderoso, bem como sua natureza pecaminosa diante do Deus infinitamente misericordioso. Davi foi um grande estadista, mas também um servo humilde de Deus (Salmos 40:17).
Ao chegar à velhice e perceber que sua morte se aproximava, chamou seu filho Salomão e o encorajou, dizendo: “Esforça-te, pois, e sê homem”. Essa foi a senha para mostrar a Salomão que a vida de um grande líder é marcada por grandes desafios (Eclesiastes 9:2,3).
Salomão teve um governo pacífico e próspero. Recebeu de Deus sabedoria e inteligência para governar, edificou o templo em Jerusalém e estabeleceu fronteiras firmes para Israel. Entretanto, deixou-se levar pelo mal, sendo permissivo com o erro e a idolatria. O final de seu reinado foi penoso. Assim como Davi, Salomão passou à história como um grande rei, mas com pecados que poderia ter evitado (1 Reis 11:1-8).
O “sê homem!” proferido por Davi significa ter caráter e ser fiel a Deus. Essa poderosa interjeição também serve para cada um de nós que se propõe a servir ao Senhor.
Deus lhe abençoe!
“Corajoso é o homem que teme o que deve temer e não teme o que não deve temer” (Maurício Góis)
ORE: Oh Deus, dá-nos a coragem necessária para seguir em frente, mesmo em um mundo hostil à Tua Palavra e resistente ao Evangelho de Cristo Jesus. Amém.
A recompensa do amor verdadeiro
14 Ony pak pozdvihše hlasu, opět plakaly. A Orfa políbivši svegruši svou, odešla, Rut pak přídržela se jí.
15 Kteréžto řekla Noémi: Aj, přítelkyně tvá navrátila se k lidu svému a k bohům svým, navratiž se také za ní.
16 Ale Rut řekla: Nenuť mne, abych tě opustiti a od tebe odjíti měla. Nebo kamž se koli obrátíš, půjdu, a kdekoli bydliti budeš, i já bydliti budu; lid tvůj lid můj, a Bůh tvůj Bůh můj.
17 Kdekoli umřeš, umru, a tu pochována budu. Toto mi učiň Hospodin, a toto přidej, že toliko smrt rozdělí mne s tebou.
A história de Rute e Noemi é uma clara demonstração de que o amor sincero e verdadeiro é o melhor investimento que alguém pode fazer na vida! Rute, uma gentia da terra de Moabe, uma pequena nação frequentemente em conflito com o povo de Deus, havia casado com um dos filhos de Noemi. Após a morte do marido, Noemi se vê em grande aflição, pois os seus filhos também haviam morrido, deixando-a e as noras viúvas. Diante dessa situação, Noemi não vê outra alternativa senão retornar à sua terra.
Rute, porém, decide firmemente permanecer com a sogra, por amor filial. Ela adota para si o povo, o Deus e os caminhos de Noemi. Essa atitude agradou a Deus!
Tempos depois, Rute casa-se com Boaz, parente do marido de Noemi, e tem um filho, Obede, que foi pai de Jessé, que, por sua vez, foi pai de Davi, rei de Israel. Como recompensa pelo seu amor verdadeiro e filial por uma mulher viúva, que aparentemente nada tinha a lhe oferecer, Deus deu a Rute a graça de ser a bisavó do maior rei de Israel e de figurar na linhagem de Cristo Jesus. Que história maravilhosamente bela! (Rute 4:13-22)
O amor é o melhor de todos os investimentos que alguém pode fazer. O dinheiro acaba; a saúde chega ao fim; o prestígio, a beleza e a fama são fugazes vaidades. Entretanto, o amor jamais acaba. De fato, de todos os esforços que fazemos na vida, apenas três permanecerão incólumes: a fé, a esperança e o amor (1 Coríntios 13:1,10-13,2-9).
Deus lhe abençoe!
“O que podes fazer por outrem é o teste do poder; o que podes sofrer por outrem é o teste do amor” (Bispo Westcott).
ORE: Deus amoroso, põe em nossos corações esse amor desprendido, que nos leva a nos doar por aqueles a quem Tu amas. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.