O arrependimento transforma derrotados em vitoriosos!
13 Jen toliko poznej nepravost svou, že jsi od Hospodina Boha svého odstoupila, a sem i tam běhala cestami svými k cizím pod každé dřevo zelené, a hlasu mého neposlouchali jste, dí Hospodin.
15 Kdežto dám vám pastýře podlé srdce svého, kteříž pásti vás budou uměle a rozumně.
Não há no ser humano nada que comova mais o coração de Deus do que o arrependimento sincero. O mesmo Deus que declara que a alma que pecar, essa morrerá, é também aquele que convida todos a irem a Ele e a se colocarem diante da sua justiça. Pois todos os que se arrependem da sua condição pecaminosa têm os seus pecados apagados, a ponto de se tornarem brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como a escarlata, tornar-se-ão como a lã branca; ainda que sejam como o carmesim, serão purificados (Isaías 1:18).
Ao longo de toda a História, Deus tem demonstrado o quanto sempre esteve disposto a receber pecadores que se arrependem verdadeiramente e decidem lutar contra a sua natureza caída, buscando viver uma vida santa e agradável a Ele. O Senhor sempre acolheu os esforços, ainda que imperfeitos, daqueles que o buscam com sinceridade e desejam fazer a sua vontade. Ele jamais fechou os seus ouvidos para não ouvir o clamor dos que o buscam, nem encolheu o seu braço para deixar de salvar os que clamam por Ele.
Deus é misericordioso, paciente, longânimo, benigno, amoroso e bom. Ele levanta homens e mulheres ao longo das gerações, capacitando-os com os seus dons, para anunciar o Evangelho de salvação e vida eterna, proclamando o seu amor a todas as pessoas, de todos os povos, línguas, raças e nações. O seu amor se estende do Oriente ao Ocidente e alcança a todos, pois Ele não faz acepção de pessoas (Atos 10:34,40).
Deus lhe abençoe!
“Arrependimento significa sair da estrada errada da vida e passar para a estrada certa com Jesus. Significa afastar-se do pecado e voltar-se para Deus.” (Hope MacDonald)
ORE: Deus misericordioso, o teu Espírito Santo nos tem convencido do pecado, da tua justiça e do juízo que há de vir. Arrependemo-nos e nos voltamos para ti. Recebe-nos, Senhor. Amém.
O Deus que chama também capacita
6 I řekl jsem: Ach, Panovníče Hospodine, aj, neumím mluviti, nebo dítě jsem.
9 A vztáhna ruku svou Hospodin, dotekl se úst mých, a řekl mi Hospodin: Aj, vložil jsem slova svá v ústa tvá.
O chamado de Deus é irresistível. Trata-se de um convite pleno de autoridade, mas enriquecido de amor, que nos conduz a atender a uma convocação sobrenatural para fazer a sua vontade. Mesmo aqueles que se opõem a Deus não podem resistir ao seu poder e só não são consumidos por sua ira porque Ele é benigno e longânimo, tardio em irar-se e misericordiosamente paciente. Deus, apesar de todo o poder que possui, é superabundante em graça e infinito em misericórdia, e trabalha incessantemente pela salvação de todas as pessoas (Isaías 64:4).
Junto com o chamado, Deus também opera a nossa capacitação. Mesmo sendo frágil, limitado e pecador, o ser humano, quando capacitado por Deus, torna-se um “tição tirado do fogo”, poderoso em palavras e obras, instrumento vivo na operação de sinais e maravilhas que glorificam o seu nome (Zacarias 3:2).
Aquele que é chamado por Deus não deve temer os inimigos, nem ser limitado pelas suas próprias fragilidades. Pedro, de medroso, tornou-se corajoso; Tomé, de incrédulo, tornou-se crente; Paulo, de perseguidor, tornou-se embaixador de Cristo em cadeias. Ninguém que é chamado por Deus permanece o mesmo ou conserva as limitações de outrora. Deus não reforma: Ele transforma, mudando a nossa estrutura e nos fazendo mais do que vencedores, capazes de resistir ao diabo e fazê-lo fugir de nós (Tiago 4:7).
Portanto, viva o seu chamado sem reservas. O Deus Todo-Poderoso garante a capacitação que o fará mais do que vencedor sobre tudo o que se levantar contra você (Romanos 8:37).
Deus lhe abençoe!
“A vida não consiste em sentir-se confortável, feliz, bem-sucedido e livre de sofrimento. Ela consiste em tornar-se o homem ou a mulher que Deus chamou para ser.” (Charles Rozell “Chuck” Swindoll)
ORE: Deus poderoso, tu nos chamaste para ti. Capacita-nos a ser aquilo que tu mesmo projetaste que sejamos. Amém.
Deus te conhece por dentro e por fora
14 Oslavuji tě, proto že se hrozným a divným skutkům tvým divím, a duše má zná je výborně.
16 Trupel můj viděly oči tvé, v knihu tvou všickni oudové jeho zapsáni jsou, i dnové,v nichž formováni byli, když ještě žádného z nich nebylo.
Deus é o Criador de todas as coisas. Dele procede o projeto de cada ser vivo, desde o mais simples verme até os grandes seres da terra. Foi Ele quem planejou cada organismo e concedeu vida às plantas, às aves, aos peixes e a tudo o que existe e vive. Dentre toda a sua criação, destaca-se o ser humano, a quem Deus dotou de sua imagem e semelhança. Ele nos formou, sim, a cada um de nós, e conhece exatamente quem somos, por dentro e por fora (Isaías 43:7).
As leis estabelecidas por Deus para a sua criação são imutáveis e mantêm a ordem e o funcionamento do universo. Cada astro tem sua existência regida por princípios sobre os quais ninguém tem autoridade, senão aquele que os criou. A glória do Deus Criador se manifesta em toda a criação, revestindo-a de beleza e grandiosidade (Salmos 147:4).
É algo profundo ter essa consciência e poder olhar no espelho e afirmar: “Eu sou criação do Todo-Poderoso. Nasci sob leis estabelecidas pelo próprio Deus”. A pessoa que alcança esse nível de entendimento acerca do Criador é bem-aventurada, pois o Senhor se agrada quando é reconhecido por sua criação. Nenhuma outra criatura, além dos seres angelicais e dos seres humanos, é capaz de reconhecer conscientemente o seu Criador. Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos; contudo, fazem isso de forma inconsciente, pois não receberam entendimento para reconhecer o Deus que os criou (Salmos 19:1).
Assim, nós, que recebemos de Deus a capacidade de conhecê-lo, conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor. Ele, em seu amor, tem prazer em se revelar às suas criaturas.
Deus lhe abençoe!
“Deus nos conhece a ponto de saber muito mais de nós do que nós mesmos sabemos.” (Anônimo)
ORE: Deus sapiente, tu nos tens sondado e nos conheces profundamente. Aperfeiçoa-nos para ti, para que em tudo te agrademos. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.