O arrependimento transforma derrotados em vitoriosos!
13 Only acknowledge thine iniquity, that thou hast transgressed against Jehovah thy God, and hast turned thy ways hither and thither to the strangers under every green tree; and ye have not hearkened to my voice, saith Jehovah.
15 And I will give you shepherds according to my heart, and they shall feed you with knowledge and understanding.
Não há no ser humano nada que comova mais o coração de Deus do que o arrependimento sincero. O mesmo Deus que declara que a alma que pecar, essa morrerá, é também aquele que convida todos a irem a Ele e a se colocarem diante da sua justiça. Pois todos os que se arrependem da sua condição pecaminosa têm os seus pecados apagados, a ponto de se tornarem brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como a escarlata, tornar-se-ão como a lã branca; ainda que sejam como o carmesim, serão purificados (Isaías 1:18).
Ao longo de toda a História, Deus tem demonstrado o quanto sempre esteve disposto a receber pecadores que se arrependem verdadeiramente e decidem lutar contra a sua natureza caída, buscando viver uma vida santa e agradável a Ele. O Senhor sempre acolheu os esforços, ainda que imperfeitos, daqueles que o buscam com sinceridade e desejam fazer a sua vontade. Ele jamais fechou os seus ouvidos para não ouvir o clamor dos que o buscam, nem encolheu o seu braço para deixar de salvar os que clamam por Ele.
Deus é misericordioso, paciente, longânimo, benigno, amoroso e bom. Ele levanta homens e mulheres ao longo das gerações, capacitando-os com os seus dons, para anunciar o Evangelho de salvação e vida eterna, proclamando o seu amor a todas as pessoas, de todos os povos, línguas, raças e nações. O seu amor se estende do Oriente ao Ocidente e alcança a todos, pois Ele não faz acepção de pessoas (Atos 10:34,40).
Deus lhe abençoe!
“Arrependimento significa sair da estrada errada da vida e passar para a estrada certa com Jesus. Significa afastar-se do pecado e voltar-se para Deus.” (Hope MacDonald)
ORE: Deus misericordioso, o teu Espírito Santo nos tem convencido do pecado, da tua justiça e do juízo que há de vir. Arrependemo-nos e nos voltamos para ti. Recebe-nos, Senhor. Amém.
O Deus que chama também capacita
6 And I said, Alas, Lord Jehovah! behold, I cannot speak; for I am a child.
9 And Jehovah put forth his hand and touched my mouth; and Jehovah said unto me, Behold, I have put my words in thy mouth.
O chamado de Deus é irresistível. Trata-se de um convite pleno de autoridade, mas enriquecido de amor, que nos conduz a atender a uma convocação sobrenatural para fazer a sua vontade. Mesmo aqueles que se opõem a Deus não podem resistir ao seu poder e só não são consumidos por sua ira porque Ele é benigno e longânimo, tardio em irar-se e misericordiosamente paciente. Deus, apesar de todo o poder que possui, é superabundante em graça e infinito em misericórdia, e trabalha incessantemente pela salvação de todas as pessoas (Isaías 64:4).
Junto com o chamado, Deus também opera a nossa capacitação. Mesmo sendo frágil, limitado e pecador, o ser humano, quando capacitado por Deus, torna-se um “tição tirado do fogo”, poderoso em palavras e obras, instrumento vivo na operação de sinais e maravilhas que glorificam o seu nome (Zacarias 3:2).
Aquele que é chamado por Deus não deve temer os inimigos, nem ser limitado pelas suas próprias fragilidades. Pedro, de medroso, tornou-se corajoso; Tomé, de incrédulo, tornou-se crente; Paulo, de perseguidor, tornou-se embaixador de Cristo em cadeias. Ninguém que é chamado por Deus permanece o mesmo ou conserva as limitações de outrora. Deus não reforma: Ele transforma, mudando a nossa estrutura e nos fazendo mais do que vencedores, capazes de resistir ao diabo e fazê-lo fugir de nós (Tiago 4:7).
Portanto, viva o seu chamado sem reservas. O Deus Todo-Poderoso garante a capacitação que o fará mais do que vencedor sobre tudo o que se levantar contra você (Romanos 8:37).
Deus lhe abençoe!
“A vida não consiste em sentir-se confortável, feliz, bem-sucedido e livre de sofrimento. Ela consiste em tornar-se o homem ou a mulher que Deus chamou para ser.” (Charles Rozell “Chuck” Swindoll)
ORE: Deus poderoso, tu nos chamaste para ti. Capacita-nos a ser aquilo que tu mesmo projetaste que sejamos. Amém.
Deus te conhece por dentro e por fora
14 I will praise thee, for I am fearfully, wonderfully made. Marvellous are thy works; and {that} my soul knoweth right well.
16 Thine eyes did see my unformed substance, and in thy book all {my members} were written; {during many} days were they fashioned, when {as yet} there was none of them.
Deus é o Criador de todas as coisas. Dele procede o projeto de cada ser vivo, desde o mais simples verme até os grandes seres da terra. Foi Ele quem planejou cada organismo e concedeu vida às plantas, às aves, aos peixes e a tudo o que existe e vive. Dentre toda a sua criação, destaca-se o ser humano, a quem Deus dotou de sua imagem e semelhança. Ele nos formou, sim, a cada um de nós, e conhece exatamente quem somos, por dentro e por fora (Isaías 43:7).
As leis estabelecidas por Deus para a sua criação são imutáveis e mantêm a ordem e o funcionamento do universo. Cada astro tem sua existência regida por princípios sobre os quais ninguém tem autoridade, senão aquele que os criou. A glória do Deus Criador se manifesta em toda a criação, revestindo-a de beleza e grandiosidade (Salmos 147:4).
É algo profundo ter essa consciência e poder olhar no espelho e afirmar: “Eu sou criação do Todo-Poderoso. Nasci sob leis estabelecidas pelo próprio Deus”. A pessoa que alcança esse nível de entendimento acerca do Criador é bem-aventurada, pois o Senhor se agrada quando é reconhecido por sua criação. Nenhuma outra criatura, além dos seres angelicais e dos seres humanos, é capaz de reconhecer conscientemente o seu Criador. Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos; contudo, fazem isso de forma inconsciente, pois não receberam entendimento para reconhecer o Deus que os criou (Salmos 19:1).
Assim, nós, que recebemos de Deus a capacidade de conhecê-lo, conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor. Ele, em seu amor, tem prazer em se revelar às suas criaturas.
Deus lhe abençoe!
“Deus nos conhece a ponto de saber muito mais de nós do que nós mesmos sabemos.” (Anônimo)
ORE: Deus sapiente, tu nos tens sondado e nos conheces profundamente. Aperfeiçoa-nos para ti, para que em tudo te agrademos. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.