A oração nos eleva!
1 (1b) Señor, a ti dirijo mi oración;
A oração é o meio de comunicação que Deus estabeleceu para que Seus filhos falassem com Ele. É o momento em que nos aproximamos do Senhor para abrir o coração e conversar com Ele, certos de que nos ouve. Deus escuta todas as orações, pois nada escapa aos Seus ouvidos. Entretanto, nem toda oração é respondida da maneira que esperamos. A incredulidade, o pecado não confessado, motivações egoístas ou pedidos contrários à Sua vontade podem impedir a resposta desejada. Ainda assim, a Palavra nos assegura que os ouvidos do Senhor não estão fechados para aqueles que O buscam (Isaías 59:1).
Muitos imaginam que, ao orar, falam da terra enquanto Deus os escuta de um céu distante, como se houvesse uma separação intransponível entre o Criador e Seus filhos. Outros pensam que Deus precisa descer do céu para ouvir suas orações. No entanto, as Escrituras revelam que o Espírito Santo habita em nós e intercede por nós com gemidos inexprimíveis, porque muitas vezes não sabemos orar como convém (Romanos 8:26).
Na oração, algo extraordinário acontece: mesmo permanecendo fisicamente na terra, nossa comunhão com Deus nos leva a desfrutar da realidade espiritual que temos em Cristo. Pela fé, nos aproximamos com confiança do trono da graça e nos dirigimos ao Pai como filhos que clamam: “Aba, Pai”. Essa comunhão é fruto da obra de Cristo e da atuação do Espírito Santo em nossa vida. Para compreender essa realidade espiritual, precisamos da mente de Cristo (1 Coríntios 2:16).
O tempo dedicado à oração é precioso. Enquanto derramamos nosso coração diante de Deus, Ele continua agindo em nosso favor. Por isso, não devemos viver ansiosos pelas necessidades materiais, pois o Senhor conhece tudo aquilo de que precisamos. Se buscarmos, em primeiro lugar, o Seu Reino e a Sua justiça, Ele suprirá cada necessidade conforme a Sua vontade. Além disso, Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos (Efésios 3:20).
Na oração, aproxime-se de Deus sem reservas. Converse com Ele com a simplicidade e a confiança de um filho que fala com seu pai. O Senhor o ama, ouve cada palavra e responderá segundo a Sua perfeita vontade.
Deus lhe abençoe!
“A oração é o momento em que podemos pensar em voz alta com Deus, o nosso amigo mais confiável.” (Aureliano Jr.)