Viver em paz
7 og Guds fred, som overgår all forstand, skal bevare eders hjerter og eders tanker i Kristus Jesus.
Parece uma utopia – um paradoxo mesmo! – imaginar que é possível viver em paz nesse mundo. Conflitos acontecem em todas as instâncias da vida e, quando parece que tudo vai ficar em paz, enfrentamos as nossas próprias guerras, os nossos conflitos interiores...
De fato, viver neste mundo e viver em paz nos parece uma equação sem resposta! Quanto mais explicações, teorias ou exposições reflexivas sobre a paz conhecemos, mais parece ser impossível ter o nosso coração e a nossa mente pacificados.
Por mais difícil que seja entender o método divino, é possível viver em paz! Basta ter fé na justiça de Deus (Romanos 5:1), e seremos inundados por uma paz indescritível, que nem mesmo nós saberemos explicar. Nosso coração se aquietará e a nossa mente será apaziguada, pondo fim aos terríveis conflitos que travamos conosco mesmos.
Isso é possível porque a fé não depende de nós, mas de Deus (Efésios 2:8). Ele, o Pai, por meio de Cristo, seu Filho – o Príncipe da Paz (Isaías 9:6) – e sob a ação consoladora do Espírito Santo, pode fazer em nós, pela graça, o que nenhum método humano poderia: colocar-nos em um perfeito estado de quietude, incompreensível, inexplicável, mas perfeitamente factível: a paz que está além de todo o entendimento!
Dê a você mesmo a oportunidade de experienciar essa condição de paz que só em Jesus, o Cristo, é possível ter acesso. Sem cerimonialismo, sem palavras eruditas ou teorias filosóficas rebuscadas, convide Deus para uma conversa. Abra o seu coração e convide-o a entrar. Deixe que Ele controle totalmente a sua mente, e permita-se ser inundado por uma paz da qual você jamais quererá se distanciar!
Seja você um reflexo da paz de Deus; essa mesma paz, que excede todo o entendimento, mas que encherá de curiosidade e atrairá pessoas que procuram por essa mesma paz.
Deus te abençoe!
Aureliano Guimarães Júnior.
“Não terei Paz com ninguém enquanto não tiver paz com Deus." - Guimarães Jr.
PLANOS E PROJETOS
Já percebeu que a vida é uma sucessão de planos que fazemos todos os dias? Isso é inevitável, porque somos dotados de racionalidade. Vivemos o presente com a mente no futuro, planejando o amanhã e a expectativa do ‘como há de ser’.
Uma vida de planos e projetos pode se tornar decepcionante se insistirmos em depositar nossa esperança em uma fonte equivocada de confiança. É natural que o nosso coração, ou seja, nossos sentimentos, assumam o protagonismo dos nossos anseios ao formular nossos planos e projetos.
Nosso coração é sujeito a se enganar com os próprios sentimentos (Jeremias 17:9). Ele deve ser guardado dos riscos de ser controlado por si mesmo, nos expondo ao perigo de confiar em planos e projetos que podem não se concretizar da forma como planejamos (Provérbios 4:23). Devemos, sim, planejar o futuro e nos preparar para o amanhã, porém não devemos nos entregar à ansiosa expectativa de que tudo acontecerá exatamente como desejamos (Mateus 6:34).
Uma antiga premissa, que se tornou um adágio popular, diz que “o futuro a Deus pertence” e isso é uma solene verdade! Portanto, não adianta fazermos tantos planos e elaborarmos tantos projetos se não nos submetermos a quem de fato pode fazer com que Sua soberana vontade se cumpra efetivamente na vida de cada pessoa. E sabemos que essa vontade soberana é “boa, perfeita e agradável” (Romanos 12:2).
Tranquilize-se! Deus está cuidando de tudo! Mesmo quando as coisas parecem estar fora de lugar, elas estão exatamente onde deveriam estar. Você está em um processo de construção e o construtor é o Deus que lhe criou e conhece cada detalhe da sua vida (Salmos 139:13). Faça os seus planos! Projete o seu futuro! Alimente os seus sonhos com esperança! Entretanto, mantenha aberta a porta do seu entendimento para compreender cada movimento divino em seu favor, mesmo quando as coisas parecerem não estar como você gostaria ou esperava.
Deus tem um particular e especial interesse em que você seja abençoado, frutífero e vitorioso.
Deus te abençoe!
Aureliano Guimarães Júnior.
“Ore como se tudo dependesse de Deus; trabalhe como se tudo dependesse de você.” - Autor Desconhecido.
Deus ama a simplicidade
6 Herren verner de enfoldige; jeg var elendig, og han frelste mig.
É maravilhoso saber que Deus, mesmo sendo Grandioso em sua existência e tendo criado uma obra tão complexa, tem prazer pelas coisas simples! Olhando para o passado, vemos Deus escolhendo os menores, os mais fracos, os menos favorecidos, e os elevando a condições superiores de vida.
Basta observar as suas escolhas nas Sagradas Escrituras: escolheu Abel, Jacó e Davi, os menores; escolheu Moisés e Jeremias, os que pouco sabiam falar; escolheu Israel e a Igreja, os menores dos povos; e essa regra parece seguir por toda a história. Aliás, por meio de Jesus, o Cristo, Ele mesmo escolheu ser simples e desprovido de beleza exterior (cf. Isaías 53:2).
Em um mundo onde a sociedade valoriza a grandeza, a conquista e a superioridade, é reconfortante saber que o Deus que criou todas as coisas e as tem tudo sob Seu soberano e absoluto controle, dedica precioso tempo para cuidar daqueles que parecem estar desamparados e sem perspectiva de futuro.
É uma fonte de esperança olhar para as Escrituras e ver que Deus, além de proteger os simples e amar a simplicidade, é igualmente simples e aceita nossa simples oração, nosso simples culto, nossa simples fé.
Não tenha receio de se aproximar de Deus por Ele ser tão grandioso, o Altíssimo, que tem todo o poder, todo o conhecimento e está presente em todos os lugares: busque-O com a simplicidade e a singeleza de uma criança, porque Sua mão não está encolhida, nem Seus ouvidos fechados; Ele pode salvar e pode ouvir (Isaías 59:1). E, se nessa busca você encontrar dificuldade em se sentir alvo do Seu incalculável amor, vá até Ele mesmo assim, com simplicidade de alma e singeleza de coração, porque Ele, misericordiosamente, lhe atenderá e lhe receberá como filho.
Deus te abençoe!
Aureliano Guimarães Júnior.
“Se tens a beleza simples e mais nada, tens quase tudo o que Deus fez de melhor.” (Rudyard Kipling).
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.