Cristo manifestado em nós
8 ni estas premegataj ĉe ĉiu flanko, tamen ne enanguligitaj; embarasataj, sed ne konsternataj;
9 persekutataj, sed ne forlasataj; faligataj, sed ne detruataj;
10 ĉiam portante en la korpo la mortiĝon de Jesuo, por ke la vivo ankaŭ de Jesuo elmontriĝu en nia korpo.
11 Ĉar ni, la vivantoj, ĉiam estas submetataj al morto pro Jesuo, por ke la vivo ankaŭ de Jesuo elmontriĝu en nia morta karno.
As adversidades pelas quais os filhos de Deus atravessam enquanto estão aqui na terra são marcas da cruz de Cristo Jesus. Não devemos nos angustiar ou permitir que o desânimo nos detenha. Não estamos desamparados; o Senhor Jesus prometeu que estaria conosco todos os dias, até a consumação dos séculos, e tem cumprido fielmente essa promessa. Não seremos destruídos (Mateus 28:20).
Entretanto, não podemos nos iludir com a falsa ideia propagada por um triunfalismo inconsequente, que defende que não existe sofrimento na prática cristã. Existe, sim, a possibilidade de passarmos por tribulações e enfrentar situações adversas que nos deixem perplexos. Inimigos do Evangelho podem se levantar contra nós e nos perseguir, e circunstâncias de grande tensão espiritual podem nos deixar abatidos (Eclesiastes 9:2).
Mas todas essas experiências, se acontecerem, serão motivo de regozijo, porque contribuem para formar em nós soldados valentes e perseverantes, capazes de enfrentar qualquer desafio, aguardando firmes a bem-aventurada esperança da vida eterna em Cristo Jesus (Romanos 8:18). Somos cidadãos do Reino de Cristo. Ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas a vida que vivemos, pela fé, não se compara à glória que nos será revelada quando Cristo retornar para buscar a sua igreja. Por isso, permaneçamos firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que nosso esforço não é vão em Cristo.
Deus lhe abençoe!
“Cristo manifesta em nós o seu sacrifício na cruz, para que, na eternidade, ele manifeste em nós o seu Reino em glória” (Aureliano Jr.).
ORE: Pai, derrame sobre nós a tua graça, dando-nos discernimento para entender que todas as lutas que enfrentamos aqui são nossa participação na cruz de Cristo. Amém.
A razão da nossa esperança
A esperança cristã se renova na fé em Jesus, superando tribulações para alcançar a glória eterna, nutrida por riquezas invisíveis.
O tema da nossa pregação
5 Ĉar ni predikadas ne nin mem, sed Kriston Jesuon kiel Sinjoron, kaj nin mem kiel viajn servistojn pro Jesuo.
6 Ĉar Dio, kiu diris:El mallumo lumo brilos, Tiu brilis en niaj koroj, por doni lumon de la scio de la gloro de Dio en la vizaĝo de Jesuo Kristo.
7 Sed ni havas ĉi tiun trezoron en argilaj vazoj, por ke la treega grandeco de la potenco estu de Dio, kaj ne de ni mem;
Não devemos ceder à tentação de pregar a nós mesmos, ocupando o tempo de adoração, louvor e culto para autopromoção, para falar de nossas conquistas ou atributos. Que nunca sejamos seduzidos a usar as oportunidades de falar de Cristo Jesus para exibir os dons que se manifestam em nós ou os talentos que a graça de Deus permitiu operar em nossa vida. Somos apenas vasos de barro; o que guardamos dentro de nós tem dono, e não temos direito de usar como se fosse nosso (2 Coríntios 5:10).
Servir a Deus é um exercício de renúncia e humildade pessoal. Deus não deseja nos humilhar, mas espera que espontaneamente nos humilhemos diante dele, confiando que, no tempo certo, Ele nos exaltará. Se Ele entender que a exaltação não deve chegar até nós, será para o nosso bem. E, na eternidade, Ele nos recompensará se permanecermos firmes, refletindo Sua glória através da fidelidade a Ele (Apocalipse 22:12).
Vivamos de modo a cultivar a humildade em nosso caráter. Sejamos cuidadosos conosco mesmos, não permitindo que soberba e jactância tomem conta do nosso coração. Guardemos com zelo o tesouro que está escondido em nosso vaso de barro, porque ele não nos pertence. No Dia do Senhor, prestaremos contas dos dons, talentos, habilidades e capacidades que Ele nos concedeu.
Deus lhe abençoe!
“Não é inteligente guardar riquezas em baú de ouro; roubarão o baú, levarão as riquezas. Tesouros devem ser guardados em vasos de barro: sem aparência, só o dono da riqueza saberá o que se guarda ali” (Aureliano Jr.).
ORE: Senhor, sabemos que nada somos e nada merecemos. O que de bom em nós está guardado, Te pertence, por isso a glória é somente Tua. Somos apenas barro em Tuas mãos. Amém.
Transformados de glória em glória
17 La Sinjoro estas la Spirito; kaj kie estas la Spirito de la Sinjoro, tie estas libereco.
18 Sed ni ĉiuj, per nevualita vizaĝo spegulante la gloron de la Sinjoro, transformiĝas en la saman bildon, de gloro al gloro, kiel el la Sinjoro la Spirito.
O processo de transformação de uma velha criatura em uma nova criatura, de um homem antigo em um homem interior, não é simples para quem a ele se submete. Semelhante a uma escultura entalhada em madeira, muitos são os cortes e feridas até que o artista alcance a forma desejada. Como o barro nas mãos do oleiro, que é amassado e, por vezes, quebrado ao passar pelo forno, a transformação caminha paralelamente ao processo de libertação, de modo que, à medida que somos libertos das características do velho homem, vamos sendo moldados no homem interior.
A salvação não pressupõe uma reforma superficial; o salvo é de fato transformado, recebendo uma nova forma em Cristo Jesus (Romanos 12:2). Isso não ocorre como um passe de mágica, mas é resultado de um processo que inclui ensino, renúncia, provação e mudança de caráter. Tudo o que remete ao velho homem precisa ser eliminado para que o homem interior seja evidenciado por meio do novo comportamento (2 Coríntios 5:17).
Essa transformação revela gradualmente a glória de Deus na pessoa, à medida que ela cresce na graça e no conhecimento de Cristo Jesus. Tornamo-nos sal da terra e luz do mundo, e a glória de Deus resplandece em nós através do nosso bom testemunho. Semelhantes a um espelho, refletimos Cristo em nossa vida, e de glória em glória vamos sendo enchidos pelo Espírito Santo, santificados pela Palavra e vivificados por Deus (2 Pedro 3:18).
Embora pareça simples à primeira vista, o processo requer sacrifício, renúncia e disciplina interior. Somos chamados a resplandecer a glória de Deus em todas as áreas da nossa vida, deixando que Ele nos transforme cada vez mais à Sua imagem.
Deus lhe abençoe!
“Cada vez que você faz uma opção está transformando sua essência em alguma coisa um pouco diferente do que era antes” (Clive Staples Lewis).
ORE: Pai, transforma-nos naquilo que Tu queres que sejamos. Condiciona nossa vontade à Tua, para que vivamos conforme o Teu querer. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.