Uma vida voltada para Deus
18 Και μη μεθυσκεσθε με οινον, εις τον οποιον ειναι ασωτια, αλλα πληρουσθε δια του Πνευματος,
19 λαλουντες μεταξυ σας με ψαλμους και υμνους και ωδας πνευματικας, αδοντες και ψαλλοντες εν τη καρδια υμων εις τον Κυριον,
20 ευχαριστουντες παντοτε υπερ παντων εις τον Θεον και Πατερα εν ονοματι του Κυριου ημων Ιησου Χριστου,
O ministério terreno de Jesus foi marcado por dedicação total a Deus e aos perdidos. Ele chegou ao ponto de comparar a sua dedicação à própria alimentação, isto é, a dedicação completa foi para ele uma questão de sobrevivência (João 4:34).
O próprio Deus, em sua soberania, demonstra total empenho em seus propósitos: criou o homem para o louvor da sua glória, enviou Jesus para resgatar os pecadores e enviou o Espírito Santo para nos acompanhar. Nenhum outro modelo de fé apresenta um Deus tão dedicado aos que lhe pertencem (Isaías 64:4).
Por isso, é certo que Deus não aceita menos do que a nossa entrega completa. Nosso culto, adoração, louvor e serviço devem ser exclusivamente para ele. E essa dedicação se expressa em viver de forma a agradá-lo em tudo, sendo santos, porque ele é Santo; buscando a perfeição, porque ele é Perfeito (Mateus 5:48).
Não podemos agradar a Deus com uma fé superficial, ocupando-nos mais com os negócios desta vida do que com a comunhão com ele. Isso não significa abandonar nossas responsabilidades cotidianas, trabalhar, estudar, cuidar da família e de outras demandas são parte natural da vida. Porém, não podemos permitir que essas ocupações nos absorvam a ponto de não termos tempo para cultivar nossa comunhão com Deus, seja em oração, no estudo da Palavra ou no serviço que prestamos a ele (Mateus 6:33,34).
Que nossa vida seja inteiramente dedicada a Deus, e que, por meio do bom testemunho, sua glória se manifeste em nós.
Deus lhe abençoe!
“Cristianismo é a dedicação total de tudo o que conheço a meu respeito a tudo o que conheço a respeito de Jesus Cristo.” — William Temple
ORE: Senhor, somos teus servos, teus amigos e teus filhos. Queremos dedicar toda a nossa vida a ti. Amém.
Pais e filhos
Modelo bíblico para a família foca em amor e autoridade, guiando filhos a uma vida abençoada e criando lares equilibrados e harmoniosos.
Preservando em nós o bom testemunho
15 Προσεχετε λοιπον πως να περιπατητε ακριβως, μη ως ασοφοι, αλλ' ως σοφοι,
16 εξαγοραζομενοι τον καιρον, διοτι αι ημεραι ειναι πονηραι.
17 Δια τουτο μη γινεσθε αφρονες, αλλα νοειτε τι ειναι το θελημα του Κυριου.
O bom testemunho é a principal pregação de um cristão sobre Cristo Jesus. É a evidência clara de que o Evangelho transforma vidas. Como diz a Escritura: “onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Romanos 5:20,21).
A mudança gerada pelo Evangelho é radical e inevitável quando a conversão é verdadeira. Uma nova criatura vive de maneira diferente, com novos hábitos e práticas que contrastam com a vida anterior. É isso que chamamos de bom testemunho: viver de forma coerente com a transformação que a fé operou em nós (Colossenses 1:10).
Essa mudança não acontece de forma instantânea. A salvação é imediata, mas a santificação é um processo. Precisamos de aprendizado profundo da Palavra e de um contínuo esforço para deixar para trás as antigas práticas, permitindo que Cristo molde em nós o novo homem. Esse novo ser é espiritual, mas precisa ser visível através de atitudes que mostrem que algo sobrenatural aconteceu (Tito 3:5).
Jesus nos ensinou que a luz que Deus acendeu em nós não pode ficar escondida. Nosso testemunho deve brilhar para que as pessoas vejam, de forma inegável, a obra que Cristo realizou. Que a nossa vida ilumine o mundo, revelando a glória de Deus (Mateus 5:13).
Deus o abençoe!
“O cristão é o recurso visual que Deus traz ao palco quando Ele começa a falar à pessoa não-convertida.” — Herbert Wallace Cragg
ORE: Pai Santo, ajuda-nos a viver de modo que a Tua glória seja vista em nós. Dá-nos graça para manter um bom testemunho diante de todos. Amém.
DESPERTA, Ó, TU QUE DORMES!
11 Και μη συγκοινωνειτε εις τα εργα τα ακαρπα του σκοτους, μαλλον δε και ελεγχετε·
12 διοτι τα κρυφιως γινομενα υπ' αυτων αισχρον εστι και λεγειν·
13 τα δε παντα ελεγχομενα υπο του φωτος γινονται φανερα· επειδη παν το φανερουμενον φως ειναι.
14 Δια τουτο λεγει· Σηκωθητι ο κοιμωμενος και αναστηθι εκ των νεκρων, και θελει σε φωτισει ο Χριστος.
Apesar de agora sermos novas criaturas, nascidos de novo e regenerados pelo sacrifício de Cristo Jesus, ainda habitamos um tabernáculo corruptível: o nosso corpo. Ainda não se manifestou plenamente o que haveremos de ser. Vivemos, pela fé, uma nova dimensão de vida; mas ainda estamos sujeitos a esta realidade terrena. A nossa velha natureza foi mortificada com o corpo, mas não está completamente extinta (Colossenses 3:5).
Por isso, somos incessantemente tentados às práticas antigas que outrora nos seduziam, quando ainda vivíamos em trevas. E a advertência bíblica é solene: devemos ser santos, como Deus é Santo. Não podemos participar das obras infrutíferas das trevas. Isso não é apenas uma recomendação, mas uma ordem! Não só devemos rejeitá-las, como também expô-las, isto é, ensinar e advertir, para que outros não as pratiquem (2 Timóteo 4:2-4).
Não podemos adormecer para o fato de que já não pertencemos a este mundo; fazemos parte de um Reino eterno, oposto à vaidade desta vida. Se o sono moral e o cansaço espiritual se aproximarem de nós, devemos despertar e buscar em Cristo o esclarecimento sobre como viver uma vida santa, pura e inteiramente dedicada a Ele (Romanos 13:11).
Se assim vivermos, Cristo resplandecerá sobre nós. O nosso bom testemunho refletirá a luz de Cristo com tal intensidade que se tornará impossível escondê-la. Seremos, de fato, a luz do mundo: uma candeia colocada sobre o velador, iluminando tudo ao nosso redor com a claridade de Cristo (Mateus 5:13-16).
Deus o abençoe!
“O caminho da santidade que leva à felicidade é um caminho estreito; só há lugar para um Deus santo e uma alma santa andarem juntos.”
— Thomas Brooks
ORE: Senhor Deus, santifica-nos e separa-nos para Ti, para que mostremos a Tua luz ao mundo por meio da nossa vida. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.