A perfeita compreensão do amor de Deus
14 Per questa cagione, dico, io piego le ginocchia dinanzi al Padre,
15 dal quale ogni famiglia ne cieli e sulla terra prende nome,
16 perchEgli vi dia, secondo le ricchezze della sua gloria, desser potentemente fortificati mediante lo pirito suo, nelluomo interiore,
17 e faccia sì che Cristo abiti per mezzo della fede nei vostri cuori,
18 affinché, essendo radicati e fondati nellamore, siate resi capaci di abbracciare con tutti i santi qual sia la larghezza, la lunghezza, laltezza e la profondità dellamore di Cristo,
19 e di conoscere questo amore che sorpassa ogni conoscenza, affinché giungiate ad esser ripieni di tutta la pienezza di Dio.
Como compreender o amor de Deus em meio a situações adversas, que ele, pelo seu infinito poder, poderia impedir que acontecessem? Paulo estava preso em Roma, e os Efésios estavam lendo uma carta sua, em que ele afirmava solenemente que Deus já os tinha abençoado com toda sorte de bênçãos. Como conciliar essas duas realidades aparentemente conflitantes, antagônicas e contraditórias (João 13:7)?
Paulo procura demonstrar aos efésios que tudo o que estava acontecendo com ele, apesar do contorno negativo que parecia ter, era, na verdade, a manifestação do amor de Deus por ele e pela igreja, porque, pelo sofrimento, a fé deles era corroborada ao perceberem o cuidado de Deus por eles, não permitindo que sofressem além do que poderiam suportar, e dando-lhes poder para se saírem vencedores sobre todas as adversidades pelas quais passavam. Além disso, pelas tribulações, eles estavam sendo fortalecidos em Cristo, porque “a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança” (Romanos 5:3,4).
Essa é a verdadeira compreensão do amor de Deus: ter a segurança que, mesmo quando passamos por tribulações que nos causam sofrimento, o amor de Deus nos cobre, nos ampara e nos dá forças para suportar todas as provações, nos fazendo, em Cristo, mais do que vencedores (Romanos 8:37)!
Deus lhe abençoe!
"O amor de Deus é sempre sobrenatural, sempre um milagre, sempre a última coisa que poderíamos merecer" (Robert Horn).
ORE: Deus Amoroso, faz-nos conhecer, pela revelação do teu Espírito Santo, a plenitude da dimensão do teu Amor por nós, para que possamos também refletir esse amor sobre o nosso irmão. Amém.
A absoluta soberania de Deus
A soberania de Deus coloca o Altíssimo acima de tudo. Ele se revela e cuida dos que amam e servem a Ele. Confie no Seu cuidado.
Não desfaleça!
13 Perciò io vi chieggo che non veniate meno nellanimo a motivo delle tribolazioni chio patisco per voi, poiché esse sono la vostra gloria).
Desfalecer significa diminuir em força, perder a disposição; enfraquecer o ânimo, esmorecer a vontade, fraquejar no propósito, entre outras definições. É o estado de quem está empenhando grande energia em uma demanda, mas que aparentemente não vê resultados positivos. Na vida cristã, desfalecer é desanimar, parar no meio do caminho, perder as forças.
Paulo demonstrou grande preocupação com o que sua prisão e seus sofrimentos poderiam causar no ânimo dos cristãos de Éfeso. Eles poderiam estar confusos diante da contradição de se anunciar o Deus Todo-Poderoso e o Cristo triunfante, enquanto o seu pregador estava encarcerado. Os efésios viviam em uma região rica e próspera, acostumada ao lucro e à vitória. No entanto, viam agora seu mentor espiritual, o homem que os ensinou a viver vitoriosamente, preso e na iminência de ser martirizado. Era, de fato, uma situação aparentemente contraditória: como falar de triunfo vivendo o que parecia uma derrota? (Lucas 23:35).
Mas Paulo era um homem de visão espiritual diferenciada. Suas experiências com Deus o ensinaram a olhar além da visão natural, discernindo o propósito divino mesmo em meio às adversidades. Ele enxergava o agir de Deus em sua prisão e sabia que, ao final, o Senhor manifestaria a sua glória aos irmãos de Éfeso (Jó 19:25).
Essa também deve ser a nossa postura diante das situações difíceis pelas quais Deus nos permite passar. Não existe milagre que não nasça das adversidades. Só há solução se houver problemas; só há libertação se houver prisões; só há cura se houver doenças; só há livramento se houver perigos; só há ressurreição se houver morte (2 Coríntios 4:17).
A ordem para nós, igreja do Senhor Jesus, é a mesma que Paulo deixou aos irmãos de Éfeso: NÃO DESFALEÇAMOS!
Deus lhe abençoe!
“Se as insondáveis riquezas de Cristo não merecem que por elas soframos, é bom saber disso agora e parar de brincar de religião.”
— A. W. Tozer
ORE: Deus forte, pedimos a tua graça e o teu poder para enfrentarmos todas as lutas desta vida e sairmos vencedores. Amém.
A multiforme sabedoria de Deus
8 A me, dico, che son da meno del minimo di tutti i santi, è stata data questa grazia di recare ai Gentili il buon annunzio delle non investigabili ricchezze di Cristo,
9 e di manifestare a tutti quale sia il piano seguito da Dio riguardo al mistero che è stato fin dalle più remote età nascosto in Dio, il creatore di tutte le cose,
10 affinché nel tempo presente, ai principati ed alle potestà, ne luoghi celesti, sia data a conoscere, per mezzo della Chiesa, la infinitamente varia sapienza di Dio,
11 conforme al proponimento eterno chEgli ha mandato ad effetto nel nostro Signore, Cristo Gesù;
12 nel quale abbiamo la libertà daccostarci a Dio, con piena fiducia, mediante la fede in lui.
As Escrituras tratam duas virtudes divinas como multiformes: a graça e a sabedoria de Deus. Pela multiforme graça, Deus se manifesta de diversas maneiras, revelando-se ao pecador por meios que o levem a reconhecer sua necessidade de arrependimento. Pela multiforme sabedoria, Deus transmite o conhecimento sobre si mesmo aos seus filhos, fazendo-os compreender os mistérios eternos e entender os seus propósitos.
Essa multiformidade de sua sabedoria se manifesta por meio da igreja, que, apesar de ser um único corpo em Cristo Jesus, apresenta características peculiares em cada comunidade cristã (Efésios 4:1,10-13,2-9).
Pela multiforme sabedoria de Deus, manifestada na igreja por meio dos talentos, dons, vocações e ministérios, a glória de Deus se revela ao mundo. Isso ocorre através de milagres e maravilhas, pelo poder da sua Palavra ministrada pelos santos, e pela manifestação pessoal de Deus por meio dos dons espirituais (1 Coríntios 12:6).
Nós, filhos de Deus, somos os portadores e transmissores da multiformidade da sabedoria divina. Somos seus vasos, seus instrumentos, e, pela manifestação do Espírito Santo, cooperamos com Deus na execução de seu propósito.
Deus lhe abençoe!
“A multiforme sabedoria de Deus nos permite tocar a vida de pessoas de múltiplas formas. Temos que ser contribuintes no Reino de Deus, alcançar aqueles que estão perdidos e lapidar aqueles que já foram alcançados. Porém, nós que já entendemos e fomos tocados pelo amor de Cristo, precisamos constantemente nos submeter ao trato de Deus e buscar maturidade espiritual.”
(Jeferson Zahorcak)
ORE: Deus bondoso, pedimos que a tua multiforme sabedoria se manifeste em nós, para levarmos o evangelho de Cristo ao mundo. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.