A necessidade do avivamento
2 Signore, ho ascoltato il tuo annunzio, Signore, ho avuto timore della tua opera. Nel corso degli anni manifestala falla conoscere nel corso degli anni. Nello sdegno ricordati di avere clemenza.
O ser humano é um inconstante por natureza; está sempre mudando, seja evoluindo, ou involuindo. Somos influenciáveis, e somos atraídos por coisas que podem apagar a nossa fé. Isso nos leva a desgastes que precisam ser contidos, por um constante exame de consciência em busca de mudança de paradigmas.
Como uma parede bem pintada, que precisa ser revisitada pela tinta que a coloriu; como uma planta que em intervalos regulares precisa ser podada, a nossa vida precisa sempre experimentar um processo de renovação. Nós somos seres em constante aperfeiçoamento (Provérbios 4:18)!
E o relacionamento com Deus não é diferente: somos pecadores; carregamos ainda as consequências da queda (Romanos 3:23); e, pela Fé, abraçamos a eficácia do sacrifício de Cristo Jesus. Esse processo é espiritual, e deve ser cultivado com o zelo que um jardineiro cuida de uma planta sensível. Não somos uma fortaleza; muito pelo contrário, ainda somos sujeitos ao pecado.
Avivamento é o processo de dar vida ao que não está com a vivacidade que deveria. Enfim, é despertar do sono não tem mais ânimo para acordar. É o despertamento espiritual que Deus nos impõe para produzirmos bons frutos (João 15:16).
Nossa inconstância sempre requer um avivamento. Como em um relacionamento que vai se apagando por falta de atos de amor, nós somos levados pelas ocupações, e deixamos em segundo plano o ardor de um relacionamento vivo com Deus. Com o tempo, se não somos avivados, passamos a viver uma religiosidade vazia.
O avivamento começa com o arrependimento (Apocalipse 3:19), e o reconhecimento o erro de se ter deixado Deus de lado (2 Timóteo 2:13). Depois vem a conversão: se antes estávamos em sentido oposto a Deus, devemos nos voltar para ele (Lamentações 5:21). Aí, então, restaurados, voltamos a frutificar, e a viver em novidade de vida!
O avivamento começa com o exame da consciência e a admissão de que as coisas precisam melhorar (1 Coríntios 11:28). Deus estará sempre à nossa espera, para avivar.
Deus lhe abençoe!
“Avivamento não é descer a rua com um grande tambor; é subir ao Calvário em grande choro.” - Billy Graham.
Visão Saudável
3 Non sopporterò davanti ai miei occhi azioni malvagie; detesto chi fa il male, non mi sarà vicino.
Viver em um mundo em que as práticas e costumes são contrários à conservação das virtudes cristãs não é uma tarefa fácil. O mundo jaz (está sepultado) no maligno (1 João 5:19); e aquele que é amigo desse sistema de coisas se torna inimigo de Deus (Tiago 4:4). Portanto, para quem quer agradar a Deus em todas as coisas, o desafio diário de evitar que tal sistema mundano lhe influencie é muito grande. E muitos não o suportam, sucumbindo às tentações, dando vazão às próprias concupiscências.
Os olhos têm uma importância fundamental na nossa vida. Jesus os comparou a uma a uma lâmpada que deve levar luz a todo o corpo (Mateus 6:22). O que vemos ocupará algum lugar na nossa mente, influenciará o nosso coração e visitará periodicamente a nossa memória. Somos atraídos pelo que os olhos veem; o que faz mal chama a nossa atenção; e o que faz bem nem sempre fazemos.
A cultura humana está contaminada pelo hedonismo, e as pessoas buscam por sensações de prazer, legítimas ou não, boas ou más, agradem a Deus ou não. O mundo oferece meios cada vez mais sofisticados, e quase que irresistíveis, de atração ao prazer e à sensualidade. Deus não proíbe o prazer; ele nos criou com a possibilidade de experimentá-lo; nosso cérebro tem terminações que reagem positivamente a tudo o que nos faz bem. Mas quando isso fica fora de controle ou é feito de maneira contrária à vontade de Deus, as pessoas se tornam escravas das sensações, que passam a causar sofrimento, e não prazer. Deus não nos criou para a escravidão, mas para a liberdade. Em Jesus encontramos a chave que abre as cadeias da escravidão que possa nos impedir de viver uma vida abençoada, frutífera e vitoriosa (João 8:36). Se confiarmos em Jesus, e entregarmos a ele o controle da nossa vida, ele nos libertará de tudo o que nos aprisiona!
Pode parecer impossível, mas a vitória sobre as tentações que atraem os olhos é possível. Mesmo que aconteça de pecarmos, temos um Advogado junto ao Pai, que é Jesus Cristo, o Justo (1 João 2:1). Se entregarmos o controle da nossa vida a ele, viveremos em liberdade!
Deus lhe abençoe!
“A melhor liberdade é quando você se liberta de algo que te faz mal.” (Desconhecido).
O Onipotente não pode?
2 ed è fondata sulla speranza della vita eterna, promessa fin dai secoli eterni da quel Dio che non mentisce,
A intimidade de Deus é algo ainda insondável para nós. É como o mar: percebemos a sua beleza, a sua força e usufruímos de suas bênçãos, mas sabemos pouquíssimo sobre ele (Romanos 11:34). Mas, o que sabemos é suficiente para crer que ele existe e recompensa aqueles que o buscam; e isso se dá pela fé, porque Deus é tão grande, que nenhuma ciência humana é capaz de explicá-lo (Hebreus 11:6).
Há muitos mistérios sobre Deus, e que a nossa mente nem sempre consegue compreender sem que ele nos revele. Por exemplo: Como Deus, sendo ele Onipotente, isto é, deter em si todo o poder no céu e na terra (Mateus 28:18), não pode fazer certas coisas? O Deus que pode todas as coisas não pode certas coisas? Sim! Quando analisamos profundamente a sua Onipotência, concluímos que, se Deus de fato pode tudo, pode não poder o que decidir não poder (é complexo, mas é o que é!). Vejamos: o Deus que pode todas as coisas decidiu se encarnar e nascer de mulher, conforme as leis naturais: ele é eterno, mas nasceu; é Onipotente, mas se limitou; é Onipresente, mas viveu em um corpo físico; é Onisciente, mas limitou o próprio conhecimento: aprendeu a andar, a falar e cresceu em graça e sabedoria (Lucas 2:40). E tudo isso se cumpriu em Jesus!
A Verdade é um valor absoluto para Deus. Jesus é a Verdade (João 14:6)! Deus se impossibilitou de mentir (Hebreus 6:18), ou de fazer coisas que são contra os seus Princípios. Outros valores são para ele relativos, mas, muito caros: existem algumas coisas que, apesar de possíveis para Deus, lhe são difíceis. Por exemplo, como é difícil para Deus não atender à oração de um justo (Tiago 5:16)!
Deus é insondável. Nossa capacidade para compreendê-lo é limitada; por isso, ele decidiu vir a nós, sentir as nossas necessidades, padecer as nossas enfermidades, sofrer as nossas dores e morrer a nossa morte. Assim, podemos crer que temos um Sumo-Sacerdote Divino, que se apieda de nós porque sofreu como nós (Hebreus 4:15). Quem vê a Jesus, vê a Deus (João 14:9)!
Deus lhe abençoe!
“Quando se trata de conhecer a Deus, toda a iniciativa depende dEle. Se Ele não quiser se revelar, nada do que façamos nos permitirá encontrá-lo.” - C. S. Lewis.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.