A Eternidade e o Tempo
2 Before the mountains were brought forth, or ever you had formed the earth and the world, even from everlasting to everlasting, you are God.
Deus é apresentado como Eterno (Gênesis 21:33); Ele existe de eternidade a eternidade. Sempre existiu, nunca foi criado, e sempre existirá, jamais sendo extinto. Isso é algo maravilhoso e, ao mesmo tempo, difícil de entender para nós (Romanos 11:33-35).
Compreender a existência de Deus é algo que o intelecto pode captar; no entanto, entender que Ele nunca teve um começo, que sempre esteve "assentado em seu alto e sublime trono" (Isaías 6:1), é algo tão profundo que a ciência não consegue explicar. Felizmente, temos a fé (Hebreus 11:1), que nos capacita a crer nas profundezas de Deus (Hebreus 11:3)!
Deus possui atributos que O acompanham pela eternidade. Contudo, não podemos confundir esses atributos com o próprio Deus. Por exemplo: Deus é amor, mas o amor não é Deus; Deus é eterno, mas a eternidade não é Deus; Deus é onipotente, mas a onipotência não é Deus, e assim por diante.
A eternidade está ligada à existência de Deus. Mas o tempo foi criado por Ele durante o processo da criação ("No princípio"), como uma forma de dar ordem ao que foi criado. Se o tempo foi criado e a eternidade subsiste com Deus, concluímos que o tempo serve de referência para o início de todas as coisas criadas. Uma planta, por exemplo, germina porque o tempo age sobre sua semente. No entanto, Deus, por ser eterno, não é afetado pelo tempo.
Deus pode nos garantir a vida eterna, pois Ele é eterno! Ele tem poder sobre a morte (Oséias 13:14) e pode nos receber na eternidade, onde a morte não tem domínio. Aleluia!
Jesus se submeteu à morte, mas como não tinha pecado, a morte não pôde detê-Lo (Apocalipse 1:18). Ele ressuscitou! E agora, oferece a vida eterna a todos que nEle creem. Aleluia!
A ciência busca formas de prolongar a vida humana, mas somente Deus, o Eterno, venceu a morte. Em Cristo, pela fé, nos tornamos seres eternos. Mesmo aqueles que morrerem, ressuscitarão (1 Tessalonicenses 4:16). Essa é a promessa de Deus!
Deus lhe abençoe!
"Para a humanidade, a morte significa o fim da vida; para os filhos de Deus, ela é apenas o começo de uma vida sem fim" (Guimarães Jr.)
Aureliano Guimarães Júnior
A Lei da Semeadura
A Lei da Semeadura: colhemos o que plantamos. Nossas ações passadas moldam o presente; o presente, o futuro. Escolhas corretas levam a bênçãos.
O regozijo da vida com Deus
10 I will greatly rejoice in the LORD, my soul shall be joyful in my God; for he has clothed me with the garments of salvation, he has covered me with the robe of righteousness, as a bridegroom decks himself with ornaments, and as a bride adorns herself with her jewels.
É maravilhoso conhecer a Deus (Oséias 6:3). Nada se compara a ter os olhos espirituais abertos e perceber que o Deus verdadeiro é acessível por meio de Cristo Jesus, e deseja a nossa amizade (Jó 42:5). Enquanto os homens criaram deuses e ídolos que remetem medo e castigo, o Deus verdadeiro é amor, graça, bondade, misericórdia e compaixão. Ele se importa conosco!
O amor de Deus é insondável, Sua graça é maravilhosa, e Sua benignidade se estende de geração em geração. Ele está sempre pronto a perdoar o pecador, curar o doente, levantar os caídos, fortalecer os fracos e alegrar os tristes. Ele renova as forças daqueles que estão exaustos (Isaías 40:29).
Deus é a verdadeira fonte de alegria. Ele nos fortalece, nos dá paz e nos enche de ânimo para enfrentar as dificuldades da vida. Mesmo em meio a tribulações, doenças e adversidades, encontramos nEle uma fonte inesgotável de força e felicidade eterna. Ele se alegra em cumprir os desejos do coração daqueles que o amam (Salmos 37:4).
É lamentável ver quantos estão entregues ao desespero e ao desânimo para viver. O mundo está sepultado no maligno e o resultado disso é tristeza, dor e morte. Mas, quando olhamos para Jesus, vemos uma fonte de águas vivas que jorra do coração de Deus e nos enche de alegria. A alegria que provém do Senhor nos fortalece (Neemias 8:10)!
Não se entregue à tristeza! Não desista da felicidade! Deixe que a alegria do Senhor seja sua força, e até o seu rosto refletirá essa alegria (Provérbios 15:13).
Deus lhe abençoe!
“Quando vir alguém quieto, silente e pensativo, olhe nos seus olhos: se neles houver o brilho sobrenatural que salta de dentro da alma, saiba, que ele está feliz; a felicidade mais profunda é por vezes bem silenciosa, ao contrário da alegria, que se anuncia aonde quer que chegue. (Guimarães Jr.)
Aureliano Guimarães Júnior.
Vencendo o Desânimo
6 Be strong and of a good courage, fear not, nor be afraid of them: for the LORD your God, he it is that does go with you; he will not fail you, nor forsake you.
O cenário de um povo andando por quase quarenta anos no deserto, sob condições inóspitas, enfrentando inimigos e adversidades é assustador! Não é uma experiência desejável, ou que traga algum interesse de ser vivida.
As adversidades sempre fizeram parte da vida de pessoas justas e que agradam a Deus, que ouvem o seu chamado e se propõem a segui-lo. Perseguições, dilúvio, desertos, guerras, adversidades que os justos do passado experimentaram, e que nós experimentamos também. Não há um caso de fiéis a Deus que não tenham sido provados, tentados e enfrentado desafios. Os Patriarcas, os Profetas, os Juízes, e até mesmo os reis; Jesus e os seus discípulos; e os que vieram após eles: a História não escondeu nenhuma situação difícil que os escolhidos de Deus passaram.
As adversidades sempre fizeram parte da vida daqueles que buscam agradar a Deus, que ouvem Seu chamado e decidem segui-Lo. Perseguições, dilúvios, desertos, guerras, essas são apenas algumas das provações enfrentadas pelos justos do passado. Patriarcas, profetas, juízes, reis, Jesus e seus discípulos, não há um caso de fiéis a Deus que não tenham sido provados, tentados e enfrentado desafios. A história de cada um dos escolhidos de Deus não esconde suas dificuldades.
Mas por que Deus nos permite passar por essas situações? Muitos de nós já nos fizemos essa pergunta. Às vezes, parece uma contradição servir ao Deus Todo-Poderoso e, ainda assim, vivenciar experiências tão dolorosas.
A verdade é que grandes guerreiros não são formados em tempos de paz; heróis não surgem em momentos de facilidade, e grandes profetas não são levantados em meio à tranquilidade. Assim como o corpo só produz anticorpos quando é atacado, os guerreiros se tornam valentes ao enfrentarem batalhas, e a fé se fortalece quando vemos os milagres de Deus. E os milagres só acontecem quando as nossas forças se esgotam e as possibilidades se extinguem.
Deus nos permite enfrentar adversidades, desertos e desafios, mas também nos dá resistência para superá-los. Nenhuma dificuldade pode nos impedir de avançar se Deus estiver conosco. E, se o desânimo, o medo ou a dúvida tentarem nos parar, podemos ouvir a voz divina nos encorajando: “Esforça-te e anima-te; não temas, nem te espantes, pois eu, o Senhor teu Deus, estou contigo. Você não está sozinho nem desamparado” (Isaías 41:10).
Deus lhe abençoe!
“ A cruz precisa ser carregada; não temos liberdade de passar por cima dela ou de evitá-la.” (Richard Baxter)
Aureliano Guimarães Júnior.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.