Devocional de Hoje

Qua
Quarta
20
Ago

A multiforme sabedoria de Deus

8 Unto me, who am less than the least of all saints, is this grace given, that I should preach among the Gentiles the unsearchable riches of Christ; 9 And to make all men see what is the fellowship of the mystery, which from the beginning of the world hath been hid in God, who created all things by Jesus Christ: 10 To the intent that now unto the principalities and powers in heavenly places might be known by the church the manifold wisdom of God, 11 According to the eternal purpose which he purposed in Christ Jesus our Lord: 12 In whom we have boldness and access with confidence by the faith of him.

As Escrituras tratam duas virtudes divinas como multiformes: a graça e a sabedoria de Deus. Pela multiforme graça, Deus se manifesta de diversas maneiras, revelando-se ao pecador por meios que o levem a reconhecer sua necessidade de arrependimento. Pela multiforme sabedoria, Deus transmite o conhecimento sobre si mesmo aos seus filhos, fazendo-os compreender os mistérios eternos e entender os seus propósitos.

Essa multiformidade de sua sabedoria se manifesta por meio da igreja, que, apesar de ser um único corpo em Cristo Jesus, apresenta características peculiares em cada comunidade cristã (Efésios 4:1,10-13,2-9).

Pela multiforme sabedoria de Deus, manifestada na igreja por meio dos talentos, dons, vocações e ministérios, a glória de Deus se revela ao mundo. Isso ocorre através de milagres e maravilhas, pelo poder da sua Palavra ministrada pelos santos, e pela manifestação pessoal de Deus por meio dos dons espirituais (1 Coríntios 12:6).

Nós, filhos de Deus, somos os portadores e transmissores da multiformidade da sabedoria divina. Somos seus vasos, seus instrumentos, e, pela manifestação do Espírito Santo, cooperamos com Deus na execução de seu propósito.

Deus lhe abençoe!

“A multiforme sabedoria de Deus nos permite tocar a vida de pessoas de múltiplas formas. Temos que ser contribuintes no Reino de Deus, alcançar aqueles que estão perdidos e lapidar aqueles que já foram alcançados. Porém, nós que já entendemos e fomos tocados pelo amor de Cristo, precisamos constantemente nos submeter ao trato de Deus e buscar maturidade espiritual.” (Jeferson Zahorcak)

ORE: Deus bondoso, pedimos que a tua multiforme sabedoria se manifeste em nós, para levarmos o evangelho de Cristo ao mundo. Amém.

Prévia de Amanhã

Não desfaleça!

Reflexão cristã sobre desânimo e força espiritual, inspirada em Paulo. Enfrente adversidades com fé e resiliência. Não desfaleça!
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Ter
Terça
19
Ago

As marcas do Ministério Cristão

1 For this cause I Paul, the prisoner of Jesus Christ for you Gentiles, 2 If ye have heard of the dispensation of the grace of God which is given me to you-ward: 3 How that by revelation he made known unto me the mystery; (as I wrote afore in few words, 4 Whereby, when ye read, ye may understand my knowledge in the mystery of Christ) 5 Which in other ages was not made known unto the sons of men, as it is now revealed unto his holy apostles and prophets by the Spirit; 6 That the Gentiles should be fellowheirs, and of the same body, and partakers of his promise in Christ by the gospel: 7 Whereof I was made a minister, according to the gift of the grace of God given unto me by the effectual working of his power.

Paulo é um grande exemplo das marcas que o ministério cristão pode imprimir naqueles que se dispõem a servir a Cristo em todas as implicações da pregação do seu evangelho eterno. Ele estava preso quando escreveu a carta aos Efésios, e fez questão de frisar isso, perpetuando essa realidade no texto acima. Não o fez para conquistar piedade de seus leitores ou para se vitimizar, como muitos atualmente fazem, mas sim para prepará-los para que estivessem prontos a suportar a prova, caso ela também se apresentasse a eles. Ao mesmo tempo, Paulo se colocava como modelo dos que são provados e permanecem firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, mesmo em meio às cadeias (1 Coríntios 15:58).

Mas não foi só Paulo que carregou essas marcas: os demais apóstolos, todos eles, foram igualmente provados, perseguidos, presos e até mortos por causa do evangelho de Cristo, perseverando na fidelidade ao Senhor e mantendo firme a sua confissão. Ora, se as colunas do edifício de Deus foram levadas ao limite da sua resistência, devemos estar igualmente preparados para essa prova, se ela também se aproximar de nós (Hebreus 12:4).

Permaneçamos firmes em Cristo, cumprindo fielmente o nosso ministério (2 Timóteo 4:5)!

Deus lhe abençoe!

"Nunca me preocupei com onde viveria, nem como viveria, nem que provações teria que sofrer, desde que assim eu pudesse ganhar mais almas para Cristo.” (David Brainerd)

ORE: Deus amoroso, fortalece-nos com a tua graça, para que suportemos as marcas que haveremos de adquirir no exercício do teu ministério. Amém.

Devocional de Anteontem

Seg
Segunda
18
Ago

Edificados

20 And are built upon the foundation of the apostles and prophets, Jesus Christ himself being the chief corner stone; 21 In whom all the building fitly framed together groweth unto an holy temple in the Lord: 22 In whom ye also are builded together for an habitation of God through the Spirit.

A Igreja que o Senhor Jesus está formando para ser arrebatada desta terra é comparada a um edifício, em que cada cristão é como um tijolo, ligado a outros, cimentado entre muitos, formando uma parede forte, atrelada a poderosas colunas, tudo firmado sobre um fundamento sólido. Entretanto, o que garante a estabilidade e o equilíbrio desse colossal edifício é a sua principal pedra: a angular, a pedra de esquina; aquela que impede que o edifício venha a ruir, ainda que enfrentemos intempéries ou que o solo sob ele se abale (Mateus 7:24-27).

Cada tijolo, sozinho, é frágil e incapaz de formar por si só uma grande construção; mas, unido aos demais, torna-se forte, imbatível, indestrutível porque a pedra de esquina está ali, mantendo o edifício de pé, inabalável!

Esse é o segredo da invencibilidade da Igreja: não são os tijolos que a mantêm de pé, nem as colunas garantem sua estabilidade, tampouco os fundamentos a sustentam por completo. É a pedra angular, fincada firmemente no solo, que mantém todo o edifício em equilíbrio, sem ceder nem para a esquerda, nem para a direita (Lucas 20:17,18).

Somos edificados sobre essa pedra angular, que é Cristo Jesus. Enquanto estivermos ligados a ela, faremos parte de uma casa construída sobre a rocha e nada poderá nos abalar. Seremos como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre (Salmos 125:1).

A firmeza da nossa fé e a solidez da nossa esperança dependem da confiança que temos nesse edifício. E a firmeza do edifício depende da pedra angular que o sustenta.

Estejamos em Cristo e jamais seremos abalados (2 Coríntios 1:21,22)!

Deus lhe abençoe!

"Somos materiais de construção. Fazemos parte de um edifício que está sendo construído há séculos. E, quando ele estiver pronto, será arrancado daqui.” (Anônimo)

ORE: Deus glorioso, dá-nos sabedoria para entender o nosso lugar e o nosso papel nesse edifício, que é a tua Igreja, para que a tua glória se manifeste através da nossa vida. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.