O poder da sabedoria
4 And Deborah, a prophetess, the wife of Lapidoth, she judged Israel at that time. 5 And she dwelt under the palm tree of Deborah between Ramah and Beth-el in mount Ephraim: and the children of Israel came up to her for judgment.
A sabedoria é, de fato, uma dádiva de Deus! Vejamos o caso dessa admirável mulher, Débora, que, apesar de viver em um contexto tribal, em que a figura masculina predominava devido à necessidade de defesa dos arraiais, demonstrou uma sabedoria sobrenatural provinda de Deus para julgar, aconselhar e orientar o povo (Tiago 1:5).
Nenhum esforço era grande demais para que o povo ouvisse as sábias orientações de Débora. As pessoas subiam as montanhas de Efraim, vencendo o cansaço e a dificuldade do terreno, para ouvir as palavras da profetisa de Deus. Queriam que ela julgasse as questões do povo, pois sabiam que sua sabedoria não era comum, mas sobrenatural, proveniente do Todo-Poderoso (Tiago 3:17).
Débora é o exemplo de que a graça de Deus não pode ser limitada por convenções sociais ou imposições culturais. Apesar de ser mulher em uma cultura onde os homens prevaleciam nas decisões, ela se destacou pela graça de Deus e foi reconhecida como alguém verdadeiramente cheio do Espírito Santo (Juízes 4:14).
A história de Débora é inspiradora e deve nos estimular a buscar com Deus uma comunhão tal que sejamos reconhecidos como pessoas em quem a sabedoria divina repousa. Devemos preservar uma reputação íntegra, para que sejamos dignos da confiança do povo e sirvamos como referência de bons conselhos e manifestação da sabedoria de Deus.
Deus sempre espera o melhor de nós. E o melhor que podemos fazer é manifestar Sua sabedoria em nossas vidas, para que outros vejam em nós um porto seguro, onde encontram orientação e palavras que os guiem. Sejamos sábios em Deus e para Deus!
Deus lhe abençoe!
“Certamente a essência da sabedoria está em, antes de começarmos a agir ou tentar agradar a Deus, descobrir o que Deus tem a dizer sobre o assunto” (Martyn Lloyd-Jones).
ORE: Deus bondoso, dá-nos sabedoria, não apenas para sabermos o que fazer, mas também para orientar os outros quando buscarem conselhos em nós. Amém.
A recompensa do amor verdadeiro
A história de Rute e Noemi ilustra o valor eterno do amor verdadeiro, levando Rute a ser bisavó do rei Davi e na linhagem de Cristo.
Castigo divino, o remédio para curar da infidelidade
7 And the children of Israel did evil in the sight of the LORD, and forgat the LORD their God, and served Baalim and the groves.
8 Therefore the anger of the LORD was hot against Israel, and he sold them into the hand of Chushan-rishathaim king of Mesopotamia: and the children of Israel served Chushan-rishathaim eight years. 9 And when the children of Israel cried unto the LORD, the LORD raised up a deliverer to the children of Israel, who delivered them, even Othniel the son of Kenaz, Caleb’s younger brother.
Uma das maiores demonstrações da infinita misericórdia de Deus é Sua constante disposição de restaurar o Seu povo, mesmo depois de repetidas quedas. Não bastasse a narrativa apresentada no Pentateuco e no livro de Josué, em Juízes vemos o povo de Deus desviando-se novamente, adorando outros deuses e transgredindo a Lei do Senhor. Mas bastava que reconhecessem seu pecado e buscassem humildemente a Deus, e Ele perdoava e restaurava aqueles de dura cerviz (Lamentações 3:22).
Deus não castiga Seus filhos por ódio ou desejo de vingança. Ele não é guiado por sentimentos humanos, não guarda mágoa nem nutre rancor. Está sempre pronto a perdoar o pecador, levantar o caído e restaurar o quebrantado. Entretanto, não abre mão de Sua justiça e não hesita em corrigir aqueles que ama, para que reconheçam o erro e sejam reconduzidos ao caminho da retidão (Hebreus 12:6,7).
O objetivo de Deus é sempre o bem de Seus filhos, independentemente das circunstâncias em que se encontrem. Todavia, assim como em uma cirurgia em que a anestesia não faz efeito, a correção e o castigo inevitavelmente causam dor, sofrimento e lágrimas. A boa notícia é que, após o castigo, uma vez arrependidos, somos levantados por Deus para viver em novidade de vida (Romanos 6:4).
Devemos olhar para o exemplo da justiça de Deus sobre Seus filhos no passado, para que hoje não caiamos no erro de desobedecê-Lo e sermos alvo de Seu castigo.
Deus lhe abençoe!
“O castigo é a oportunidade que Deus tem para nos livrar de defeitos que nos levariam à destruição” (Aureliano Jr.).
ORE: Deus misericordioso, ajuda-nos a suportar Teu castigo quando pecamos e a sermos gratos pela Tua graça quando somos restaurados. Amém.
Nada pode parar quem anda com Deus!
5 And Joshua said unto the people, Sanctify yourselves: for to morrow the LORD will do wonders among you.
7 And the LORD said unto Joshua, This day will I begin to magnify thee in the sight of all Israel, that they may know that, as I was with Moses, so I will be with thee.
16 That the waters which came down from above stood and rose up upon an heap very far from the city Adam, that is beside Zaretan: and those that came down toward the sea of the plain, even the salt sea, failed, and were cut off: and the people passed over right against Jericho.
Quão bem-aventurado é aquele que ouve a voz de Deus e atende à Sua ordem! Josué não hesitou diante da convocação divina, da Palavra de Deus e do Seu incentivo. Ele reuniu o povo em torno das promessas que Deus fizera aos seus pais e deu continuidade à missão iniciada por Moisés: levar o povo à terra prometida. Mas um novo desafio surgia, e mais um obstáculo se interpunha entre eles e a terra que Deus jurou lhes dar: a multidão de israelitas estava diante do rio Jordão, transbordando a ponto de desbordar (Josué 3:15).
A travessia daquele rio caudaloso, com correntezas fortes, parecia ser ainda mais desafiadora do que o próprio Mar Vermelho. Como Deus faria para dividir as águas novamente? Mas o poder de Deus não conhece limites quando se trata de cumprir Seu propósito! Quando os sacerdotes, carregando a arca, tocaram com os pés nas águas turbulentas, elas cederam, pararam de seguir em frente e começaram a se amontoar, permitindo que todo o povo passasse a pés enxutos. Um milagre verdadeiramente poderoso (Josué 3:17)!
Muitas vezes somos desafiados a confiar em Deus em nossa jornada. Há momentos em que os obstáculos parecem intransponíveis, e cada dificuldade nos faz sentir que a caminhada está por terminar. Nessas horas, devemos sempre nos lembrar de quem é o Deus que nos conduz pelo deserto da vida: o Senhor Forte e Poderoso (Salmos 24:10,8,9)!
Deus lhe abençoe!
“O segredo, para o homem, não é começar, mas perseverar” (Provérbio Curdo).
ORE: Senhor Todo-Poderoso, ajuda-nos a ser fiéis a Ti, para que possamos andar Contigo todos os dias de nossa vida. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.