O perdão e a vitória sobre o mal
10 To whom ye forgive any thing, I forgive also: for if I forgave any thing, to whom I forgave it, for your sakes forgave I it in the person of Christ; 11 Lest Satan should get an advantage of us: for we are not ignorant of his devices.
A prática do perdão tem como testemunha o próprio Cristo Jesus. Quando se manifesta o perdão entre pessoas, ele é o primeiro a atestar, assim como um tabelião no cartório: certifica, autentica e dá fé daquele ato de reconciliação no céu e na terra (Mateus 16:19).
Não há momento mais poderoso para a Igreja e o Reino de Deus do que quando o perdão é ministrado. Comunidades cristãs valorizam diferentes experiências: estudos bíblicos, manifestações dos dons espirituais, momentos de louvor. Tudo isso é válido quando feito para a glória de Deus. Mas nada se compara ao encontro entre um pecador arrependido e Deus, ou entre um irmão que ofendeu e outro que libera o perdão. Nesses momentos, o inferno é abalado, correntes espirituais são quebradas, algemas rompidas e prisões espirituais abertas (Mateus 6:14).
Quem não perdoa é vencido por Satanás, sucumbe aos seus ardis e se torna escravo do próprio rancor, adoecendo pela mágoa. Negar perdão, mesmo tendo experimentado o perdão de Deus pelo sacrifício de Cristo, é rejeitar a vida que Ele nos concede (Mateus 6:15).
Liberar o perdão não é apenas um ato de nobreza; é a confirmação de que o Espírito Santo habita em nós e que vivemos a vida de Deus, que nos perdoou e nos acolheu como filhos.
Deus lhe abençoe!
“O perdão aplicado a alguém que nos ofende é a forma mais elegante de envergonhar satanás” (Aureliano Jr.).
ORE: Deus Perdoador, reconhecemos que, se não fosse o teu perdão, estaríamos irremediavelmente perdidos. Ajuda-nos a ser perdoadores, assim como tu és. Amém.
Triunfantes em Cristo
Vida cristã é triunfar em Cristo, mais que vencer, refletindo Seu poder e glória. Triunfo é nosso chamado, assegurado nEle.
O "sim" e o "amém"
20 For all the promises of God in him are yea, and in him Amen, unto the glory of God by us. 21 Now he which stablisheth us with you in Christ, and hath anointed us, is God; 22 Who hath also sealed us, and given the earnest of the Spirit in our hearts.
Deus é fiel à sua Palavra. Ele assumiu consigo mesmo o compromisso de cumpri-la. Não há garantia maior para uma promessa do que esta: se Deus disse “sim”, nós podemos dizer “amém”. Se Deus prometeu, podemos proclamar: “assim será”. Nosso Deus é o Deus da Verdade; seu Filho Jesus é a Verdade; o Espírito Santo é o Espírito da Verdade. Ele é fiador de si mesmo, único capaz de jurar por si, pois não há nada maior que possa servir de garantia à sua Palavra. Deus é a própria garantia do que promete (Hebreus 6:13).
Esse compromisso com a Verdade reflete a sua glória sobre nós. Somos o alvo das suas promessas; e, ao se cumprirem em nós, nos tornamos receptores constantes de milagres de Deus. Alguns são prodígios que ecoam pelo mundo, comprovando a existência e fidelidade de Deus; outros são pequenas experiências do dia a dia, particulares, que nos edificam e fortalecem nossa fé na Palavra do Senhor (Mateus 6:33).
O solo onde Deus constrói é firme. Quem vive pelas promessas de Deus tem a sua casa edificada sobre a Rocha, inabalável. Os que confiam em Deus são comparados ao Monte Sião, que permanece firme para sempre. O Deus de promessa é nosso refúgio e fortaleza; não há motivo para temer, mesmo que a terra se abale ou os mares se revoltem, pois o Senhor dos Exércitos está conosco (Salmos 46:7).
Nosso Deus não é teoria ou ideia abstrata. Ele é real, verdadeiro, fiel e imutável. Quando passamos pelas águas, Ele está conosco; quando atravessamos o fogo, não permitira que sejamos queimados (Isaías 43:2,3).
Deus lhe abençoe!
“Deus leva tão a sério o seu compromisso com a sua Palavra, que as promessas que Ele faz se tornam dívidas que Ele, no tempo certo, irá pagar” (Aureliano Jr.).
ORE: Deus Fiel, alimenta a nossa esperança, para que continuemos confiando nas tuas promessas. Amém.
A glória dos filhos de Deus
6 And whether we be afflicted, it is for your consolation and salvation, which is effectual in the enduring of the same sufferings which we also suffer: or whether we be comforted, it is for your consolation and salvation. 7 And our hope of you is stedfast, knowing, that as ye are partakers of the sufferings, so shall ye be also of the consolation.
Na sua oração sacerdotal em favor dos discípulos, Jesus disse ao Pai que a glória que Ele recebeu foi compartilhada com aqueles que o seguem (João 17:22). É comum pensarmos que a glória se refere apenas às conquistas e vitórias do ministério de Cristo, mas isso seria um equívoco. A glória de Cristo incluiu também rejeição pelos que Ele veio salvar, perseguição pelos religiosos, questionamentos de parentes e calúnias (João 1:11; Lucas 22:1-6). Incluiu ainda prisão, julgamento injusto, açoites, crucificação e morte (Filipenses 2:6-8).
Por outro lado, a sua glória também contemplou a ressurreição, a ascensão aos céus, a exaltação à destra do Pai, a recepção de todo o poder no céu e na terra, a constituição da Igreja como seu corpo, o exercício do sacerdócio eterno e a coroação como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (Apocalipse 19:16).
Devemos nos gloriar não apenas nas maravilhas que Cristo conquistou para nós pela graça de Deus, mas também nas tribulações que Ele enfrentou. Essas tribulações produzem em nós paciência, experiência e esperança (Romanos 5:3,4). Esta é a maior glória dos filhos de Deus: serem semelhantes ao seu Senhor, vivendo todas as coisas para a glória do Pai. Pela morte e ressurreição de Cristo, tornamo-nos conformes à Sua imagem (2 Coríntios 3:2).
Deus lhe abençoe!
“Não há maior glória do que se parecer com Cristo! Se Ele foi atribulado, sejamos nós também! Se Ele venceu, somos, por Ele, mais do que vencedores” (Aureliano Jr.).
ORE: Deus Glorioso, pedimos o teu poder sobre nós, para que enfrentemos com alegria as tribulações, assim como Cristo Jesus foi atribulado, mas em tudo foi vencedor. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.