A armadura de Deus
13 Wherefore take unto you the whole armour of God, that ye may be able to withstand in the evil day, and having done all, to stand. 14 Stand therefore, having your loins girt about with truth, and having on the breastplate of righteousness; 15 And your feet shod with the preparation of the gospel of peace; 16 Above all, taking the shield of faith, wherewith ye shall be able to quench all the fiery darts of the wicked. 17 And take the helmet of salvation, and the sword of the Spirit, which is the word of God:
Ao final de uma de suas mais inspiradoras epístolas, Paulo reserva espaço para encorajar os efésios a perseverarem, mesmo diante das mais intensas batalhas espirituais. Ele explica que a verdadeira guerra não é contra pessoas, mas contra forças espirituais que agem para espalhar a maldade (Efésios 6:12). Por isso, lutar contra os que se levantam contra nós é inútil e desgastante. A nossa luta deve estar concentrada no mundo invisível, onde estão os verdadeiros inimigos.
Paulo, então, descreve um conjunto de armas espirituais, comparando-as a peças de uma armadura física, para mostrar como são eficazes e indispensáveis na vida cristã. Essa armadura não é feita de aço ou de qualquer material terreno, mas de elementos espirituais poderosos, capazes de nos sustentar em cada batalha.
Cristo não nos salvou para vivermos uma festa interminável aqui na terra. A verdadeira e eterna festa já está preparada nos céus. Enquanto estivermos neste mundo, somos chamados a viver como soldados de um exército treinado e equipado para vencer as hostes espirituais da maldade. Para isso, precisamos estar revestidos da armadura que Deus preparou para nós, invisível aos olhos humanos, mas poderosa para derrotar todo intento maligno contra o Seu Reino (Isaías 54:17).
Deus lhe abençoe!
“Nenhuma armadura é eficaz se Deus não estiver na frente da batalha.” — Gih Araujo
ORE: Senhor dos Exércitos, adestra as nossas mãos para que sejamos firmes e corajosos nas batalhas espirituais. Reveste-nos com a tua armadura! Amém.
O cinto da verdade
A verdade é essencial para derrotar mentiras e enganos de Satanás. Devemos viver pela Palavra de Deus para vencer o mal. Amém.
Guerra espiritual
10 Finally, my brethren, be strong in the Lord, and in the power of his might. 11 Put on the whole armour of God, that ye may be able to stand against the wiles of the devil. 12 For we wrestle not against flesh and blood, but against principalities, against powers, against the rulers of the darkness of this world, against spiritual wickedness in high places.
Engana-se quem pensa que a fé cristã é envolta por uma paz intocável, sem lutas ou perturbações. Jesus afirmou que não veio trazer paz à terra, mas espada. Ele também declarou que, desde os dias de João Batista, o Reino dos Céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele (Mateus 10:34; Mateus 11:12).
Não se trata de incentivo à violência. O que Jesus ensina é que, embora seja o Príncipe da Paz, segui-lo significa entrar em confronto direto com as hostes espirituais da maldade. Temos, sim, a paz que excede todo entendimento, mas também enfrentamos uma guerra espiritual (Efésios 6:12).
As Escrituras nos alertam que ser amigo do mundo é tornar-se inimigo de Deus (Tiago 4:4). O conflito não é contra a criação, mas contra o sistema mundano que a governa. Quem serve a Deus inevitavelmente se encontra nessa batalha (Efésios 6:13).
Essa guerra, porém, não é visível: não possui fronteiras físicas nem armas humanas. Ela acontece na esfera espiritual, e muitas vezes o campo de batalha é a mente, o coração e até mesmo a alma (Romanos 12:2).
Mas Deus não apenas nos chama para lutar, Ele mesmo nos fortalece e nos reveste com armas espirituais poderosas. E, em muitas situações, tudo o que precisamos fazer é permanecer em comunhão com Ele, firmes e confiantes, enquanto o próprio Senhor peleja por nós (Êxodo 14:14).
Deus lhe abençoe!
“A paz que Jesus nos dá é a energia que ele nos provê para lutar as guerras que o seu Reino trava contra o mal.” — Aureliano Jr.
ORE: Deus Poderoso, equipa-nos com as tuas armas espirituais, para que sejamos mais que vencedores na guerra contra o mal. Amém.
Pais e filhos
1 Children, obey your parents in the Lord: for this is right. 2 Honour thy father and mother; (which is the first commandment with promise;) 3 That it may be well with thee, and thou mayest live long on the earth. 4 And, ye fathers, provoke not your children to wrath: but bring them up in the nurture and admonition of the Lord.
Este é um tema necessário em qualquer ambiente que aborde princípios bíblicos. Este devocional não tem a pretensão, nem o espaço, de esgotar o assunto, mas quer deixar um alerta às famílias. A sociedade pós-moderna é marcada pelo individualismo e pelo distanciamento: as pessoas se relacionam cada vez menos, e as referências de amor e autoridade estão desaparecendo, sendo gradualmente substituídas por relações de muitos direitos e poucos, ou quase nenhum, deveres.
O modelo bíblico para a família está fundamentado no amor e na autoridade. A família é uma pequena sociedade, onde cada membro precisa ocupar seu lugar de forma equilibrada, para que tudo funcione conforme o ideal de Deus (Josué 24:15).
Os pais são modelos e referências para os filhos. Isso não significa que eles devam ser cópias fiéis de seus pais, mas que o comportamento dos pais servirá como base para a formação de sua personalidade e caráter. Quando os pais são desequilibrados, esse desajuste inevitavelmente afeta os filhos. Pais que não cuidam de sua postura têm grandes chances de criar filhos que reproduzam seus erros, ou, no mínimo, deixarem marcas profundas e difíceis de curar. Isso pode ser evitado, ou ao menos reduzido, quando as famílias escolhem seguir o modelo bíblico para seus relacionamentos.
Fica este devocional como conselho e advertência: pais, conduzam seus filhos a Deus! Filhos, sigam a Deus para que tenham uma vida abençoada, frutífera e vitoriosa!
Deus lhe abençoe!
“A família pós-moderna se tornou um grupo de estranhos. Dividem o mesmo espaço, respiram o mesmo ar, mas não penetram no mundo uns dos outros.” — Augusto Cury
ORE: Pai, guarda nossa família dos perigos da pós-modernidade. Dá-nos sabedoria para transformar nosso lar em um lugar onde tu tenhas prazer em habitar. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.