A preferência de Deus
6 Car j'aime la piété et non les sacrifices, Et la connaissance de Dieu plus que les holocaustes.
A religiosidade humana tem levado muitas pessoas a crer que o que Deus mais aprecia em nós é a elaboração de cultos repletos de liturgias, horários rigorosos, dias especiais ou sacrifícios mortificadores. Algumas pessoas acreditam que podem alcançar o coração de Deus construindo templos suntuosos ou criando nomes, imagens e figuras que o representem. Outras, numa tentativa de “ajudar” a Deus ou de diminuir o Seu trabalho, imaginam seres intermediários que possam interceder por nós, como se Ele precisasse de ajuda para nos ouvir.
No entanto, apesar da aparência de piedade que esses esforços possam ter, nada disso conquista o coração de Deus. Ele prefere o exercício da misericórdia, embora valorize nosso empenho em agradá-lo. Deus deseja que sejamos o sacrifício vivo, santo e agradável a Ele, exercendo racionalmente o amor a Ele sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos (Deuteronômio 10:12).
A religiosidade humana tende a se apegar às próprias invenções e imaginações. Prova disso é a infinidade de religiões, seitas, superstições e crenças existentes no mundo. Contudo, temos o Livro Sagrado que Deus nos deixou, orientando-nos a viver e agir segundo Sua vontade. Não precisamos adivinhar a vontade de um deus que se recusa a nos responder; as Escrituras nos apresentam o Deus Verdadeiro, e é a Ele que servimos (Isaías 59:1).
Portanto, esforcemo-nos para oferecer a Deus o melhor culto possível, sempre centrado na Sua Palavra. Mas jamais nos esqueçamos de praticar o amor, que é o que Ele de fato prefere em nós (João 13:34).
Deus lhe abençoe!
“Entender a vontade de Deus é meu problema; levar a efeito a vontade de Deus é meu privilégio; minimizar o valor da vontade de Deus é meu perigo.” (Paul Stromberg Rees)
ORE: Deus, que a tua boa, perfeita e agradável vontade sempre se cumpra em nós. Ensina-nos a viver sempre no centro do Teu propósito. Amém.
Descanso e alívio alcançados em Cristo
Jesus promete descanso aos que o seguem, oferecendo alívio espiritual e liberdade em troca das pesadas cargas do mundo.
Ganhando espaço no propósito de Deus
1 Réjouis-toi, stérile, toi qui n'enfantes plus! Fais éclater ton allégresse et ta joie, toi qui n'as plus de douleurs! Car les fils de la délaissée seront plus nombreux Que les fils de celle qui est mariée, dit l'Eternel.
2 Elargis l'espace de ta tente; Qu'on déploie les couvertures de ta demeure: Ne retiens pas! Allonge tes cordages, Et affermis tes pieux!
No tempo em que este texto foi escrito, a esterilidade era considerada uma grande humilhação. Uma mulher sem filhos e um homem sem descendência eram vistos como amaldiçoados. Muitos sofreram profundamente por causa disso (Gênesis 11:30). Aqui, a esterilidade é usada de forma metafórica para ilustrar o povo de Deus que vivia estéril espiritualmente, sem gerar frutos compatíveis com o propósito divino (Ezequiel 37:1-3).
O povo de Deus enfrentava ataques de inimigos, secas, doenças e divisões internas. Foram levados cativos, e grande parte desapareceu da História, pois não produziam frutos espirituais. Apesar de serem herdeiros da promessa de Abraão, afastaram-se de Deus e adoraram falsos deuses (Isaías 41:7).
Na plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, para resgatar o Seu povo. Ele veio para os seus, mas muitos não O receberam. Entretanto, essa Graça foi estendida a nós, que nem conhecíamos o Deus verdadeiro. Por meio de Cristo, podemos agora ampliar a nossa tenda, expandir nosso território espiritual e viver uma vida frutífera e abençoada.
Assim como Deus clamou ao Seu povo no passado, Ele hoje conclama o nosso coração: volte para Ele, cumpra o Seu propósito, e experimente uma vida de vitória e abundância em Cristo Jesus.
Deus lhe abençoe!
“Separar-se para Deus é separar-se do pecado. Não há meio-termo!” (Aureliano Jr.)
ORE: Deus, ajuda-nos a cumprir o Teu propósito em nossas vidas, para que em tudo Te agrademos. Amém.
Como você é conhecido na dimensão espiritual?
13 Quelques exorcistes juifs ambulants essayèrent d'invoquer sur ceux qui avaient des esprits malins le nom du Seigneur Jésus, en disant: Je vous conjure par Jésus que Paul prêche!
14 Ceux qui faisaient cela étaient sept fils de Scéva, Juif, l'un des principaux sacrificateurs.
15 L'esprit malin leur répondit: Je connais Jésus, et je sais qui est Paul; mais vous, qui êtes-vous?
O ministério de Jesus e dos Apóstolos foi marcado por milagres e sinais sobrenaturais. Todos que os ouviam falar das grandezas de Deus eram levados a reconhecer que não se tratava de fenômenos naturais, mas de manifestações do poder divino. Até mesmo fariseus notáveis, como Nicodemos, admitiram que a autoridade de Jesus não tinha comparação com os religiosos de sua época (João 3:1,2).
Ninguém podia curar enfermidades incuráveis, dominar leis da natureza ou ressuscitar mortos, exceto Jesus e Seus discípulos. Essas ações sobrenaturais eram realizadas com uma naturalidade impressionante, tornando-os reconhecidos não apenas no mundo físico, mas também na dimensão espiritual, onde bons e maus espíritos reconheciam a autoridade divina sobre eles (Mateus 8:29).
Após a ascensão de Jesus, os discípulos permaneceram em Jerusalém aguardando o cumprimento da promessa do revestimento de poder que lhes havia sido prometido. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi derramado sobre eles, conferindo autoridade para realizar os mesmos sinais que Jesus fazia, e até maiores (João 14:12).
Da mesma forma, Deus nos chama a viver de forma comprometida com Ele, para sermos reconhecidos nas dimensões física e espiritual. Se somos luz, devemos iluminar as trevas ao nosso redor. Se somos sal, devemos temperar o mundo com o sabor do Evangelho de Cristo Jesus.
Deus lhe abençoe!
“Não estamos mais vivendo em tempo de promessa, mas em dias de cumprimento.” (Billy Graham)
ORE: Pai, enche-nos do Teu Espírito, para que possamos realizar sinais e milagres em Teu nome, glorificando-Te em todas as dimensões. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.