Benevolência, sinal da graça de Deus em nós
6 A ka tae mai a Mepipohete tama a Honatana tama a Haora ki a Rawiri, ka tapapa, ka piko. Na ka mea a Rawiri, E Mepipohete. Ano ra ko tera, Tenei tau pononga.
7 Na ka mea a Rawiri ki a ia, Kaua e wehi; ka puta hoki toku aroha ki a koe, he whakaaro hoki ki a Honatana ki tou papa, me whakahoki ano e ahau ki a koe te mara katoa a Haora, a tou papa; me kai taro tonu ano koe ki taku tepu.
Davi tinha um coração benevolente. Isso não era mérito humano, pois ele também era sanguinário quando se tratava dos inimigos do povo de Deus. O modo como reagiu à morte de Saul e Jônatas, rasgando suas vestes e lamentando profundamente, demonstrou que não guardava rancor do antigo rei (2 Samuel 1:11,12).
Davi nunca deixou de honrar Saul como rei. Mesmo quando Saul, transtornado em seu espírito, iniciou uma dura perseguição contra ele, Davi não se insurgiu contra o rei nem tentou usurpar seu governo. Isso não vinha apenas do caráter de Davi, embora fosse firme e valente como guerreiro, mas da ação de Deus em seu coração, formando nele um rei segundo o Seu próprio coração (1 Samuel 13:14).
Não satisfeito em apenas honrar a memória de Saul como rei e de Jônatas, seu amigo, Davi buscou informações sobre os descendentes de Saul. Descobriu Mefibosete, deficiente nos pés e vivendo com dificuldades. Davi o honrou e restituiu-lhe as propriedades que lhe pertenciam por herança de Saul. Que belo exemplo de benevolência! Desde então, Mefibosete nunca mais se afastou de Davi, demonstrando o grande apreço que o rei tinha por ele (2 Samuel 9:13).
A benevolência é virtude indispensável para quem serve a Deus. Demonstrar bondade, a capacidade de ser bom, e exercer benignidade, a habilidade de fazer o bem, mesmo com aqueles que se levantam contra nós, são os primeiros passos para praticar a benevolência. Ela é o ânimo e a disposição para fazer o bem a todos, indistintamente. Fazer o bem é fruto do Espírito (Gálatas 5:22).
“A benevolência tem dois irmãos: a empatia e o altruísmo. Quem os pratica demonstra a benignidade, que é fruto do Espírito” (Anônimo).
ORE: Ó Deus bondoso, ensina-nos a ser benevolentes, mesmo com aqueles que nos odeiam. Que possamos manifestar em nós a bondade que existe em Ti. Amém.
Coração humilde
Reflexão sobre a humildade de Davi, o valor de reconhecer as bênçãos de Deus e a importância de um coração voltado a Ele.
Pecado, fraqueza universal dos homens
2 A, i te mea ka ahiahi, na ka maranga ake a Rawiri i tona moenga, a haereere ana i runga i te tuanui o te whare o te kingi: na ka kitea iho e ia i te tuanui tetahi wahine e kaukau ana; he ataahua rawa ano te wahine ki te titiro atu.
3 Na ka tono tangata te kingi, a ka ui mo taua wahine. Na ko te meatanga, Ehara ianei tenei i a Patehepa tamahine a Eriama, ko te wahine ia a Uria Hiti.
4 Na ka unga etahi karere e Rawiri ki te tiki i a ia; a ka haere mai ia ki a ia; a takoto tahi ana raua; kua oti hoki tona poke te pure, a hoki ana ki tona whare.
5 Na ka hapu te wahine, a ka tono tangata ki a Rawiri, ka mea, Kua hapu ahau.
Davi foi um rei segundo o coração de Deus, escolhido para liderar o Seu povo. Entretanto, ele não era um exemplo de perfeição; era apenas mais um pecador sobre a terra, sujeito aos erros comuns a todos os homens. Apesar de ter sido um grande líder, faltou a Davi a vigilância de um homem de Deus. O pecado que cometeu, tomando para si a mulher de um dos seus homens de confiança, trouxe terríveis consequências para ele e para todo o povo sobre o qual reinava (2 Samuel 12:10-12,9).
O pecado que acometeu Davi pode atingir qualquer pessoa, pois todos pecaram. O segredo para vencer o pecado é a vigilância constante, aliada ao estabelecimento de um relacionamento íntimo com Deus. Não é possível aos seres humanos vencerem o pecado por suas próprias forças. É necessária a intervenção divina, por meio do Espírito Santo, que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Só assim, convencido por Deus, o homem consegue superar as limitações que o pecado lhe impõe (1 João 2:1).
Esse triste episódio com Davi deve servir de alerta para todos nós. Não somos super-heróis capazes de vencer o pecado por nossas próprias forças. Somos de carne e osso, sujeitos a todas as paixões humanas. Devemos dizer “não” ao pecado, rejeitar o domínio das concupiscências sobre nós e procurar viver de maneira santa, pura e agradável a Deus (1 Tessalonicenses 3:13).
Deus lhe abençoe!
“Não há pecado tão grande que um grande santo não possa nele cair. Não há santo tão grande que não possa cair em um grande pecado” (John Charles Ryle).
ORE: Senhor Deus, livra-nos de sermos dominados pelos pecados alimentados pela vil concupiscência. Amém.
Seja homem!
2 E haere ana tenei ahau i te ara o te whenua katoa: na kia kaha, whakatane:
3 A kia mau ki te whakahau a Ihowa, a tou Atua, kia haere i ana ara, kia mau ki ana tikanga, ki ana whakahau, ki ana whakaritenga, ki ana whakaaturanga, ki nga mea kua oti te tuhituhi ki te ture a Mohi, kia tika ai tau i nga mea katoa e mea ai koe, i nga wahi katoa e tahuri ai koe:
Davi reinou quarenta anos em Israel e foi fiel a Deus. Cometeu erros e pecados, mas foi corajoso e nunca fugiu das responsabilidades de seu reinado. É amado pelos judeus e lembrado como homem segundo o coração de Deus. O propósito de Deus para Davi não se limitou ao seu reinado: ele foi precursor de uma linhagem real que culminou no nascimento do Messias.
Toda a vida de Davi foi dedicada a Deus. Apesar de seus pecados, era humilde e reconhecia sua pequenez diante do Deus Todo-Poderoso, bem como sua natureza pecaminosa diante do Deus infinitamente misericordioso. Davi foi um grande estadista, mas também um servo humilde de Deus (Salmos 40:17).
Ao chegar à velhice e perceber que sua morte se aproximava, chamou seu filho Salomão e o encorajou, dizendo: “Esforça-te, pois, e sê homem”. Essa foi a senha para mostrar a Salomão que a vida de um grande líder é marcada por grandes desafios (Eclesiastes 9:2,3).
Salomão teve um governo pacífico e próspero. Recebeu de Deus sabedoria e inteligência para governar, edificou o templo em Jerusalém e estabeleceu fronteiras firmes para Israel. Entretanto, deixou-se levar pelo mal, sendo permissivo com o erro e a idolatria. O final de seu reinado foi penoso. Assim como Davi, Salomão passou à história como um grande rei, mas com pecados que poderia ter evitado (1 Reis 11:1-8).
O “sê homem!” proferido por Davi significa ter caráter e ser fiel a Deus. Essa poderosa interjeição também serve para cada um de nós que se propõe a servir ao Senhor.
Deus lhe abençoe!
“Corajoso é o homem que teme o que deve temer e não teme o que não deve temer” (Maurício Góis)
ORE: Oh Deus, dá-nos a coragem necessária para seguir em frente, mesmo em um mundo hostil à Tua Palavra e resistente ao Evangelho de Cristo Jesus. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.