Devocional de Hoje

Sex
Sexta
25
Jul

Chamados à Liberdade

CHAMADOS À LIBERDADE

13 Car, mes frères, vous avez été appelés à la liberté; seulement ne [prenez] pas une telle liberté pour une occasion de vivre selon la chair; mais servez-vous l'un l'autre avec charité.

14 Car toute la Loi est accomplie dans cette seule parole : tu aimeras ton Prochain comme toi-même.

15 Mais si vous vous mordez et vous dévorez les uns les autres, prenez garde que vous ne soyez consumés l'un par l'autre.

A liberdade que o cristão desfruta pela fé não é uma conquista pessoal, nem fruto dos seus próprios méritos ou esforços espirituais. Ela não resulta de práticas religiosas bem executadas, tampouco do cumprimento de preceitos, dogmas ou doutrinas humanas. A liberdade em Cristo é uma dádiva de Deus concedida a todo aquele que crê no sacrifício de Jesus como suficiente para libertá-lo do poder do pecado (Romanos 6:22).

Fomos chamados à liberdade e isso significa que, ao sermos salvos por Cristo, essa liberdade se torna consequência natural e espiritual dessa nova vida. O próprio Jesus declarou: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará", e também: "Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8:31-36). E é exatamente isso que Ele fez por nós.

Se a liberdade que temos não foi conquistada por nós, mas por Cristo, não temos o direito de desprezá-la. Seria uma afronta ao sacrifício de Jesus retornar a um sistema de regras e rituais como se eles tivessem poder de nos salvar, como se fossem complementares à obra da cruz. A salvação é pela graça, mediante a fé — e isso não vem de nós, é dom de Deus (Efésios 2:8,9).

Por outro lado, essa liberdade não nos isenta da obediência. Liberdade, no Reino de Deus, não é fazer o que se quer, mas viver segundo a vontade daquele que nos libertou. Liberdade implica responsabilidade, amor ao próximo e serviço mútuo. Por isso, Paulo nos lembra: “Servi-vos uns aos outros, pelo amor”. É assim que a liberdade cristã se manifesta: não como autonomia para pecar, mas como capacitação para amar.

Deus lhe abençoe!

"Liberdade é o estado em que podemos fazer o que queremos, mas, o que queremos nem sempre será feito — porque nem sempre devemos fazê-lo." - Aureliano Jr.

ORE: Deus amado, te agradecemos pela liberdade com que nos libertaste. Ensina-nos a viver segundo a tua vontade, com responsabilidade e amor, por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor. Amém.

Prévia de Amanhã

Andar em Espírito

Andar em Espírito é viver sob a direção do Espírito Santo, cultivando virtudes, resistindo à tentação e glorificando a Deus.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Qui
Quinta
24
Jul

Firmeza e Liberdade

1 Tenez-vous donc fermes dans la liberté à l'égard de laquelle Christ nous a affranchis, et ne vous soumettez plus au joug de la servitude.

2 Voici, je vous dis moi Paul, que si vous êtes circoncis, Christ ne vous profitera de rien.

3 Et de plus je proteste à tout homme qui se circoncit, qu'il est obligé d'accomplir toute la Loi.

4 Christ devient inutile à l'égard de vous tous qui [voulez] être justifiés par la Loi; et vous êtes déchus de la grâce.

5 Mais pour nous, nous espérons par l'esprit d'être justifiés par la foi.

6 Car en Jésus-Christ ni la Circoncision ni le prépuce n'ont aucune efficace, mais la foi opérante par la charité.

Preservar em nós a liberdade conquistada por Cristo Jesus é uma responsabilidade sagrada! Todo o sofrimento que Ele enfrentou teve como propósito nos libertar da escravidão do pecado, nos resgatar da morte para a vida eterna e nos conceder uma nova identidade diante de Deus. De criaturas caídas, passamos a ser chamados filhos e herdeiros do Reino dos Céus (Romanos 8:17).

No entanto, essa liberdade não é uma permissão para vivermos como quisermos. Nosso coração é enganoso (Jeremias 17:9), e facilmente nos conduziria de volta a práticas que desagradam a Deus. A liberdade que recebemos em Cristo exige responsabilidade, vigilância e zelo constante, acompanhados de um crescimento contínuo na graça e no conhecimento do Senhor (2 Pedro 3:18).

Devemos batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos (Judas 1:3) e rejeitar todo caminho que nos leve de volta à escravidão, seja do pecado ou de uma religiosidade sem vida. Deus não nos chamou para uma vida vazia, baseada em rituais ou aparências. Ele nos chamou para viver em plena comunhão com Ele, sermos morada do Seu Espírito Santo e representar Cristo neste mundo como embaixadores do Seu Reino eterno (2 Coríntios 5:20).

Deus lhe abençoe!

“Liberdade não é o direito de fazer o que se quer, mas o poder de fazer o que se deve.” -Autor Desconhecido

ORE: Senhor Deus, tu nos presenteaste com a liberdade no teu Espírito, por meio de Cristo Jesus. Ajuda-nos a cuidar dessa liberdade com zelo e amor, para que não sejamos seduzidos por práticas religiosas sem vida. Guarda-nos firmes na tua graça. Amém.

Devocional de Anteontem

Qua
Quarta
23
Jul

Filhos da Promessa

27 Car il est écrit : réjouis-toi, stérile, qui n'enfantais point; efforce-toi, et t'écrie, toi qui n'étais point en travail d'enfant; car il y a beaucoup plus d'enfants de [celle qui avait été] laissée, que de celle qui avait un mari.

28 Or pour nous, mes frères, nous sommes enfants de la promesse, ainsi qu'Isaac.

29 Mais comme alors celui qui était né selon la chair, persécutait celui [qui était né] selon l'Esprit, il [en est] de même aussi maintenant.

Jesus, o Messias, a posteridade prometida a Abraão, nos fez, pela fé, também descendência dessa promessa. Assim como Isaque, o filho de Sara — mulher estéril, mas alcançada pela fidelidade de Deus — foi considerado o filho da promessa, assim também Jesus, nascido da virgem Maria, foi o cumprimento pleno dessa promessa. E nós, antes gerados segundo a carne, pela maldita concupiscência, agora fomos gerados pela fé, por meio de Cristo Jesus, o Filho de Deus (Gálatas 3:29).

Entretanto, essa filiação espiritual não é isenta de provações. Assim como Abraão teve outros filhos além de Isaque — como Ismael, Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá — cujos descendentes, ao longo da história, se tornaram inimigos e perseguidores dos filhos de Isaque, também nós, ao sermos gerados em Cristo, somos perseguidos. Afinal, somos filhos da promessa, nascidos do Espírito, e não da carne (2 Coríntios 5:17).

Nossa promessa é ainda mais elevada do que a de Isaque: ela é garantida pelo sangue de Jesus, o Filho inocente que foi sacrificado no Calvário. Não herdamos uma terra física, mas uma vida abundante e eterna; não fomos apenas libertos do Egito literal, mas libertos da escravidão do pecado (Hebreus 9:15).

Antes, estávamos mortos em delitos e pecados, e nossa alma era escrava dos desejos da carne. Mas agora, em Cristo, fomos libertos. E recebemos uma nova identidade, um novo coração, uma nova esperança. Por sua infinita graça, fomos feitos herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo (Romanos 8:17).

Deus lhe abençoe!

“Se Deus se entrega a nós em promessas, devemos nos entregar a Ele em obediência.” (Anônimo)

ORE: Deus de Promessas, te adoramos porque, por meio de Cristo Jesus, cumpriste em nós a tua promessa de redenção! Ensina-nos a viver como verdadeiros filhos teus. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.