Uma vida voltada para Deus
18 Et ne vous enivrez point du vin auquel il y a de la dissolution; mais soyez remplis de l'Esprit.
19 Vous entretenant par des Psaumes, des cantiques et des chansons spirituelles; chantant et psalmodiant de votre cœur au Seigneur.
20 Rendant toujours grâces pour toutes choses au Nom de notre Seigneur Jésus-Christ [à notre] Dieu, et Père.
O ministério terreno de Jesus foi marcado por dedicação total a Deus e aos perdidos. Ele chegou ao ponto de comparar a sua dedicação à própria alimentação, isto é, a dedicação completa foi para ele uma questão de sobrevivência (João 4:34).
O próprio Deus, em sua soberania, demonstra total empenho em seus propósitos: criou o homem para o louvor da sua glória, enviou Jesus para resgatar os pecadores e enviou o Espírito Santo para nos acompanhar. Nenhum outro modelo de fé apresenta um Deus tão dedicado aos que lhe pertencem (Isaías 64:4).
Por isso, é certo que Deus não aceita menos do que a nossa entrega completa. Nosso culto, adoração, louvor e serviço devem ser exclusivamente para ele. E essa dedicação se expressa em viver de forma a agradá-lo em tudo, sendo santos, porque ele é Santo; buscando a perfeição, porque ele é Perfeito (Mateus 5:48).
Não podemos agradar a Deus com uma fé superficial, ocupando-nos mais com os negócios desta vida do que com a comunhão com ele. Isso não significa abandonar nossas responsabilidades cotidianas, trabalhar, estudar, cuidar da família e de outras demandas são parte natural da vida. Porém, não podemos permitir que essas ocupações nos absorvam a ponto de não termos tempo para cultivar nossa comunhão com Deus, seja em oração, no estudo da Palavra ou no serviço que prestamos a ele (Mateus 6:33,34).
Que nossa vida seja inteiramente dedicada a Deus, e que, por meio do bom testemunho, sua glória se manifeste em nós.
Deus lhe abençoe!
“Cristianismo é a dedicação total de tudo o que conheço a meu respeito a tudo o que conheço a respeito de Jesus Cristo.” — William Temple
ORE: Senhor, somos teus servos, teus amigos e teus filhos. Queremos dedicar toda a nossa vida a ti. Amém.
Pais e filhos
Modelo bíblico para a família foca em amor e autoridade, guiando filhos a uma vida abençoada e criando lares equilibrados e harmoniosos.
Preservando em nós o bom testemunho
15 Prenez donc garde comment vous vous conduirez soigneusement, non point comme étant dépourvus de sagesse, mais comme étant sages :
16 Rachetant le temps : car les jours sont mauvais.
17 C'est pourquoi ne soyez point sans prudence, mais comprenez bien quelle est la volonté du Seigneur.
O bom testemunho é a principal pregação de um cristão sobre Cristo Jesus. É a evidência clara de que o Evangelho transforma vidas. Como diz a Escritura: “onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Romanos 5:20,21).
A mudança gerada pelo Evangelho é radical e inevitável quando a conversão é verdadeira. Uma nova criatura vive de maneira diferente, com novos hábitos e práticas que contrastam com a vida anterior. É isso que chamamos de bom testemunho: viver de forma coerente com a transformação que a fé operou em nós (Colossenses 1:10).
Essa mudança não acontece de forma instantânea. A salvação é imediata, mas a santificação é um processo. Precisamos de aprendizado profundo da Palavra e de um contínuo esforço para deixar para trás as antigas práticas, permitindo que Cristo molde em nós o novo homem. Esse novo ser é espiritual, mas precisa ser visível através de atitudes que mostrem que algo sobrenatural aconteceu (Tito 3:5).
Jesus nos ensinou que a luz que Deus acendeu em nós não pode ficar escondida. Nosso testemunho deve brilhar para que as pessoas vejam, de forma inegável, a obra que Cristo realizou. Que a nossa vida ilumine o mundo, revelando a glória de Deus (Mateus 5:13).
Deus o abençoe!
“O cristão é o recurso visual que Deus traz ao palco quando Ele começa a falar à pessoa não-convertida.” — Herbert Wallace Cragg
ORE: Pai Santo, ajuda-nos a viver de modo que a Tua glória seja vista em nós. Dá-nos graça para manter um bom testemunho diante de todos. Amém.
DESPERTA, Ó, TU QUE DORMES!
11 Et ne communiquez point aux œuvres infructueuses des ténèbres, mais au contraire reprenez-les.
12 Car il est même déshonnête de dire les choses qu'ils font en secret.
13 Mais toutes choses étant mises en évidence par la lumière, sont rendues manifestes ; car la lumière est celle qui manifeste tout.
14 C'est pourquoi il [est] dit : Réveille-toi, toi qui dors, et te relève d'entre les morts, et Christ t'éclairera.
Apesar de agora sermos novas criaturas, nascidos de novo e regenerados pelo sacrifício de Cristo Jesus, ainda habitamos um tabernáculo corruptível: o nosso corpo. Ainda não se manifestou plenamente o que haveremos de ser. Vivemos, pela fé, uma nova dimensão de vida; mas ainda estamos sujeitos a esta realidade terrena. A nossa velha natureza foi mortificada com o corpo, mas não está completamente extinta (Colossenses 3:5).
Por isso, somos incessantemente tentados às práticas antigas que outrora nos seduziam, quando ainda vivíamos em trevas. E a advertência bíblica é solene: devemos ser santos, como Deus é Santo. Não podemos participar das obras infrutíferas das trevas. Isso não é apenas uma recomendação, mas uma ordem! Não só devemos rejeitá-las, como também expô-las, isto é, ensinar e advertir, para que outros não as pratiquem (2 Timóteo 4:2-4).
Não podemos adormecer para o fato de que já não pertencemos a este mundo; fazemos parte de um Reino eterno, oposto à vaidade desta vida. Se o sono moral e o cansaço espiritual se aproximarem de nós, devemos despertar e buscar em Cristo o esclarecimento sobre como viver uma vida santa, pura e inteiramente dedicada a Ele (Romanos 13:11).
Se assim vivermos, Cristo resplandecerá sobre nós. O nosso bom testemunho refletirá a luz de Cristo com tal intensidade que se tornará impossível escondê-la. Seremos, de fato, a luz do mundo: uma candeia colocada sobre o velador, iluminando tudo ao nosso redor com a claridade de Cristo (Mateus 5:13-16).
Deus o abençoe!
“O caminho da santidade que leva à felicidade é um caminho estreito; só há lugar para um Deus santo e uma alma santa andarem juntos.”
— Thomas Brooks
ORE: Senhor Deus, santifica-nos e separa-nos para Ti, para que mostremos a Tua luz ao mundo por meio da nossa vida. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.