A vara da correção
20 Car le Royaume de Dieu ne consiste point en paroles, mais en efficace.
21 Que voulez-vous? irai-je à vous avec la verge, ou avec charité, et un esprit de douceur?
Ser corrigido nunca é algo agradável. Mesmo quando reconhecemos que erramos e que a correção é justa, ainda assim nos custa lidar com a repreensão. Até quando a correção vem da nossa própria consciência, o sentimento de culpa gera um grande desconforto, e o orgulho muitas vezes nos impede de admitir o erro.
As Escrituras nos garantem que a correção, embora não produza alegria no momento em que é aplicada, gera em nós um fruto pacífico de justiça. Ou seja, ser corrigido é, de fato, ser pacificado — principalmente quando nossa consciência está em conflito e isso nos afasta de Deus (Hebreus 12:11).
O Senhor nos ama, e é justamente por isso que Ele nos corrige. Não devemos desanimar diante da disciplina divina, pois assim como um médico submete o paciente a um tratamento doloroso para salvá-lo, Deus também permite que passemos pela dor para nos preservar para a Vida Eterna (Hebreus 12:5).
Ser corrigido por Deus é um privilégio! Ele não investiria tanto em nossa formação se não nos amasse profundamente. O zelo do Senhor demonstra que Sua correção tem como propósito nos aperfeiçoar para a Eternidade. Embora Ele também nos conceda bênçãos nesta vida — como saúde, provisão, portas abertas —, essas coisas não são Sua prioridade. A verdadeira prioridade de Deus é preparar os seus filhos para viverem com Ele para sempre (1 Tessalonicenses 4:17).
Por isso, devemos nos submeter humildemente à Sua correção. Ele nos ama, deseja o nosso bem, e nos livra de sofrimentos desnecessários. E quando é preciso nos corrigir, Ele é o mesmo que fere — mas logo depois trata e cura, pois Seus pensamentos a nosso respeito são de paz e não de mal (Jeremias 29:11).
Deus lhe abençoe!
"As correções ministradas por Deus são nossas instruções; Seus açoites, nossas lições, e Suas chicotadas, nossos mestres."
(Thomas Brooks)
ORE: Deus Justo, tu és o nosso Pai. Corrige-nos e educa-nos, para que estejamos sempre dentro da tua vontade. Amém.
A purificação do rebanho de Deus
Devocional aborda disciplina eclesiástica, usando igreja de Corinto como exemplo da necessidade de santidade e combate ao pecado.
Mimetismo Cristão
15 Car quand vous auriez dix mille maîtres en Christ, vous n'avez pourtant pas plusieurs pères : car c'est moi qui vous ai engendrés en Jésus-Christ par l'Evangile.
16 Je vous prie donc d'être mes imitateurs.
17 C'est pour cela que je vous ai envoyé Timothée, qui est mon fils bien-aimé, et qui est fidèle en [notre] Seigneur; afin qu'il vous fasse souvenir de mes voies en Christ, et comment j'enseigne partout dans chaque Eglise.
18 Or quelques-uns se sont glorifiés comme si je ne devais point aller vers vous.
19 Mais j'irai bientôt vers vous, si le Seigneur le veut; et je connaîtrai non point la parole de ceux qui se sont glorifiés, mais l'efficace.
O esforço de Paulo em ser um exemplo digno de imitação é admirável. Em tudo ele buscava ser um modelo para os irmãos, não por arrogância ou vaidade, mas porque estava convicto de que sua vida refletia fielmente a de Cristo. Assim como ele havia aprendido com Jesus, desejava que os outros também aprendessem com seu testemunho (1 Coríntios 11:1).
Na natureza, o mimetismo é um fenômeno fascinante: alguns seres vivos são capazes de imitar características de outros para se proteger de predadores ou obter alimento. Deus dotou certos animais com esse recurso para a sobrevivência. De forma semelhante, na vida cristã, o mimetismo também acontece — especialmente no discipulado. Muitos líderes exercem tanta influência sobre os seus liderados que moldam seus comportamentos e atitudes. Isso também aconteceu com Jesus: sua presença e forma de viver marcaram os discípulos de tal forma que até seu modo de falar foi reconhecido (Mateus 26:73).
No entanto, essa imitação só é benéfica quando o exemplo seguido é digno. Paulo imitava a Cristo — e, por isso, sua vida se tornou uma referência legítima para os que desejavam andar como Jesus. Mas, em última instância, o chamado bíblico é para que sejamos imitadores de Deus, como filhos amados, buscando sempre viver conforme a Sua vontade (Efésios 5:1).
Deus lhe abençoe!
"O desafio do discipulado é imitar o exemplo de Cristo e se tornar um exemplo de imitação." (Sidnei Ferreira)
ORE: Deus Soberano, ajuda-nos a seguir o exemplo do teu Filho Jesus, mortificando a nós mesmos por amor do teu Reino. Que possamos ser adubos espirituais, para que grandes frutos surjam na tua igreja. Amém.
Adubo espiritual
10 Nous [sommes] fous pour l'amour de Christ, mais vous [êtes] sages en Christ; nous [sommes] faibles, et vous [êtes] forts; vous êtes dans l'estime, et nous sommes dans le mépris.
11 Jusqu'à cette heure nous souffrons la faim et la soif, et nous sommes nus; nous sommes souffletés, et nous sommes errants çà et là.
12 Et nous nous fatiguons en travaillant de nos propres mains; on dit du mal de nous, et nous bénissons; nous sommes persécutés, et nous le souffrons.
13 Nous sommes blâmés, et nous prions; nous sommes faits comme les balayures du monde, et comme le rebut de tous, jusqu'à maintenant.
14 Je n'écris point ces choses pour vous faire honte; mais je vous donne des avis comme à mes chers enfants.
O conceito cristão de vida sacrificial tem início no próprio Cristo Jesus. Seu sacrifício não se limitou à cruz, nem aos sofrimentos físicos que antecederam sua morte. Toda a sua existência terrena foi marcada pela renúncia. Desde o momento em que se fez carne, Ele viveu em entrega constante, nunca buscando os próprios interesses, mas sim os interesses do Pai (João 5:30).
Somos chamados a imitar Cristo. Nossa vida não nos foi dada para ser vivida segundo nossos próprios desejos. Ainda que haja espaço para alegria e prazer, nossa prioridade deve ser sempre a vontade de Deus — e não a nossa (Lucas 22:42).
Se Cristo nos entregou um jugo — ainda que suave — e um fardo — ainda que leve; se Ele nos deu uma cruz para carregar; se nos chamou à fidelidade até a morte, para então herdarmos a coroa da vida; e se Ele mesmo cumpriu tudo isso, é certo que nossa nova vida em Deus não foi desenhada para ser isenta de dificuldades. Não é um mar de rosas onde tudo sempre dá certo, e onde não há lutas ou aflições (João 16:33).
Somos chamados a viver uma vida abençoada, frutífera e vitoriosa. Mas, da mesma forma, devemos estar preparados para o sacrifício, quando Deus assim requerer (Jó 2:10).
Deus lhe abençoe!
"Assim como o grão de trigo, que é Cristo, morreu para que o trigal, a Igreja, florescesse, igualmente o adubo, que somos nós, precisa nutrir a terra, para que o trigal seja alimentado."
— Aureliano Jr.
ORE: Ó Deus, ajuda-nos a seguir o exemplo do teu Filho Jesus, mortificando a nós mesmos por amor ao teu Reino. Que sejamos adubo espiritual, para que grandes frutos floresçam na tua Igreja. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.