Quem suportaria isso por amor a Cristo?
24 von Juden habe ich fünfmal die vierzig (Geißelhiebe) weniger einen (5.Mose 25,3) erhalten;
25 dreimal bin ich ausgepeitscht, einmal gesteinigt worden; dreimal habe ich Schiffbruch gelitten, einen Tag und eine Nacht bin ich ein Spielball der Wellen gewesen;
26 wie viele beschwerliche Fußwanderungen habe ich gemacht, wie viele Gefahren bestanden durch Flüsse, Gefahren durch Räuber, Gefahren durch meine eigenen Volksgenossen, Gefahren durch Heiden, Gefahren in Städten, Gefahren in Einöden, Gefahren auf dem Meer, Gefahren unter falschen Brüdern!
27 Wie oft habe ich Mühsale und Beschwerden bestanden, wie oft durchwachte Nächte, Hunger und Durst, wie oft Entbehrungen (jeder Art), Kälte und Mangel an Kleidung!
28 Dazu – abgesehen von allem Außergewöhnlichen – das Überlaufenwerden tagaus tagein, die Sorge für alle (meine) Gemeinden!
Paulo, em resposta aos questionamentos surgidos entre os cristãos de Corinto sobre o seu ministério, apresenta um resumo impressionante de tudo o que sofria por amor a Cristo. Ele, que sempre demonstrou equilíbrio emocional e espiritual, chega a confessar que quase lhe faltava o juízo ao tratar desse assunto, tamanha era a dor por ser questionado pelos irmãos (2 Coríntios 11:17,23). Para Paulo, o questionamento do seu ministério, considerando todo o sofrimento que enfrentava para edificar as igrejas e alcançar vidas, parecia um ato de profunda ingratidão por parte daqueles que haviam sido abençoados pelo seu esforço (2 Coríntios 11:5).
A indignação de Paulo não era por si mesmo, mas por Cristo Jesus, quem lhe dava forças para continuar e livrava-o de todo mal para que cumprisse a vontade de Deus (2 Coríntios 11:10). Essa indignação nos faz refletir sobre a dor que muitos servos fiéis de Deus sentem quando seus esforços pelo Reino não são reconhecidos. Mas também nos desafia: quem de nós suportaria tantas provações por amor a Cristo? Até que ponto estamos dispostos a ir para defender o Nome de Jesus e a fé que nos foi confiada (Romanos 8:35)?
Que possamos permanecer firmes, sempre prontos para enfrentar os desafios que surgirem pelo Reino de Deus, com coragem e perseverança, sabendo que o sofrimento segundo a vontade divina sempre conduz à glória.
Deus lhe abençoe!
“O Calvário é a grande prova que Deus dá de que o sofrimento segundo a vontade divina sempre conduz à glória.” (Warren Wiersbe)
ORE: Senhor, dá-nos graça para enfrentarmos os sofrimentos inerentes ao nosso compromisso de ser testemunhas fiéis. Amém.
Força na fraqueza
A graça de Deus se manifesta na fraqueza, permitindo crescimento e aperfeiçoamento em meio às lutas e sofrimentos.
Cuidado com os disfarces!
12 Doch was ich (jetzt) tue, werde ich auch (fernerhin) tun, um denen, die gern eine Möglichkeit haben möchten, bei ihrem Rühmen ebenso erfunden zu werden wie ich, diese Möglichkeit abzuschneiden.
13 Denn diese Leute sind Lügenapostel, unredliche Arbeiter, die nur die Maske von Aposteln Christi tragen.
14 Und das ist kein Wunder, denn der Satan selbst nimmt ja das Aussehen eines Lichtengels an.
15 Da ist es denn nichts Verwunderliches, wenn auch seine Diener mit der Maske von Dienern der Gerechtigkeit auftreten. Doch ihr Ende wird ihrem ganzen Tun entsprechen.
A história da queda humana nos traz um ensino muito importante: Satanás, a antiga serpente, é habilidoso na mentira e na sedução. Ele despertou em Eva desejos que a levaram ao pecado, mostrando que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e desejável para alcançar entendimento: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (Gênesis 3:6; 1 João 2:16). Esse mesmo modelo de engano continua até hoje, mas agora Satanás não usa mais o disfarce de serpente; ele treina seus asseclas, lobos enganadores que perambulam entre o povo de Deus em pele de cordeiros. Com palavras persuasivas, exercitando a arte do engano e da mentira, eles confundem os incautos e provocam confusão entre os fiéis (2 Timóteo 3:1-9).
Muitos neófitos, que ainda não se aprofundaram na Verdade de Deus, ficam impressionados com a oratória e o carisma dessas pessoas e se deixam levar. Diferente dos Bereanos, que examinavam cada ensinamento com cuidado, comparando-o com as Escrituras para confirmar a verdade (Atos 17:10-12), muitos aceitam os falsos ensinamentos sem discernimento, abrindo portas para a influência do engano.
Por isso, precisamos cuidar da mente e do coração, não aceitando qualquer ensino sem primeiro confrontá-lo com a Palavra de Deus. Devemos ser vigilantes, firmes na fé e atentos às sutilezas do inimigo, lembrando que ele não suporta a verdade. Assim, permanecemos seguros, evitando sermos enganados por quem se apresenta como servo de Deus, mas não passa de obreiro fraudulento.
Deus lhe abençoe!
“Satanás é um perito em disfarces. Ele ensina suas técnicas àqueles que o servem, mas têm um ponto fraco: são mentirosos e não suportam a Verdade.” (Aureliano Jr.)
ORE: Senhor, guarda a nossa mente e o nosso coração, para que não sejamos enredados pelas vãs sutilezas do engano. Amém.
Importa que Ele cresça, e nós diminuamos
17 Nein, »wer sich rühmen will, der rühme sich des Herrn« (Jer 9,22-23; 1.Kor 1,31);
18 denn nicht wer sich selbst empfiehlt, ist bewährt (oder: erprobt), sondern der, den der Herr empfiehlt.
A memorável frase “É necessário que ele cresça e eu diminua”, proferida por João Batista ao perceber que as multidões começavam a seguir Jesus, demonstra a humildade com que o primo do Senhor lidou com a glória que Deus manifestou sobre ele. João nunca buscou ser maior que Jesus, nem se enciumou quando seus próprios seguidores passaram a seguir o Mestre. Ele teve a sabedoria de reconhecer que, não sendo o Cristo, seria errado tentar tomar para si a glória que pertence exclusivamente a Deus (João 3:30).
Paulo compartilhou a mesma perspectiva ao instruir os Coríntios: se nos gloriarmos de algo, que seja apenas no Senhor. Isso significa transferir, diante de todos, a honra e a glória a Deus, que é o único digno de ser exaltado. Essa postura nos protege da vaidade e da soberba de querer receber para nós o que é de Deus (1 Coríntios 10:31).
Na época dos Apóstolos, a igreja enfrentava falsos mestres movidos pela vaidade, que buscavam ser reconhecidos como líderes ou apóstolos, mas eram “nuvens sem água”, levadas por todo vento de doutrina. Essa influência causava inquietação e preocupação nas igrejas, gerando grande incômodo para Paulo e demais apóstolos (Judas 1:12; 2 Pedro 2:17).
Nosso coração deve ser semelhante ao de João Batista: não podemos ceder à tentação de tomar para nós a glória que não nos pertence. Devemos permanecer humildes, glorificando a Deus em tudo que fazemos e permitirmos que Ele cresça em nossas vidas, enquanto nós diminuímos diante dele.
Deus lhe abençoe!
“O homem não pode diminuir a glória de Deus recusando-se a adorá-lo, assim como um louco não pode apagar o sol rabiscando a palavra 'escuridão' na parede de sua cela.” (C. S. Lewis)
ORE: Pai, dá-nos humildade, para que não sejamos tentados a tomar para nós a glória que pertence unicamente a Ti. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.