A multiforme sabedoria de Deus
8 A mim, o menor de todos os santos, foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo 9 e manifestar a todos qual é a dispensação do mistério que, durante tempos passados, esteve oculto em Deus, que criou todas as coisas. 10 E isso para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida dos principados e das potestades nas regiões celestiais, 11 segundo o eterno propósito que Deus estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor. 12 Em Cristo, temos ousadia e acesso a Deus com confiança, mediante a fé nele.
As Escrituras tratam duas virtudes divinas como multiformes: a graça e a sabedoria de Deus. Pela multiforme graça, Deus se manifesta de diversas maneiras, revelando-se ao pecador por meios que o levem a reconhecer sua necessidade de arrependimento. Pela multiforme sabedoria, Deus transmite o conhecimento sobre si mesmo aos seus filhos, fazendo-os compreender os mistérios eternos e entender os seus propósitos.
Essa multiformidade de sua sabedoria se manifesta por meio da igreja, que, apesar de ser um único corpo em Cristo Jesus, apresenta características peculiares em cada comunidade cristã (Efésios 4:1,10-13,2-9).
Pela multiforme sabedoria de Deus, manifestada na igreja por meio dos talentos, dons, vocações e ministérios, a glória de Deus se revela ao mundo. Isso ocorre através de milagres e maravilhas, pelo poder da sua Palavra ministrada pelos santos, e pela manifestação pessoal de Deus por meio dos dons espirituais (1 Coríntios 12:6).
Nós, filhos de Deus, somos os portadores e transmissores da multiformidade da sabedoria divina. Somos seus vasos, seus instrumentos, e, pela manifestação do Espírito Santo, cooperamos com Deus na execução de seu propósito.
Deus lhe abençoe!
“A multiforme sabedoria de Deus nos permite tocar a vida de pessoas de múltiplas formas. Temos que ser contribuintes no Reino de Deus, alcançar aqueles que estão perdidos e lapidar aqueles que já foram alcançados. Porém, nós que já entendemos e fomos tocados pelo amor de Cristo, precisamos constantemente nos submeter ao trato de Deus e buscar maturidade espiritual.”
(Jeferson Zahorcak)
ORE: Deus bondoso, pedimos que a tua multiforme sabedoria se manifeste em nós, para levarmos o evangelho de Cristo ao mundo. Amém.
Não desfaleça!
Reflexão cristã sobre desânimo e força espiritual, inspirada em Paulo. Enfrente adversidades com fé e resiliência. Não desfaleça!
As marcas do Ministério Cristão
1 Por essa razão eu, Paulo, o prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vocês, os gentios — 2 se é que vocês ouviram falar a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada em favor de vocês, 3 pois, segundo uma revelação, me foi dado a conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente. 4 Ao lerem o que escrevi, poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo, 5 o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como agora foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, pelo Espírito.
6 O mistério é que os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho, 7 do qual fui constituído ministro conforme o dom da graça de Deus a mim concedida segundo a força operante do seu poder.
Paulo é um grande exemplo das marcas que o ministério cristão pode imprimir naqueles que se dispõem a servir a Cristo em todas as implicações da pregação do seu evangelho eterno. Ele estava preso quando escreveu a carta aos Efésios, e fez questão de frisar isso, perpetuando essa realidade no texto acima. Não o fez para conquistar piedade de seus leitores ou para se vitimizar, como muitos atualmente fazem, mas sim para prepará-los para que estivessem prontos a suportar a prova, caso ela também se apresentasse a eles. Ao mesmo tempo, Paulo se colocava como modelo dos que são provados e permanecem firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, mesmo em meio às cadeias (1 Coríntios 15:58).
Mas não foi só Paulo que carregou essas marcas: os demais apóstolos, todos eles, foram igualmente provados, perseguidos, presos e até mortos por causa do evangelho de Cristo, perseverando na fidelidade ao Senhor e mantendo firme a sua confissão. Ora, se as colunas do edifício de Deus foram levadas ao limite da sua resistência, devemos estar igualmente preparados para essa prova, se ela também se aproximar de nós (Hebreus 12:4).
Permaneçamos firmes em Cristo, cumprindo fielmente o nosso ministério (2 Timóteo 4:5)!
Deus lhe abençoe!
"Nunca me preocupei com onde viveria, nem como viveria, nem que provações teria que sofrer, desde que assim eu pudesse ganhar mais almas para Cristo.” (David Brainerd)
ORE: Deus amoroso, fortalece-nos com a tua graça, para que suportemos as marcas que haveremos de adquirir no exercício do teu ministério. Amém.
Edificados
20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular. 21 Nele, todo o edifício, bem-ajustado, cresce para ser um santuário dedicado ao Senhor. 22 Nele também vocês estão sendo edificados, junto com os outros, para serem morada de Deus no Espírito.
A Igreja que o Senhor Jesus está formando para ser arrebatada desta terra é comparada a um edifício, em que cada cristão é como um tijolo, ligado a outros, cimentado entre muitos, formando uma parede forte, atrelada a poderosas colunas, tudo firmado sobre um fundamento sólido. Entretanto, o que garante a estabilidade e o equilíbrio desse colossal edifício é a sua principal pedra: a angular, a pedra de esquina; aquela que impede que o edifício venha a ruir, ainda que enfrentemos intempéries ou que o solo sob ele se abale (Mateus 7:24-27).
Cada tijolo, sozinho, é frágil e incapaz de formar por si só uma grande construção; mas, unido aos demais, torna-se forte, imbatível, indestrutível porque a pedra de esquina está ali, mantendo o edifício de pé, inabalável!
Esse é o segredo da invencibilidade da Igreja: não são os tijolos que a mantêm de pé, nem as colunas garantem sua estabilidade, tampouco os fundamentos a sustentam por completo. É a pedra angular, fincada firmemente no solo, que mantém todo o edifício em equilíbrio, sem ceder nem para a esquerda, nem para a direita (Lucas 20:17,18).
Somos edificados sobre essa pedra angular, que é Cristo Jesus. Enquanto estivermos ligados a ela, faremos parte de uma casa construída sobre a rocha e nada poderá nos abalar. Seremos como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre (Salmos 125:1).
A firmeza da nossa fé e a solidez da nossa esperança dependem da confiança que temos nesse edifício. E a firmeza do edifício depende da pedra angular que o sustenta.
Estejamos em Cristo e jamais seremos abalados (2 Coríntios 1:21,22)!
Deus lhe abençoe!
"Somos materiais de construção. Fazemos parte de um edifício que está sendo construído há séculos. E, quando ele estiver pronto, será arrancado daqui.” (Anônimo)
ORE: Deus glorioso, dá-nos sabedoria para entender o nosso lugar e o nosso papel nesse edifício, que é a tua Igreja, para que a tua glória se manifeste através da nossa vida. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.