Um novo estilo de vida
25 Por isso, deixando a mentira, que cada um fale a verdade com o seu próximo, porque somos membros do mesmo corpo. 26 Fiquem irados e não pequem. Não deixem que o sol se ponha sobre a ira de vocês, 27 nem deem lugar ao diabo.
28 Aquele que roubava não roube mais; pelo contrário, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o necessitado.
29 Não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja, mas unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. 30 E não entristeçam o Espírito Santo de Deus, no qual vocês foram selados para o dia da redenção. 31 Que não haja no meio de vocês qualquer amargura, indignação, ira, gritaria e blasfêmia, bem como qualquer maldade. 32 Pelo contrário, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, como também Deus, em Cristo, perdoou vocês.
Há uma belíssima canção cristã antiga que sintetiza bem o milagre que Deus faz na vida de quem recebe Cristo Jesus: “Que mudança em mim fez o meu bom Jesus, vindo ele ao meu coração: deu-me paz divinal; deu-me gozo e luz, entrando no meu coração!”. Esse é o resumo de uma vida completamente modificada pela ação de convencimento que o Espírito Santo opera: tornamo-nos de fato novas criaturas (2 Coríntios 5:17)!
Ora, uma nova criatura deve ter novos hábitos que sejam afeitos à sua nova natureza. E se a nova natureza dessa nova criatura é espiritual, e não carnal, se torna exigível para ela o abandono das práticas carnais pecaminosas (Isaías 55:7).
Se antes mentíamos, hoje falamos a verdade; se antes odiávamos, hoje, mesmo que nos iramos, não podemos pecar. Se antes éramos dominados pelo mal, hoje não podemos dar lugar ao diabo. Se furtávamos, não podemos furtar mais; se éramos profanos com palavras, hoje devemos falar o que edifica. Se antes irávamos a Deus, hoje não devemos entristecê-lo. Além disso, devemos abandonar a amargura, a ira, a cólera, o comportamento violento, a blasfêmia e a malícia (1 Coríntios 10:31).
Devemos agora ser inclinados ao bem, à misericórdia, e ao perdão. Esse é o novo estilo de vida, que Deus exige de nós, para que em tudo nos pareçamos com Cristo Jesus!
Deus lhe abençoe!
"Não é possível ter uma nova vida praticando as mesmas coisas da velha vida" (Anônimo).
ORE: Oh Deus, confirma em nós a nova vida em Cristo Jesus! Amém.
Imitadores de Deus
Paulo recomenda imitar Deus, Cristo e apóstolos para edificação espiritual, destacando a integração divina e o padrão de fé nas Escrituras.
Despojados da velha natureza
20 Mas não foi assim que vocês aprenderam de Cristo, 21 se é que, de fato, ouviram falar dele e nele foram instruídos, segundo é a verdade em Jesus. 22 Quanto à maneira antiga de viver, vocês foram instruídos a deixar de lado a velha natureza, que se corrompe segundo desejos enganosos, 23 a se deixar renovar no espírito do entendimento de vocês, 24 e a se revestir da nova natureza, criada segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
Aprender de Cristo é o primeiro grande passo a ser dado logo após o novo nascimento. A conversão é um processo espiritual que, além da convicção de pecado e do arrependimento, exige um aprendizado contínuo para que possamos viver de maneira agradável a Deus. Esse aprendizado deve concentrar nossos esforços na Palavra de Deus, a única fonte confiável para conhecermos a boa, perfeita e agradável vontade dEle (Romanos 12:2).
Depois de termos sido salvos por Cristo Jesus, precisamos nos libertar da velha natureza, com toda a sua inclinação pecaminosa. Esse é um processo difícil, muitas vezes penoso, que requer empenho sincero em fazer o que agrada a Deus e rejeitar, pelo poder do sangue de Jesus, tudo aquilo que ofende a santidade divina. Semelhante ao milagre que Jesus realizou nas bodas de Caná da Galileia, devemos passar por uma transformação radical, mudando “da água para o vinho” (João 8:32-36).
Precisamos empreender um esforço sincero de purificação de nossa vida. Isso implica abandonar as práticas passadas que caracterizavam a velha natureza, totalmente dominada pelas concupiscências e pelo engano (Romanos 6:6).
O alvo de Deus para nós é a renovação da mente, para que tenhamos a mente de Cristo. Assim, o homem interior, semelhante a Jesus, será formado em nós, e estaremos ajustados para viver conforme a vontade de Deus, praticando a Sua justiça, que é superior à humana, e andando em santidade, porque Ele é Santo (1 Pedro 1:15,16).
Deus lhe abençoe!
"A adoção dá-nos o privilégio de filhos; a regeneração, a natureza de filhos" — Stephen Charnock.
ORE: Pai amado, Tu nos adotaste e nos regeneraste para a Tua glória. Concede-nos graça para vivermos de maneira digna do amor que tens dedicado a nós. Amém.
Entendimento Iluminado
17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico: não vivam mais como os gentios, que vivem na vaidade dos seus próprios pensamentos, 18 tendo o seu entendimento obscurecido, separados da vida que Deus concede, por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração. 19 Tendo-se tornado insensíveis, eles se entregaram à libertinagem para, de forma desenfreada, cometer todo tipo de impureza.
A obra que Cristo Jesus realizou pressupõe que os alcançados pela graça de Deus passem a ter uma vida totalmente diferente da que levavam antes. Servir a Cristo significa mudar completamente de vida, a ponto de nos tornarmos estranhos a este mundo, sendo muitas vezes odiados, hostilizados ou, ao menos, desprezados e julgados como indesejáveis.
Vivíamos como os demais, pensando apenas nas coisas terrenas, sem preocupação com a vida eterna. Estávamos em completa escuridão espiritual no que diz respeito às verdades eternas. Não tínhamos comunhão com Deus e praticávamos uma religiosidade vazia e sem vida, baseada unicamente em rituais mecânicos que apenas satisfaziam os nossos olhos, mas não preenchiam a nossa alma. Éramos ignorantes acerca do conhecimento de Deus; tínhamos o coração endurecido. Tornamo-nos carnais, entregues a toda sorte de pecados e delitos, buscando somente o que desagrada ao Senhor (Mateus 6:23).
Mas Deus, pelo sacrifício de Cristo Jesus, pelo convencimento do Espírito Santo e pela iluminação da Sua Palavra, mudou radicalmente a nossa vida. Ele promoveu o nosso novo nascimento, regenerando-nos e fazendo-nos novas criaturas para a Sua própria glória (2 Coríntios 5:17).
A mudança operada em nós foi tão intensa e tão radical que Deus não se limitou a apenas nos tornar Seus servos: Ele nos chamou para perto de Si, estabeleceu uma amizade profunda conosco e, estando em plena comunhão com Ele, fomos feitos Seus filhos amados, completamente iluminados pela Sua luz (João 8:12)!
Deus lhe abençoe!
“Não faria sentido sermos o sal da terra se a nossa própria vida fosse insípida. Seria uma contradição se fôssemos a luz do mundo e nós mesmos estivéssemos em trevas.” (Aureliano Jr.)
ORE: Senhor Deus, servir a Ti pressupõe que tenhamos uma vida diferente e cheia do Teu Espírito. Santifica-nos para que vivamos segundo a Tua vontade. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.