Joia rara nas mãos de Deus
38 E o rei lhes disse:
— Não poderíamos achar ninguém melhor para dirigir o país do que José, um homem em quem está o Espírito de Deus.
39 Depois virou-se para José e disse:
— Deus lhe mostrou tudo isso, e assim está claro que não há ninguém que tenha mais capacidade e sabedoria do que você.
De todos os impactos visíveis da ação de Deus no mundo, nenhum é mais notável do que uma pessoa cheia do Espírito Santo! Por toda a Escritura, vemos Deus cooperando com pessoas cheias do seu Espírito para realizar milagres, transformar situações, salvar reinos e mudar vidas. Para ser parceiro de Deus em seus propósitos, é imprescindível que busquemos, em oração, ser cheios do seu Espírito (Efésios 5:18).
O Egito era uma poderosa nação. No entanto, ao testemunhar a sabedoria de José, Faraó precisou admitir que não encontraria outra pessoa ao seu redor tão cheia do Espírito de Deus quanto ele. O Espírito Santo mudou a história de José, e José, por sua vez, transformou a história do Egito e da família de Jacó. Imagine se José não tivesse recebido de Deus a sabedoria para discernir o indiscernível, como Jesus também fez (Isaías 11:2).
A história de José deve nos inspirar. Naquela época, o Espírito Santo ainda não era plenamente compreendido, e a humanidade, mesmo a descendência de Abraão, tinha uma relação distante com Deus. Na verdade, Deus ainda não era plenamente conhecido por eles, embora já os amasse e os buscasse em meio à ignorância que os dominava (Êxodo 6:3).
Hoje, temos o privilégio de receber o Espírito Santo derramado “sobre toda a carne”. Desde o dia de Pentecostes, geração após geração, a humanidade tem experimentado o cumprimento da profecia de Joel, que anunciou que todos seríamos cheios do Espírito Santo (Joel 2:28; Atos 2:16,17).
Assim como José foi reconhecido como uma joia rara, todos nós podemos hoje ser cheios desse mesmo Espírito. Busquemos isso com fé e dedicação, pois é em Deus que encontramos plenitude!
Deus lhe abençoe!
"O Espírito Santo gosta de preparar as circunstâncias da vida dos homens de forma que eles sejam atraídos para a esfera da influência de Deus." (Maurice Arthur Ponsonby Wood)
ORE: Pai, faça-nos reconhecidos como pessoas cheias do teu Espírito Santo. Enche-nos, para que frutifiquemos para Ti! Amém.
Qual a chance disso dar certo?
Reflexão sobre fé e confiança em Deus diante de situações extremas, usando a história de Moisés como exemplo de livramento e esperança.
Há males que vêm para o bem...
3 José disse aos irmãos:
— Eu sou José. O meu pai ainda está vivo?
Quando os irmãos ouviram isso, ficaram tão assustados, que não puderam responder nada. 4 E José disse:
— Cheguem mais perto de mim, por favor.
Eles chegaram, e ele continuou:
— Eu sou o seu irmão José, aquele que vocês venderam a fim de ser trazido para o Egito. 5 Agora não fiquem tristes nem aborrecidos com vocês mesmos por terem me vendido a fim de ser trazido para cá. Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês.
Sofrer injustiças é uma experiência dolorosa! Quando somos injustiçados por pessoas que amamos, a dor é ainda maior. Algumas pessoas saem dessas situações marcadas para sempre, alimentando sentimentos de vingança e vivendo amarguradas, com o coração cheio de ódio. Verdade seja dita: nenhuma experiência ruim é agradável, e nem sempre conseguimos compreender seus propósitos ou avaliar seus resultados (Jeremias 29:11).
José enfrentou o que de pior alguém poderia experimentar: foi traído, lançado em um buraco e, provavelmente, percebeu os planos de seus irmãos para tirar sua vida. No fim, foi vendido a uma caravana de aparentados de seu pai, uma mistura de ismaelitas e midianitas, filhos de Abraão com Agar e Quetura (Gênesis 16:15; Gênesis 25:1,2).
Não bastasse isso, ele sofreu injustiças no Egito, foi preso sem culpa e relegado ao esquecimento. Como não se amargar diante de circunstâncias tão adversas? E como compreender que Deus teria um propósito positivo em meio a experiências tão negativas (Romanos 8:28)?
No entanto, Deus transformou a história de José: ele foi lembrado, libertado e exaltado, tornando-se governador do país que o havia escravizado e aprisionado. Ao final, pôde ser o instrumento de Deus para amparar justamente aqueles irmãos que o venderam. Que mudança extraordinária! (Gênesis 41:41-45)
Não se desespere diante das circunstâncias adversas. Se você está em Deus e serve a Cristo Jesus, acredite: sempre há um propósito para sua vida, e ele se revelará bom e positivo!
Deus lhe abençoe!
“O resultado de uma dolorosa podagem sempre será frutos ainda melhores.” (Aureliano Jr.)
ORE: Senhor Deus, dá-nos graça para suportar o sofrimento, sabendo que Tu trabalhas em nós para que sejamos aperfeiçoados. Amém.
Descanso e alívio alcançados em Cristo
27 — O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é.
28 — Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. 29 Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. 30 Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.
Jesus promete descanso e alívio a todos os que o seguirem. E isso não é um mero clichê ou uma frase solta no ar; antes de fazer tal promessa, Ele apresentou as credenciais que o habilitam a fazê-la: é o Filho de Deus, recebeu todo poder no céu e na terra por seu Pai, e recebeu a missão de ser o reflexo do Pai na terra. Por isso, Ele pode estender o convite a todos os cansados e oprimidos, submetidos a fardos pesados e jugos cruéis (Lucas 9:23).
A proposta de Jesus é atraente, mas exige contrapartidas: devemos abandonar as cargas antigas, deixar para trás aquilo que nos dominava e que, embora por vezes nos desse algum prazer, nos mantinha em sofrimento e escravidão espiritual. Jesus não impõe seu jugo; Ele faz um convite amoroso. Ele não força ninguém a tomar seu jugo ou seu fardo; pelo contrário, Ele nos convida a fazê-lo por nossa própria escolha. A decisão é nossa, mas a promessa é totalmente Dele (Números 23:19).
“Existe uma cruz para ser carregada se seguirmos a Cristo. Indubitavelmente existem provações e testes a serem enfrentados, e batalhas a serem travadas. Mas os consolos do evangelho superam em muito o peso da cruz. Comparado com o serviço ao mundo e ao pecado, com o jugo das cerimônias judaicas e a escravidão às superstições humanas, o serviço prestado a Cristo é muitas vezes mais leve e fácil. O jugo de Cristo não é carga maior do que as penas são para a ave que as possui. Os mandamentos de Cristo não são penosos. Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas são paz.” (John Charles Ryle)
ORE: Pai, dá-nos o teu fardo e o teu jugo. Só assim teremos alívio das nossas próprias cargas. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.