Devocional de Hoje

Dom
Domingo
12
Out

Descanso e alívio alcançados em Cristo

27 "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

28 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Jesus promete descanso e alívio a todos os que o seguirem. E isso não é um mero clichê ou uma frase solta no ar; antes de fazer tal promessa, Ele apresentou as credenciais que o habilitam a fazê-la: é o Filho de Deus, recebeu todo poder no céu e na terra por seu Pai, e recebeu a missão de ser o reflexo do Pai na terra. Por isso, Ele pode estender o convite a todos os cansados e oprimidos, submetidos a fardos pesados e jugos cruéis (Lucas 9:23).

A proposta de Jesus é atraente, mas exige contrapartidas: devemos abandonar as cargas antigas, deixar para trás aquilo que nos dominava e que, embora por vezes nos desse algum prazer, nos mantinha em sofrimento e escravidão espiritual. Jesus não impõe seu jugo; Ele faz um convite amoroso. Ele não força ninguém a tomar seu jugo ou seu fardo; pelo contrário, Ele nos convida a fazê-lo por nossa própria escolha. A decisão é nossa, mas a promessa é totalmente Dele (Números 23:19).

“Existe uma cruz para ser carregada se seguirmos a Cristo. Indubitavelmente existem provações e testes a serem enfrentados, e batalhas a serem travadas. Mas os consolos do evangelho superam em muito o peso da cruz. Comparado com o serviço ao mundo e ao pecado, com o jugo das cerimônias judaicas e a escravidão às superstições humanas, o serviço prestado a Cristo é muitas vezes mais leve e fácil. O jugo de Cristo não é carga maior do que as penas são para a ave que as possui. Os mandamentos de Cristo não são penosos. Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas são paz.” (John Charles Ryle)

ORE: Pai, dá-nos o teu fardo e o teu jugo. Só assim teremos alívio das nossas próprias cargas. Amém.

Prévia de Amanhã

Há males que vêm para o bem...

História de José ensina sobre suportar adversidades com fé, revelando que Deus transforma sofrimento em propósito positivo e redenção.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Sáb
Sábado
11
Out

A preferência de Deus

6 Pois desejo misericórdia, não sacrifícios, e conhecimento de Deus em vez de holocaustos.

A religiosidade humana tem levado muitas pessoas a crer que o que Deus mais aprecia em nós é a elaboração de cultos repletos de liturgias, horários rigorosos, dias especiais ou sacrifícios mortificadores. Algumas pessoas acreditam que podem alcançar o coração de Deus construindo templos suntuosos ou criando nomes, imagens e figuras que o representem. Outras, numa tentativa de “ajudar” a Deus ou de diminuir o Seu trabalho, imaginam seres intermediários que possam interceder por nós, como se Ele precisasse de ajuda para nos ouvir.

No entanto, apesar da aparência de piedade que esses esforços possam ter, nada disso conquista o coração de Deus. Ele prefere o exercício da misericórdia, embora valorize nosso empenho em agradá-lo. Deus deseja que sejamos o sacrifício vivo, santo e agradável a Ele, exercendo racionalmente o amor a Ele sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos (Deuteronômio 10:12).

A religiosidade humana tende a se apegar às próprias invenções e imaginações. Prova disso é a infinidade de religiões, seitas, superstições e crenças existentes no mundo. Contudo, temos o Livro Sagrado que Deus nos deixou, orientando-nos a viver e agir segundo Sua vontade. Não precisamos adivinhar a vontade de um deus que se recusa a nos responder; as Escrituras nos apresentam o Deus Verdadeiro, e é a Ele que servimos (Isaías 59:1).

Portanto, esforcemo-nos para oferecer a Deus o melhor culto possível, sempre centrado na Sua Palavra. Mas jamais nos esqueçamos de praticar o amor, que é o que Ele de fato prefere em nós (João 13:34).

Deus lhe abençoe!

“Entender a vontade de Deus é meu problema; levar a efeito a vontade de Deus é meu privilégio; minimizar o valor da vontade de Deus é meu perigo.” (Paul Stromberg Rees)

ORE: Deus, que a tua boa, perfeita e agradável vontade sempre se cumpra em nós. Ensina-nos a viver sempre no centro do Teu propósito. Amém.

Devocional de Anteontem

Sex
Sexta
10
Out

Ganhando espaço no propósito de Deus

1 "Cante, ó estéril, você que nunca teve um filho; irrompa em canto, grite de alegria, você que nunca esteve em trabalho de parto; porque mais são os filhos da mulher abandonada do que os daquela que tem marido", diz o Senhor.

2 "Alargue o lugar de sua tenda, estenda bem as cortinas de sua tenda, não o impeça; estique suas cordas, firme suas estacas.

No tempo em que este texto foi escrito, a esterilidade era considerada uma grande humilhação. Uma mulher sem filhos e um homem sem descendência eram vistos como amaldiçoados. Muitos sofreram profundamente por causa disso (Gênesis 11:30). Aqui, a esterilidade é usada de forma metafórica para ilustrar o povo de Deus que vivia estéril espiritualmente, sem gerar frutos compatíveis com o propósito divino (Ezequiel 37:1-3).

O povo de Deus enfrentava ataques de inimigos, secas, doenças e divisões internas. Foram levados cativos, e grande parte desapareceu da História, pois não produziam frutos espirituais. Apesar de serem herdeiros da promessa de Abraão, afastaram-se de Deus e adoraram falsos deuses (Isaías 41:7).

Na plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, para resgatar o Seu povo. Ele veio para os seus, mas muitos não O receberam. Entretanto, essa Graça foi estendida a nós, que nem conhecíamos o Deus verdadeiro. Por meio de Cristo, podemos agora ampliar a nossa tenda, expandir nosso território espiritual e viver uma vida frutífera e abençoada.

Assim como Deus clamou ao Seu povo no passado, Ele hoje conclama o nosso coração: volte para Ele, cumpra o Seu propósito, e experimente uma vida de vitória e abundância em Cristo Jesus.

Deus lhe abençoe! “Separar-se para Deus é separar-se do pecado. Não há meio-termo!” (Aureliano Jr.)

ORE: Deus, ajuda-nos a cumprir o Teu propósito em nossas vidas, para que em tudo Te agrademos. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.