Concordância em Cristo
10 Obsecro autem vos, fratres, per nomen Domini nostri Iesu Christi, ut idipsum dicatis omnes, et non sint in vobis schismata, sitis autem perfecti in eodem sensu et in eadem sententia.
11 Significatum est enim mihi de vobis, fratres mei, ab his, qui sunt Chloes, quia contentiones inter vos sunt.
12 Hoc autem dico, quod unusquisque vestrum dicit: " Ego quidem sum Pauli , " Ego autem Apollo ", " Ego vero Cephae ", " Ego autem Christi ".
13 Divisus est Christus? Numquid Paulus crucifixus est pro vobis, aut in nomine Pauli baptizati estis?
Um dos grandes desafios da vida cristã comunitária é a superação do individualismo. Apesar de sermos indivíduos com características distintas uns dos outros — inclusive no serviço cristão, onde vários dons, talentos e ministérios se manifestam em pessoas diferentes —, é desejo de Deus que nos esforcemos para que prevaleça entre nós o senso de unidade que deve caracterizar o Corpo de Cristo. Nós, juntos, somos comparados a uma família, a um edifício, a uma lavoura, a um exército, e assim por diante; todos os exemplos aplicados à Igreja convergem para a ideia de que ela só funcionará plenamente se praticar a unidade cristã (1 Coríntios 12:12,13).
O exemplo da igreja de Corinto prova que as divisões podem praticamente anular todos os benefícios de Deus que se manifestam nela. Corinto tinha todos os dons, era confirmada por Deus, chamada de santa. Era uma igreja para ser admirada por todos! Mas a fama que corria sobre ela era de que se tratava de uma igreja dividida (1 Coríntios 3:3-9).
Viver em concordância não significa que seremos robôs, teleguiados por um líder, ou que nossa individualidade deva ser anulada. Significa, sim, que devemos pôr a vontade de Deus acima da nossa e os objetivos da Igreja acima dos nossos objetivos individuais (Efésios 4:1-13).
Viver em concordância não é uma missão fácil; mas, em Cristo, podemos cumpri-la, contribuindo para que Cristo cresça e nós diminuamos.
Deus lhe abençoe!
"Todos os males do nosso século decorrem do fato de se ter aprendido a dividir os átomos antes de se aprender a unir os homens."
(Cesare Zavattini).
ORE: Pai, apesar das muitas diferenças existentes entre os homens, sabemos que é teu desejo que sejamos concordes em tudo. Ensina-nos a cumprir essa missão. Amém.
Os tijolos da construção
Paulo destaca a humildade e unidade na Igreja, comparando-se a um tijolo, cuja verdadeira honra vem de ser parte do Corpo de Cristo.
O chamado de Deus
9 Fidelis Deus, per quem vocati estis in communionem Filii eius Iesu Christi Domini nostri.
As primeiras palavras de Paulo aos Coríntios revelam uma importante característica da graça de Deus. Paulo estava escrevendo a uma igreja que apresentava graves problemas de ordem moral, social, ética, espiritual e doutrinária. Entretanto, ele começa com animadoras palavras, elencando muitas virtudes que seria inimaginável pensar que existissem naquela igreja, se ele mesmo não tivesse falado delas. A igreja de Corinto mais parecia um barril de pólvora, prestes a explodir em crise a qualquer momento! Mas Paulo, pela inspiração do Espírito Santo, conseguiu enxergar nela valores que só têm uma explicação: a graça de Deus (1 Pedro 4:10)!
O grande segredo para compreender o aparente paradoxo de uma igreja com tantos problemas ser identificada também com tantas virtudes é: eles foram chamados pelo Deus que é fiel para confirmar o chamado. Mesmo que isso lhes custe dor e sofrimento no processo de correção, o Deus a quem serviam é competente para aperfeiçoá-los e santificá-los (1 Tessalonicenses 5:23,24).
O chamado de Deus é forte para nos constranger a reconhecer nossa condição errante e buscar nele o perdão, a conversão e a santificação. Deus é consciente da nossa incapacidade de produzir, por nossos próprios méritos, as condições necessárias para agradá-lo. Por isso, ele mesmo, fielmente, garante o sucesso daqueles que são chamados, dando-lhes a graça do aperfeiçoamento em Cristo Jesus (2 Coríntios 12:9).
O método de Deus para trazer os seus chamados ao aperfeiçoamento é claro: primeiro, ele chama; depois, ele corrige. Esse processo pode parecer simples à primeira vista, mas demanda um processo de libertação que pode ser doloroso, se o filho de Deus não corresponder com obediência (João 8:32).
O mais sensato é obedecer a Deus e rejeitar em nós tudo o que seja contrário à sua vontade.
Deus lhe abençoe!
“A conversão não é um processo suave e fácil como algumas pessoas imaginam; se assim fosse, o coração do homem jamais teria sido comparado a um solo não cultivado, e a Palavra de Deus, a um arado.”
(John Bunyan).
ORE: Senhor, converta-nos e aperfeiçoe-nos! Queremos te agradar em tudo. Amém.
Igreja perfeita?
1 Paulus, vocatus apostolus Christi Iesu per voluntatem Dei, et Sosthenes frater
2 ecclesiae Dei, quae est Corinthi, sanctificatis in Christo Iesu, vocatis sanctis cum omnibus, qui invocant nomen Domini nostri Iesu Christi in omni loco ipsorum et nostro:
3 gratia vobis et pax a Deo Patre nostro et Domino Iesu Christo.
4 Gratias ago Deo meo semper pro vobis in gratia Dei, quae data est vobis in Christo Iesu,
5 quia in omnibus divites facti estis in illo, in omni verbo et in omni scientia,
6 sicut testimonium Christi confirmatum est in vobis,
7 ita ut nihil vobis desit in ulla donatione, exspectantibus revelationem Domini nostri Iesu Christi;
8 qui et confirmabit vos usque ad finem sine crimine in die Domini nostri Iesu Christi.
O início da carta de Paulo aos Coríntios revela uma igreja detentora de grandes virtudes: eles eram santificados, santos, receberam a graça de Deus, foram enriquecidos na palavra e no conhecimento, receberam todos os dons, e foi prevista a sua confirmação como irrepreensíveis. Ler uma exposição dessa acerca do caráter de uma igreja poderia nos levar a concluir enfaticamente que estamos, enfim, diante de uma igreja perfeita! A igreja de Corinto tinha qualidades demais para se cogitar que tivesse algum defeito. A saudação de Paulo era forte demais para se imaginar que haveria espaço, no restante da carta, para conter alguma crítica!
Entretanto, quando lemos o desenrolar da carta, nos surpreendemos com a sucessão de problemas que se avolumavam na igreja de Corinto e que necessitavam de imediata solução: havia mexericos, dissensões, divisões e favoritismos; havia promiscuidade sexual, escândalos e desordem. Contudo, havia uma igreja sedenta pela solução desses problemas, para que a semente do evangelho pudesse, enfim, render frutos.
A igreja não é lugar de pessoas sem defeitos. Ela é feita de pecadores que descobriram que, em Cristo Jesus, há solução para eles! (Leia 1 Coríntios).
Deus lhe abençoe!
"Esta vida não foi feita para ser o lugar de nossa perfeição, mas de nossa preparação para ela." (Richard Baxter)
ORE: Deus amado, temos defeitos e limitações. Pedimos-te que nos aperfeiçoe pela tua Palavra, para que, apesar da nossa debilidade, possamos ser recebidos por ti. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.