Devocional de Hoje

Sáb
Sábado
24
Mai

Nada é nosso; Tudo é de Deus!

7 Car qui est-ce qui te distingue? Et qu'as-tu, que tu ne l'aies reçu? Et si tu l'as reçu, pourquoi t'en glorifies-tu, comme si tu ne l'avais point reçu?

8 Vous êtes déjà rassasiés, vous êtes déjà riches, vous régnez sans nous. Et plût à Dieu que vous régnassiez, afin que nous régnassions aussi avec vous!

9 Car je pense que Dieu nous a exposés, nous les apôtres, comme les derniers des hommes, comme des gens voués à la mort, nous faisant servir de spectacle au monde, et aux anges et aux hommes.

Os filhos de Deus devem viver em constante vigilância. Ainda estamos sujeitos ao pecado, o que nos torna vulneráveis à queda, caso não estejamos atentos. Recebemos tantas bênçãos por meio da Graça de Deus que, se não soubermos lidar com elas, podemos cair na armadilha do orgulho — achando-nos especiais, mais queridos por Deus do que os outros, ou até superiores por aparentarmos algum tipo de favoritismo divino (Tiago 4:16).

As Escrituras, porém, são claras: Deus não faz acepção de pessoas. Somos apenas despenseiros da Sua Graça — depósitos da Vontade Divina. Ainda que isso nos conceda grandes bênçãos, sendo a maior delas a Vida Eterna, não há mérito algum em nós. Tudo o que se manifesta em nossas vidas é unicamente fruto da bondade de Deus (Efésios 2:8,9).

O Senhor reprova qualquer sentimento de favoritismo. Por meio dos apóstolos, Ele ensina que devemos cultivar a humildade, considerando cada irmão como superior a nós mesmos. O próprio Paulo dá esse exemplo, ao afirmar que ele e os demais apóstolos, apesar da aparente importância, consideram-se os últimos, como condenados à morte, expostos como espetáculo ao mundo. Que belíssima demonstração de humildade! Que ela nos inspire a valorizar o próximo e rejeitar todo egocentrismo (Filipenses 2:3).

No Reino de Deus não há espaço para privilégios pessoais ou bênçãos exclusivas. Somos um só corpo; se um é abençoado, todos são. Se um sofre, todos sofrem.

Deus lhe abençoe!

"Aquele que deixa Deus fora de seus cálculos não sabe contar."Thomas A. Davis

ORE: Pai de Amor, nós somos em tudo dependentes de ti. Nada do que temos vem de nós, mas de ti. E o que temos não nos faz maiores, mas menores do que o nosso irmão. Dá-nos humildade para entender isso. Amém.

Prévia de Amanhã

Dom
Domingo
25
Mai

Adubo espiritual

A vida cristã, inspirada em Jesus, é de sacrifício e renúncia, sempre priorizando a vontade de Deus sobre desejos pessoais.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Sex
Sexta
23
Mai

O exemplo como ferramenta de ensino

5 C'est pourquoi, ne jugez de rien avant le temps, jusqu'à ce que vienne le Seigneur, qui mettra en évidence les choses cachées dans les ténèbres, et qui manifestera les desseins des cœurs; et alors Dieu donnera à chacun sa louange.

6 Or, mes frères, je me suis appliqué ces choses, ainsi qu'à Apollos, à cause de vous, afin que vous appreniez en nos personnes à ne pas penser au-delà de ce qui est écrit, afin que nul de vous ne mette son orgueil en l'un pour s'élever contre l'autre.

Na carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo enfrenta o desafio de corrigir uma igreja que, embora possuísse muitas qualidades e virtudes, carregava graves erros morais, éticos e comportamentais que exigiam correção imediata. Ele sabia que não bastariam discursos eloquentes ou argumentos humanos — os coríntios já estavam acostumados a isso. Era necessário que o poder de Deus e a ação corretiva do Espírito Santo se manifestassem com autoridade (1 Coríntios 2:1-4).

Para isso, Paulo recorre ao próprio exemplo de vida, bem como ao de seu companheiro Apolo, como modelo de conduta cristã. Ele os apresenta como referência para ensinar como devem viver aqueles que desejam ser aprovados como representantes de Deus na terra. E conclui advertindo: é essencial que todos pautem a vida nas Escrituras e evitem usar o favor divino como justificativa para atitudes erradas, como se o livramento do pecado fosse uma licença para continuar pecando (Mateus 6:23).

Essa exortação é extremamente relevante para nós, cristãos de hoje. Vivemos em tempos marcados pelo relativismo moral, onde os limites entre certo e errado parecem cada vez mais indefinidos. No mundo atual, tudo se torna justificável desde que a intenção pareça boa. Mesmo o pecado pode ser tolerado se for “por uma boa causa”.

Como servos de Deus, o nosso exemplo é uma verdadeira sala de aula viva. É por meio do nosso comportamento que o mundo — e até mesmo a própria igreja — compreende o que significa ser um filho de Deus. Por isso, sejamos referências fiéis da vontade do Senhor, andando de modo digno dAquele que nos chamou (Colossenses 1:10).

Deus lhe abençoe!

Somos semelhantes a uma fôrma, que dá à massa o desenho que o bolo terá; o mundo só tem o nosso exemplo para conhecer como de fato Cristo Jesus espera que as pessoas sejam.” (Aureliano Jr.)

ORE: Senhor Deus, como é grande a nossa responsabilidade! Temos a missão de ser exemplo diante do mundo. Dá-nos sabedoria para desempenhar esse papel com maestria. Amém.

Devocional de Anteontem

Qui
Quinta
22
Mai

A vida cristã e a consciência

1 Que chacun donc nous regarde comme des serviteurs de Christ et des dispensateurs des mystères de Dieu.

2 Mais au reste, ce qu'on demande des dispensateurs, c'est que chacun soit trouvé fidèle.

3 Pour moi, il m'importe fort peu d'être jugé par vous, ou par un tribunal humain; et je ne me juge pas non plus moi-même.

4 Car je ne me sens coupable de rien; pour cela, néanmoins, je ne suis pas justifié; mais celui qui me juge, c'est le Seigneur.

A fé cristã está firmada sobre fundamentos éticos e morais. A Igreja de Cristo herdou essa estrutura que Deus, por meio de Moisés, entregou ao povo de Israel. Jesus foi claro ao afirmar que, se a nossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, não entraremos no Reino dos Céus (Mateus 5:20).

Desde o Pentecostes, quando a Igreja foi inaugurada, temos sido constantemente avaliados pelos padrões de moralidade e ética que nós mesmos proclamamos. Frases como “você não é crente? Por que está agindo assim?” ou “diz que é cristão, mas vive como se não fosse” revelam a grande responsabilidade que carregamos como despenseiros da graça de Deus. Se o nosso testemunho não estiver alinhado com o que pregamos — ou seja, se não vivermos o que anunciamos — seremos reprovados, e muitos rejeitarão a Cristo por causa do nosso mau comportamento (2 Timóteo 2:15).

É indispensável mantermos a consciência limpa. Para isso, devemos viver de forma que o mundo nos enxergue como dignos representantes de Cristo. Isso não nos isenta de sofrer calúnias ou falsas acusações — afinal, foi exatamente o que aconteceu com o próprio Jesus. Ainda assim, Deus sempre levantará alguém que reconheça a nossa integridade, como fez Pilatos ao dizer: “Não vejo crime algum neste homem” (João 19:4).

Somos despenseiros de Deus — responsáveis por cuidar da “despensa” da Sua graça salvadora. Se queremos cooperar com a salvação de outros, precisamos zelar pela nossa boa consciência (1 Timóteo 1:19).

Deus lhe abençoe!

Desejo conduzir de tal maneira os negócios desta administração que, se no final, ao entregar o poder, eu houver perdido todos os outros amigos na terra, tenha ainda um amigo — e esse amigo seja a minha própria consciência.” (Abraão Lincoln)

ORE: Pai bendito, dá-nos sabedoria para vivermos de maneira vigilante. Que, por meio do nosso bom testemunho, sejamos reconhecidos como verdadeiros ministros de Cristo! Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.