Devocional de Hoje

Seg
Segunda
26
Jan

O silêncio e a sabedoria

19 Ainsi, mes frères bien-aimés, que tout homme soit prompt à écouter, lent à parler, lent à se mettre en colère;

Deus nos dotou com a capacidade de comunicação e nos presenteou com o dom da fala. Através das palavras, construímos raciocínios complexos e podemos ser compreendidos pelos outros. A fala nos permite não apenas interagir com nossos semelhantes, mas também nos dá a oportunidade de nos comunicarmos com Deus. É uma ferramenta poderosa que revela quem somos e o que pretendemos.

No entanto, a fala não é um instinto descontrolado; é uma faculdade que podemos e devemos dominar. Temos a liberdade de escolher o que, como, quando, por que, e para quem falar. Mas o maior controle que podemos exercer sobre nossa fala é, paradoxalmente, o silêncio. O silêncio se torna uma joia preciosa quando preservado em situações onde palavras precipitadas poderiam causar grandes prejuízos (Eclesiastes 3:7).

O silêncio pode ser uma expressão de esperança (Lamentações 3:26-29); um reconhecimento do poder soberano de Deus em qualquer situação (Salmos 46:10); uma estratégia eficaz em momentos de batalha (Êxodo 14:14); e uma demonstração de reverência e adoração ao Senhor (Habacuque 2:20). Controlar a língua é um sinal de sabedoria, pois até mesmo um tolo pode ser considerado sábio quando se cala (Provérbios 17:27,28).

Falar sem pensar, sem medir as palavras, sem considerar o impacto sobre os ouvintes, e sem se preocupar em ser compreendido são comportamentos que uma pessoa em busca de sabedoria deve evitar. Normalmente, os imprudentes falam demais, enquanto os sábios ponderam cada palavra. Os sábios sabem quando falar e quando silenciar, e no silêncio, mantêm o domínio sobre o que ainda não foi dito. Até mesmo o Senhor Jesus, cujo ministério estava centrado em palavras e milagres, escolheu, em certos momentos, o silêncio (Mateus 26:63).

Diante de situações desafiadoras, opte pelo silêncio ou fale apenas o necessário. Deixe que Deus fale por você; Ele sempre saberá o que dizer em seu favor.

Deus lhe abençoe!

“Somos senhores das palavras que não pronunciamos; mas, nos tornamos escravos daquilo que sai da nossa boca.” - Provérbio Árabe.

Prévia de Amanhã

Esperar vale a pena!

Deus trabalha com paciência e sabedoria, controlando o tempo para cumprir Seu propósito e nos ensinando a desacelerar e confiar Nele.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Dom
Domingo
25
Jan

O verdadeiro sentido da vida

13 Les paroles des sages sont comme des aiguillons, et réunies en recueil, elles sont comme des clous plantés. Celles-ci ont été données par un seul pasteur.

“Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou?”: essas são perguntas que refletem as inquietações do ser humano sobre sua existência. Todos nós, em algum momento, sentimos que a vida deve ter um propósito, que há um sentido maior para nossa existência (Salmos 139). As pessoas clamam por uma resposta que esclareça o verdadeiro significado da vida!

A filosofia é um esforço humano em busca de uma resposta que satisfaça a alma quanto à sua existência e ao mundo ao seu redor. Nas Escrituras, vemos Jó questionando sua condição, Salomão tentando entender a vida "debaixo do sol", e muitos sábios e profetas ponderando sobre o sentido da vida. “Penso, logo, existo”, disse René Descartes; e, porque pensamos, buscamos respostas.

O tolo despreza a verdade (Provérbios 23:9); o louco se apega às coisas materiais (Lucas 12:20); e o insensato não crê em Deus (Salmos 53:1). Quem tenta encontrar, por si mesmo, as respostas para explicar sua existência, esbarrará em suas próprias limitações e terminará ainda mais frustrado. Diante da incapacidade de explicar a si mesmo e da resistência do homem à verdade, a filosofia chegou ao relativismo, que defende um mundo sem fronteiras de qualquer tipo, onde tudo se mistura; onde a verdade não é apenas relativa, mas se dissolve na percepção de cada indivíduo, transformando a existência em uma "sopa" de perguntas, sem respostas.

No entanto, Deus não nos deixa sem resposta para nossos questionamentos. E a resposta para o sentido da vida é simples e traz paz ao coração daqueles que ouvem Sua voz: o propósito da vida não é perseguir a satisfação terrena ou viver em negação, aguardando a morte. O verdadeiro sentido da vida está resumido no livro de Eclesiastes: vivemos para reverenciar a Deus e cumprir Sua vontade. Não seremos bem-sucedidos se não andarmos com Deus (João 5:14).

As angústias que nos atormentam se dissiparão se Deus for o centro de nossa vida. Quando isso acontecer, tudo fará sentido!

Deus lhe abençoe!

“Haja o que houver, esta vida sempre termina mal. A próxima é que é o negócio. Tudo o que fazemos neste mundo não deve ser movido pela esperança de dias melhores, mas exclusivamente pelo amor a Deus e ao próximo. Isso é toda a Lei e os profetas.” - Olavo de Carvalho.

Devocional de Anteontem

Sáb
Sábado
24
Jan

O poder da influência

33 Ne vous abusez point: les mauvaises compagnies corrompent les bonnes mœurs.

Influência é a ação de um agente externo que provoca mudanças em nós. Somos seres sociais e, inevitavelmente, influenciáveis. Mesmo quando alguém afirma não se deixar influenciar por nada nem por ninguém, sem perceber, já foi influenciado a pensar assim.

Vivemos em ambientes que foram moldados por aqueles que os criaram e que, por sua vez, influenciam todos os que deles participam. O comportamento das pessoas muda de acordo com o ambiente em que estão: a roupa, a música, a linguagem e a moralidade. Mesmo uma pessoa de caráter forte e com convicções morais firmes pode, ao estar frequentemente em companhia de pessoas imorais, começar a mudar seus hábitos sem perceber.

Há dois tipos de pessoas: os influenciados e os influenciadores. Os primeiros são aqueles que absorvem o que os impressiona; os últimos são aqueles que moldam o comportamento das pessoas e o funcionamento do mundo. Infelizmente, os influenciadores que mais sucesso fazem muitas vezes dão as piores contribuições para a formação do caráter. Gradualmente, o mundo vai mudando, e as pessoas mudam com ele: o que antes era moralmente reprovável torna-se aceitável; palavras que antes não se pronunciavam agora saem da nossa boca; roupas que jamais usaríamos passam a fazer parte do nosso guarda-roupa; e costumes que antes reprovávamos passam a integrar a nossa rotina. Isso não acontece por acaso; é algo planejado e preparado para transformar o mundo. Cada conversa, música, gíria, expressão, pensamento e comportamento vai mudando sutilmente, e o mundo vai se tornando cada vez pior (Mateus 24:12).

Esse fenômeno infelizmente atinge muitos filhos de Deus, que não estão atentos ao que acontece no mundo. A cada nova tendência, seu comportamento vai se descaracterizando, a ponto de quase não serem mais reconhecidos como filhos de Deus. É claro que devemos ser sociáveis, mas também devemos lutar para que o nosso comportamento influencie as pessoas com o caráter de Cristo, e não permitir que sejamos influenciados a ponto de desfigurar nosso testemunho (Mateus 24:4).

Seja um influenciador dos princípios da Palavra de Deus. Não seja um imitador dos que erram. Deus lhe honrará!

Deus lhe abençoe!

“Diz-se da melhor companhia: a sua conversa é instrutiva, o seu silêncio, formativo.” - Johann Goethe.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.