O Pai das misericórdias
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus. Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo” (2 Coríntios 1:3-5).
A ação restauradora de Deus, por meio de suas misericórdias, sobre os seus filhos é verdadeiramente maravilhosa. Pelas misericórdias do Senhor, somos preservados da destruição e alcançados para a salvação em Cristo Jesus. Mas a manifestação das suas misericórdias vai além: Deus também nos consola nas tribulações e nos capacita, por meio da experiência do sofrimento, a consolar outros, utilizando a mesma consolação que Ele derrama sobre nossas almas (Lucas 6:36).
As misericórdias de Deus nos ensinam que todas as tribulações pelas quais passamos, e não são poucas, têm um propósito: nos preparar para consolar nossos irmãos. Mesmo em meio a dificuldades, somos abundantemente consolados em Cristo Jesus (Mateus 5:7).
É reconfortante saber que nossos sofrimentos não são em vão. Há um propósito divino em cada tribulação que enfrentamos. Essa consciência fortalece nosso ânimo para seguir na fé, mesmo quando a vida parece difícil ou injusta. Mesmo diante de sofrimentos, lutas ou perseguições, podemos confiar que, pelas misericórdias de Deus, somos preparados e capacitados para boas obras. Entre essas obras, destaca-se a habilidade de socorrer aqueles que sofrem, transmitindo experiência, esperança e encorajamento, para que também saiam fortalecidos e mais próximos de Cristo (Hebreus 4:16).
Deus lhe abençoe!
“Se no final de uma misericórdia não estivesse o começo de outra, estaríamos perdidos” (Phillip Henry).
ORE: Pai das misericórdias, agradecemos pelo teu amor e pelas tuas misericórdias que se manifestam sobre nós. Sem elas, já teríamos sido consumidos. Amém.
Exemplo nas tribulações
Tribulações são oportunidades de aprendizado e exemplo, fortalecendo a fé e paciência para ajudar outros em suas lutas. Deus nos guia nisso. Amém.
A força da oração na guerra contra o mal
18 Priant en tout temps par l'Esprit par toutes sortes de prières et de supplications; et veillant à cela en toute persévérance, et priant pour tous les Saints,
Certa vez, um pastor, cansado pelas muitas lutas que enfrentava, caminhava sozinho por uma rua, quando notou um menino sentado na calçada, chorando e olhando para o céu. O garoto, entre soluços, repetia baixinho o alfabeto: “a… b… c…”. Intrigado, o pastor se aproximou e perguntou o que estava acontecendo.
O menino explicou que sua mãe estava muito doente, desacordada na cama. Sem saber como orar, decidiu enviar as letras do alfabeto para Deus, confiando que Ele montaria a oração por ele. Comovido, o pastor abraçou o garoto e entrou em sua casa. Depois de uma oração fervorosa, a mãe despertou curada. Naquele momento, o pastor entendeu que sua própria caminhada de provas havia sido o caminho que Deus usou para levá-lo até ali. Ele era a resposta à oração daquele menino.
Que lição poderosa! A oração é uma arma invencível contra o mal. Paulo encerra a descrição da armadura de Deus lembrando que, mesmo equipados, nada podemos sem uma vida de oração constante (1 Tessalonicenses 5:17).
Assim como aquele menino, muitas vezes não sabemos orar como convém. Mas podemos confiar que o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Romanos 8:26).
Deus lhe abençoe!
“Se você se entrega à oração estribado no seu poder, nada obterá; então, apresente a Deus sua fraqueza, e você prevalecerá. Não há melhor argumento ante o amor divino que a fraqueza e a dor; nada pode prevalecer de tal maneira com o grande coração de Deus como o seu coração desmaiado” (Charles Haddon Spurgeon).
ORE: Deus maravilhoso, pedimos a Ti força e poder para perseverarmos na caminhada da fé, até a volta de Cristo. Amém.
O capacete da salvação
17 Prenez aussi le casque du salut, et l'épée de l'Esprit, qui est la parole de Dieu;
Na alegoria da armadura de Deus, Paulo menciona o capacete da salvação e, associado a ele, a espada do Espírito. Não são uma única arma, mas dois recursos que atuam em conjunto, um para a defesa e o outro para o ataque.
As Escrituras nos ensinam que a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes. Por isso, é um recurso poderoso para neutralizar os ataques do inimigo. Não podemos esquecer o episódio em que Jesus, no deserto, resistiu às tentações de Satanás apenas citando a Palavra (Lucas 4:8).
Enquanto a espada do Espírito nos prepara para atacar, o capacete da salvação protege a nossa mente e o nosso coração. A Palavra de Deus nos equipa para resistir às ciladas do adversário, que tenta nos seduzir com sutilezas e enganos. Se estivermos revestidos da verdade, assim como Jesus, estaremos prontos para rejeitar toda proposta do maligno. Da mesma forma, ao conhecer a Palavra, temos autoridade para resistir ao diabo, fazendo-o recuar diante da autoridade do Senhor (Tiago 4:7).
Estamos muito bem armados para a batalha espiritual e guiados pelo nosso General, Cristo Jesus. Ainda que soframos no corpo, somos mais do que vencedores na dimensão espiritual (Romanos 8:37-39).
Deus lhe abençoe!
“Nossa salvação é tão bem projetada, tão bem harmonizada, que Deus pode ter misericórdia dos pobres pecadores e estar em paz com eles, sem nenhum prejuízo em Sua verdade e justiça” (Matthew Henry).
ORE: Deus maravilhoso, te glorificamos pela tua Palavra, que é viva e eficaz para manter igualmente viva a nossa fé. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.