Força na fraqueza
7 Jotta nämä valtavat ilmestykset eivät tekisi minua ylpeäksi, olen saanut pistävän piikin ruumiiseeni, Saatanan enkelin kurittamaan itseäni, etten ylpistyisi.
8 Olen kolme kertaa pyytänyt Herralta, että pääsisin siitä.
10 Siksi iloitsen heikkoudesta, loukkauksista, vaikeuksista, vainoista ja ahdingoista, joihin joudun Kristuksen tähden. Juuri heikkona olen voimakas.
Nas Escrituras, o cristão é comparado a um vaso; e, por sua natureza, um vaso só tem utilidade se estiver primeiro vazio, para que possa ser ocupado. Esse é o conceito da Graça de Deus: primeiro, ela nos esvazia de nós mesmos, para que então possamos ser cheios dela própria (Gálatas 2:20).
E como isso acontece? Deus permite que nosso ego seja quebrado através das lutas, provações e sofrimentos. Se somente a graça se manifestar em nós; se vivermos em constante estado de glória, sem jamais passarmos pela cruz de Cristo, corremos o risco de sermos absorvidos pelo nosso próprio ego, achando-nos autossuficientes na fé. Certas teologias modernas sugerem, veladamente, que Deus dependeria de nós, e não o contrário. Mas não podemos esquecer: tudo o que Deus fez por nós foi por amor, e continuamos imerecedores de Sua bondade.
Devemos encarar as lutas, provações e sofrimentos como oportunidades para crescimento e aperfeiçoamento, vendo o lado positivo que Deus quer operar em nossa vida. O sofrimento não é o padrão de Deus; Ele tem sempre o melhor para nós. Entretanto, se na caminhada com Cristo enfrentarmos provas, não devemos nos desesperar ou perder o ânimo, porque Cristo Jesus venceu o mundo. E, se Ele já venceu, por meio d’Ele também somos vencedores (João 16:33).
Deus lhe abençoe!
“Se a graça é favor imerecido, ela se aperfeiçoa em nós, quando sofremos o que merecemos para desfrutar do que não merecemos.” (Aureliano Jr.)
ORE: Pai, dá-nos a tua graça. Ela já nos basta. Amém.
Importa que Cristo seja anunciado
A Igreja persevera na pregação do Evangelho, imune a perseguições, expandindo a fé cristã globalmente, impactando culturas e sociedades.
Quem suportaria isso por amor a Cristo?
25 kolmesti olen saanut raippoja, kerran minua on kivitetty, kolme kertaa olen joutunut haaksirikkoon, olen ajelehtinut meressä vuorokauden.
26 Olen yhtenään ollut matkoilla, olen ollut vaarassa hukkua jokiin ja joutua rosvojen käsiin, vaarassa niin maanmiesteni kuin vierasheimoisten joukossa, vaarassa kaupungissa ja autiomaassa, vaarassa merellä, vaarassa valeveljien parissa.
27 Olen raatanut ja nähnyt vaivaa, valvonut paljon, kärsinyt nälkää ja janoa, paastonnut usein, palellut vähissä vaatteissa.
28 Kaikkien näiden hankaluuksien lisäksi minua joka päivä painaa huoli kaikista seurakunnista.
Paulo, em resposta aos questionamentos surgidos entre os cristãos de Corinto sobre o seu ministério, apresenta um resumo impressionante de tudo o que sofria por amor a Cristo. Ele, que sempre demonstrou equilíbrio emocional e espiritual, chega a confessar que quase lhe faltava o juízo ao tratar desse assunto, tamanha era a dor por ser questionado pelos irmãos (2 Coríntios 11:17,23). Para Paulo, o questionamento do seu ministério, considerando todo o sofrimento que enfrentava para edificar as igrejas e alcançar vidas, parecia um ato de profunda ingratidão por parte daqueles que haviam sido abençoados pelo seu esforço (2 Coríntios 11:5).
A indignação de Paulo não era por si mesmo, mas por Cristo Jesus, quem lhe dava forças para continuar e livrava-o de todo mal para que cumprisse a vontade de Deus (2 Coríntios 11:10). Essa indignação nos faz refletir sobre a dor que muitos servos fiéis de Deus sentem quando seus esforços pelo Reino não são reconhecidos. Mas também nos desafia: quem de nós suportaria tantas provações por amor a Cristo? Até que ponto estamos dispostos a ir para defender o Nome de Jesus e a fé que nos foi confiada (Romanos 8:35)?
Que possamos permanecer firmes, sempre prontos para enfrentar os desafios que surgirem pelo Reino de Deus, com coragem e perseverança, sabendo que o sofrimento segundo a vontade divina sempre conduz à glória.
Deus lhe abençoe!
“O Calvário é a grande prova que Deus dá de que o sofrimento segundo a vontade divina sempre conduz à glória.” (Warren Wiersbe)
ORE: Senhor, dá-nos graça para enfrentarmos os sofrimentos inerentes ao nosso compromisso de ser testemunhas fiéis. Amém.
Cuidado com os disfarces!
12 Näin minä toimin nyt ja edelleenkin, jotta en antaisi halukkaille tilaisuutta ylpeilemiseen; eivät he ole hiukkaakaan meitä parempia.
13 Semmoiset ovat vääriä apostoleja, petollisia työntekijöitä, he vain tekeytyvät Kristuksen apostoleiksi.
14 Eikä ihme, tekeytyyhän itse Saatanakin valon enkeliksi.
15 Ei siis ole mitenkään merkillistä, että hänen palvelijansa esiintyvät Jumalan asian palvelijoina. He saavat tekojensa mukaisen lopun.
A história da queda humana nos traz um ensino muito importante: Satanás, a antiga serpente, é habilidoso na mentira e na sedução. Ele despertou em Eva desejos que a levaram ao pecado, mostrando que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e desejável para alcançar entendimento: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (Gênesis 3:6; 1 João 2:16). Esse mesmo modelo de engano continua até hoje, mas agora Satanás não usa mais o disfarce de serpente; ele treina seus asseclas, lobos enganadores que perambulam entre o povo de Deus em pele de cordeiros. Com palavras persuasivas, exercitando a arte do engano e da mentira, eles confundem os incautos e provocam confusão entre os fiéis (2 Timóteo 3:1-9).
Muitos neófitos, que ainda não se aprofundaram na Verdade de Deus, ficam impressionados com a oratória e o carisma dessas pessoas e se deixam levar. Diferente dos Bereanos, que examinavam cada ensinamento com cuidado, comparando-o com as Escrituras para confirmar a verdade (Atos 17:10-12), muitos aceitam os falsos ensinamentos sem discernimento, abrindo portas para a influência do engano.
Por isso, precisamos cuidar da mente e do coração, não aceitando qualquer ensino sem primeiro confrontá-lo com a Palavra de Deus. Devemos ser vigilantes, firmes na fé e atentos às sutilezas do inimigo, lembrando que ele não suporta a verdade. Assim, permanecemos seguros, evitando sermos enganados por quem se apresenta como servo de Deus, mas não passa de obreiro fraudulento.
Deus lhe abençoe!
“Satanás é um perito em disfarces. Ele ensina suas técnicas àqueles que o servem, mas têm um ponto fraco: são mentirosos e não suportam a Verdade.” (Aureliano Jr.)
ORE: Senhor, guarda a nossa mente e o nosso coração, para que não sejamos enredados pelas vãs sutilezas do engano. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.