Devocional de Hoje

Ter
Terça
22
Jul

O conserto da liberdade

21 Te, jotka tahdotte elää lain alaisuudessa, vastatkaa: ettekö kuule, mitä laki sanoo?

22 Pyhissä kirjoituksissa kerrotaan, että Abrahamilla oli kaksi poikaa, joista toisen synnytti orjatar, toisen vapaa nainen.

23 Orjattaren poika syntyi luonnonjärjestyksen mukaisesti, vapaan naisen poika sen sijaan lupauksen voimasta.

24 Tämä on vertauskuva. Naisilla tarkoitetaan kahta liittoa. Toinen on Siinainvuoren liitto, joka synnyttää orjuuteen, ja se on Hagar.

25 Hagar tarkoittaa Arabiassa olevaa Siinainvuorta, ja sitä vastaa nykyinen Jerusalem, joka lapsineen elää orjuudessa.

26 Mutta taivaallinen Jerusalem on vapaa, ja se on meidän äitimme.

Oh, que maravilhoso conserto Deus firmou conosco por meio do sacrifício de Cristo Jesus! A Lei, que é boa, acabou se tornando instrumento de escravidão, não por causa da sua natureza, mas por causa da nossa maldade. A condição pecadora do homem tornou impossível o pleno cumprimento da Lei. Assim, aquilo que deveria ser bênção tornou-se maldição, pois a Lei apenas evidenciou nossa incapacidade de agradar a Deus (Gálatas 3:13).

Havia, portanto, a necessidade de um novo conserto. Mas o problema persistia: Deus é santo, justo e puro, e não pode conviver com o pecado humano. O homem, por sua vez, continua impuro, pecador e separado de Deus. Era preciso que esse novo conserto fosse suficientemente eficaz para derrubar a barreira que havia entre o Criador e suas criaturas (Isaías 59:2).

O sacrifício de animais provou ser insuficiente para redimir o pecador. A velha criatura era irremediavelmente incapaz de se reconciliar com Deus. Portanto, seria necessário um sacrifício superior, definitivo e suficientemente poderoso para não apenas redimir, mas transformar o homem em uma nova criatura (Hebreus 10:10,3-9).

Esse é o milagre do novo conserto em Cristo Jesus: seu sangue é infinitamente superior ao sangue de animais, e poderoso para redimir e regenerar o homem. Em Cristo, nascemos de novo, passamos a fazer parte do Reino dos Céus e fomos chamados à liberdade, que só pode ser encontrada nesse novo conserto firmado com Deus por meio de seu Filho (Gálatas 5:13).

Deus lhe abençoe!

“Liberdade significa capacidade de não violar a lei de Deus. Licenciosidade significa insistência em fazer o que se deseja.” Oswald Chambers

ORE: Deus Pai, te agradecemos pela liberdade com que nos agraciaste, por meio de Cristo Jesus! Ensina-nos a vivê-la com responsabilidade e santidade. Amém.

Prévia de Amanhã

Filhos da Promessa

Reflexão sobre a promessa de Deus, nossa filiação espiritual em Cristo e a herança da fé com desafios e bênçãos divinas.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Seg
Segunda
21
Jul

Religiosismo vazio

7 Sinä et siis enää ole orja vaan lapsi. Ja jos kerran olet lapsi, olet myös perillinen, Jumalan tahdosta.

8 Silloin, kun ette vielä tunteneet Jumalaa, te palvelitte jumalina sellaisia, jotka eivät mitään jumalia ole.

9 Mutta nyt te tunnette Jumalan, ja ennen kaikkea Jumala tuntee teidät. Kuinka te nyt jälleen turvaudutte noihin heikkoihin ja surkeisiin alkuvoimiin? Aiotteko jälleen alistua niiden orjiksi?

A fé em Cristo Jesus provoca em nós mudanças maravilhosas e radicais: estávamos mortos em delitos e pecados, e agora vivemos em novidade de vida; éramos inimigos de Deus, e agora somos seus filhos amados; estávamos destinados à condenação eterna, e agora nos tornamos herdeiros de Deus por Cristo; servíamos a deuses estranhos e imaginários, e agora conhecemos e somos conhecidos de Deus, fazendo a Sua vontade (Mateus 12:49,50).

O problema do homem é o próprio homem. Ele não se satisfaz com a ideia de que Deus é invisível, santo e puro, e que habita no Altíssimo lugar. Em vez disso, ele insiste em acreditar que é possível servir a Deus e continuar vivendo de forma pecaminosa e dissoluta. Como o Deus verdadeiro, apresentado nas Escrituras, não se encaixa no imaginário desse homem dissoluto, ele cria para si deuses inventados, que se moldam à sua própria corrupção, permitindo-lhe viver no erro (Romanos 1:26,27).

Assim, muitos que realmente conhecem a Deus e O servem com sinceridade acabam sendo atraídos pelos modelos de culto dos que não conhecem a Deus. Isso os leva a criar uma infinidade de regras e rudimentos que não se encaixam no modelo de liberdade que Cristo Jesus ensina e que o Espírito Santo estimula em nós (2 Coríntios 3:17,18).

Deus nos chamou à liberdade. Não devemos voltar a nos colocar sob o jugo da escravidão. Devemos viver uma vida espiritual frutífera e produtiva, buscando intimidade com Deus e alicerçando nossa fé em Sua Palavra (Apocalipse 2:10).

Que busquemos viver o melhor de Deus, amando-nos uns aos outros e desfrutando de Sua presença em liberdade!

Deus lhe abençoe!

“A religião de algumas pessoas é exatamente como uma perna de madeira. Não tem calor nem vida e, embora ajude a claudicar por aí, nunca se torna parte do homem e precisa ser colocada todas as manhãs.” (Anônimo)

ORE: Senhor Deus, não queremos ser meros e vazios religiosos na tua casa. Queremos ter vida, e vida com abundância. Enche-nos do teu Espírito para que possamos desfrutar da tua presença. Amém.

Devocional de Anteontem

Dom
Domingo
20
Jul

Intimidade com o Pai

1 Tarkoitan tätä: niin kauan kuin perillinen on alaikäinen, hän ei mitenkään eroa orjasta vaikka onkin kaiken omistaja.

2 Hän on huoltajien ja holhoojien alainen isänsä asettamaan määräaikaan asti.

3 Samoin on meidän laitamme. Niin kauan kuin olimme alaikäisiä, olimme maailman alkuvoimien orjia.

4 Mutta kun aika oli täyttynyt, Jumala lähetti tänne Poikansa. Naisesta hän syntyi ja tuli lain alaiseksi

5 lunastaakseen lain alaisina elävät vapaiksi, että me pääsisimme lapsen asemaan.

Paulo é muito didático em seus ensinos. Ele não deixa margem para dúvidas. Neste trecho, ele faz uma bela comparação, explicando que, enquanto o herdeiro for criança, ele não estará capacitado a cuidar da própria herança. Embora tenha direito a tudo, ainda dependerá de tutores e curadores para proteger seus interesses, até que cresça e esteja preparado para defender o bem que recebeu (Lucas 2:41).

Essa comparação ajuda a entender o motivo de Deus, por um longo tempo, ter mantido o seu povo sob a Lei. Eles não tinham condições de cuidar da própria herança, ou seja, da vida eterna. Mas, com a plenitude dos tempos, ou seja, o amadurecimento da humanidade na compreensão de sua necessidade de conhecer o Deus verdadeiro, Deus enviou Jesus, em forma humana, para viver entre nós e nos apresentar o Pai (Hebreus 2:9).

Jesus nasceu de mulher, cresceu em graça e sabedoria, se submeteu à Lei e viveu sob ela. E, no tempo certo, Ele começou a revelar aos homens o verdadeiro propósito da Lei: mostrar que todos pecaram e, portanto, ficaram destituídos da glória de Deus. Contudo, a Lei, embora cumprisse esse propósito, não podia oferecer salvação para a condição pecaminosa da humanidade. A Lei foi, portanto, uma tutora, que cuidou da esperança de salvação até que Cristo Jesus viesse para revelar a plenitude dessa salvação e ser o Salvador de todos os que nele crerem (Colossenses 2:14).

Deus lhe abençoe!

“Não há nada que amoleça mais o coração de um pai do que um filho que reconhece o seu amor por ele.” (Anônimo)

ORE: Aba, Pai, assim como nós temos intimidade com os nossos pais e podemos falar com eles livremente, queremos ter intimidade contigo. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.

Devocional Diário