A glória dos filhos de Deus
6 Mutta jos olemme ahdistuksessa, niin tapahtuu se teille lohdutukseksi ja pelastukseksi; jos taas saamme lohdutusta, niin tapahtuu sekin teille lohdutukseksi, ja se vaikuttaa, että te kestätte samat kärsimykset, joita mekin kärsimme; ja toivomme teistä on vahva,
7 koska me tiedämme, että samoin kuin olette osalliset kärsimyksistä, samoin olette osalliset myöskin lohdutuksesta.
Na sua oração sacerdotal em favor dos discípulos, Jesus disse ao Pai que a glória que Ele recebeu foi compartilhada com aqueles que o seguem (João 17:22). É comum pensarmos que a glória se refere apenas às conquistas e vitórias do ministério de Cristo, mas isso seria um equívoco. A glória de Cristo incluiu também rejeição pelos que Ele veio salvar, perseguição pelos religiosos, questionamentos de parentes e calúnias (João 1:11; Lucas 22:1-6). Incluiu ainda prisão, julgamento injusto, açoites, crucificação e morte (Filipenses 2:6-8).
Por outro lado, a sua glória também contemplou a ressurreição, a ascensão aos céus, a exaltação à destra do Pai, a recepção de todo o poder no céu e na terra, a constituição da Igreja como seu corpo, o exercício do sacerdócio eterno e a coroação como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (Apocalipse 19:16).
Devemos nos gloriar não apenas nas maravilhas que Cristo conquistou para nós pela graça de Deus, mas também nas tribulações que Ele enfrentou. Essas tribulações produzem em nós paciência, experiência e esperança (Romanos 5:3,4). Esta é a maior glória dos filhos de Deus: serem semelhantes ao seu Senhor, vivendo todas as coisas para a glória do Pai. Pela morte e ressurreição de Cristo, tornamo-nos conformes à Sua imagem (2 Coríntios 3:2).
Deus lhe abençoe!
“Não há maior glória do que se parecer com Cristo! Se Ele foi atribulado, sejamos nós também! Se Ele venceu, somos, por Ele, mais do que vencedores” (Aureliano Jr.).
ORE: Deus Glorioso, pedimos o teu poder sobre nós, para que enfrentemos com alegria as tribulações, assim como Cristo Jesus foi atribulado, mas em tudo foi vencedor. Amém.
O "sim" e o "amém"
Deus é fiel à sua Palavra e cumpre suas promessas, garantindo milagres a nós. Sua verdade é nosso refúgio e segurança.
Exemplo nas tribulações
6 Mutta jos olemme ahdistuksessa, niin tapahtuu se teille lohdutukseksi ja pelastukseksi; jos taas saamme lohdutusta, niin tapahtuu sekin teille lohdutukseksi, ja se vaikuttaa, että te kestätte samat kärsimykset, joita mekin kärsimme; ja toivomme teistä on vahva,
7 koska me tiedämme, että samoin kuin olette osalliset kärsimyksistä, samoin olette osalliset myöskin lohdutuksesta.
Um aspecto essencial da vida cristã é o poder do exemplo. As experiências pelas quais passamos têm grande impacto na vida daqueles que enfrentam situações semelhantes. Além disso, cada tribulação que atravessamos constrói um acervo de aprendizado em nossa memória espiritual, tornando-nos mais fortes, pacientes e reflexivos, ensinando-nos a esperar em Deus e a compreender o propósito de cada luta (1 Timóteo 4:12).
Embora passar por tribulações nunca seja agradável, há grande valor em poder amparar alguém que enfrenta dificuldades e dizer: “Eu já passei pelo que você está passando e sobrevivi, pela graça de Deus. Confie nele e você também vencerá”. É recompensador ver os olhos de quem sofre se iluminarem ao perceber que Deus providenciou ao lado dela alguém que já enfrentou e superou experiências semelhantes (Romanos 8:37).
Deus nos chamou para sermos sacerdotes, mas não segundo o antigo concerto; somos sacerdotes segundo Cristo, que se compadece dos que sofrem e deseja que façamos o mesmo (Hebreus 4:15). Ele tem a firme intenção de nos amadurecer nas tribulações, para que sejamos exemplo e fortaleçamos as futuras gerações de crentes. Sentimo-nos privilegiados por sermos instrumentos de Deus, e a seu tempo Ele nos recompensará.
Deus lhe abençoe!
“Enquanto eu estiver deste lado da eternidade, jamais esperarei ficar livre das tribulações – só espero que elas variem. Pois é necessário curar o orgulho do meu coração; para tanto, elas precisam ocorrer” (George Whitefield).
ORE: Deus Bondoso, dá-nos resistência para suportar as tribulações, sabendo que elas são instrumentos teus para aperfeiçoar o nosso caráter cristão. Amém.
O Pai das misericórdias
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus. Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo” (2 Coríntios 1:3-5).
A ação restauradora de Deus, por meio de suas misericórdias, sobre os seus filhos é verdadeiramente maravilhosa. Pelas misericórdias do Senhor, somos preservados da destruição e alcançados para a salvação em Cristo Jesus. Mas a manifestação das suas misericórdias vai além: Deus também nos consola nas tribulações e nos capacita, por meio da experiência do sofrimento, a consolar outros, utilizando a mesma consolação que Ele derrama sobre nossas almas (Lucas 6:36).
As misericórdias de Deus nos ensinam que todas as tribulações pelas quais passamos, e não são poucas, têm um propósito: nos preparar para consolar nossos irmãos. Mesmo em meio a dificuldades, somos abundantemente consolados em Cristo Jesus (Mateus 5:7).
É reconfortante saber que nossos sofrimentos não são em vão. Há um propósito divino em cada tribulação que enfrentamos. Essa consciência fortalece nosso ânimo para seguir na fé, mesmo quando a vida parece difícil ou injusta. Mesmo diante de sofrimentos, lutas ou perseguições, podemos confiar que, pelas misericórdias de Deus, somos preparados e capacitados para boas obras. Entre essas obras, destaca-se a habilidade de socorrer aqueles que sofrem, transmitindo experiência, esperança e encorajamento, para que também saiam fortalecidos e mais próximos de Cristo (Hebreus 4:16).
Deus lhe abençoe!
“Se no final de uma misericórdia não estivesse o começo de outra, estaríamos perdidos” (Phillip Henry).
ORE: Pai das misericórdias, agradecemos pelo teu amor e pelas tuas misericórdias que se manifestam sobre nós. Sem elas, já teríamos sido consumidos. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.