O poder da influência
33 Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
Influência é a ação de um agente externo que provoca mudanças em nós. Somos seres sociais e, inevitavelmente, influenciáveis. Mesmo quando alguém afirma não se deixar influenciar por nada nem por ninguém, sem perceber, já foi influenciado a pensar assim.
Vivemos em ambientes que foram moldados por aqueles que os criaram e que, por sua vez, influenciam todos os que deles participam. O comportamento das pessoas muda de acordo com o ambiente em que estão: a roupa, a música, a linguagem e a moralidade. Mesmo uma pessoa de caráter forte e com convicções morais firmes pode, ao estar frequentemente em companhia de pessoas imorais, começar a mudar seus hábitos sem perceber.
Há dois tipos de pessoas: os influenciados e os influenciadores. Os primeiros são aqueles que absorvem o que os impressiona; os últimos são aqueles que moldam o comportamento das pessoas e o funcionamento do mundo. Infelizmente, os influenciadores que mais sucesso fazem muitas vezes dão as piores contribuições para a formação do caráter. Gradualmente, o mundo vai mudando, e as pessoas mudam com ele: o que antes era moralmente reprovável torna-se aceitável; palavras que antes não se pronunciavam agora saem da nossa boca; roupas que jamais usaríamos passam a fazer parte do nosso guarda-roupa; e costumes que antes reprovávamos passam a integrar a nossa rotina. Isso não acontece por acaso; é algo planejado e preparado para transformar o mundo. Cada conversa, música, gíria, expressão, pensamento e comportamento vai mudando sutilmente, e o mundo vai se tornando cada vez pior (Mateus 24:12).
Esse fenômeno infelizmente atinge muitos filhos de Deus, que não estão atentos ao que acontece no mundo. A cada nova tendência, seu comportamento vai se descaracterizando, a ponto de quase não serem mais reconhecidos como filhos de Deus. É claro que devemos ser sociáveis, mas também devemos lutar para que o nosso comportamento influencie as pessoas com o caráter de Cristo, e não permitir que sejamos influenciados a ponto de desfigurar nosso testemunho (Mateus 24:4).
Seja um influenciador dos princípios da Palavra de Deus. Não seja um imitador dos que erram. Deus lhe honrará!
Deus lhe abençoe!
“Diz-se da melhor companhia: a sua conversa é instrutiva, o seu silêncio, formativo.” - Johann Goethe.
O verdadeiro sentido da vida
"O verdadeiro sentido da vida" aborda as inquietações humanas sobre a existência e destaca que só encontramos propósito verdadeiro ao reverenciar a Deus.
A incomparável fidelidade de Deus
13 Se formos infiéis, ele permanece fiel: não pode negar-se a si mesmo.
"Deus é Fiel”! Essa é uma das declarações mais repetidas sobre Deus em todo o mundo. Aliás, tornou-se comum essa declaração em tatuagens corporais, camisas, bonés e adesivos de carros. Vez por outra passa um caminhão na estrada arrastando o seu lameiro com um enorme e colorido "Deus é Fiel" escrito.
Mas a fidelidade de Deus vai muito além de uma simples frase. Ela é a virtude que melhor reflete o caráter de Deus (1 Coríntios 10:13). A fidelidade de Deus autentica seu caráter, comprova seus princípios e nos dá a certeza de que Ele é absolutamente confiável (Provérbios 3:5). Por isso, Deus tem o direito de exigir fidelidade de nós (Salmos 33:4). Não precisamos exigir que Deus seja fiel, pois Ele já o é; cabe a nós, como pecadores, nos esforçarmos para cultivar nossa fidelidade a Ele (Salmos 101:6).
Deus é fiel a si mesmo! Ele é imutável (Malaquias 3:6); nele não há sombra nem variação (Tiago 1:17); é impossível que Ele minta (Hebreus 6:18); Ele não pode negar-se a si mesmo. Confiar em Deus é um investimento seguro: Ele não precisa provar nada a ninguém, pois é fiel por natureza! Deus é fiel para amar, mas também para julgar; Ele jamais terá o culpado por inocente, mas perdoa o arrependido.
O Deus que foi fiel para cobrir Adão e Eva da vergonha do pecado, para julgar toda uma geração com a confusão das línguas, para escolher Noé e livrá-lo do dilúvio, é o mesmo Deus que permitiu que Israel fosse escravizado no Egito e que foi fiel para libertá-lo. Ele cumpriu sua promessa de enviar Jesus para morrer em nosso lugar, para que pudéssemos ser salvos e chamados de seus filhos (Gálatas 4:4,5).
Deus nunca abandona os que lhe são fiéis (Salmos 18:25,26); Ele busca aqueles que se perdem pelo caminho (Lucas 15:4-7). Mesmo quando parece que estamos sozinhos, Ele está perto; nas provas, no sofrimento, nas batalhas. Ele sempre estará por perto, ao nosso redor, e também dentro de nós, pelo seu Espírito Santo, nos consolando (Mateus 28:20).
Deus lhe abençoe!
“A fidelidade de Deus é a garantia de que ele não muda o seu propósito ao nosso respeito; os planos que ele traçou nunca serão frustrados; e que o projeto que ele designou nunca será cancelado.” - Guimarães Jr.
Ninguém pede, mas Deus concede
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
Deus conhece nossas necessidades e nos concede muito além do que pedimos ou pensamos (Efésios 3:20). Todas as bênçãos espirituais já nos foram dadas por meio de Cristo Jesus (Efésios 1:3). Deus sempre provê o necessário para uma vida abundante. Ele nunca nos dará pedra em vez de pão; sempre suprirá nossas carências com bênçãos (Provérbios 10:22).
Deus avalia o que pedimos ou pensamos, concedendo-nos de acordo com nossa fidelidade (Romanos 8:26). Ele nos dá a porção necessária para o nosso sustento (Provérbios 30:8) e pode nos abençoar abundantemente, para que possamos abençoar outros e sua obra (Tiago 2:15,16).
Toda provisão de Deus é boa, perfeita e agradável, pois é dada segundo a sua vontade (Romanos 12:2): o revestimento do seu Espírito, os dons espirituais, a vocação para cuidar do seu Reino e até bênçãos materiais, legítimas segundo a sua vontade.
No entanto, há três coisas que Jesus nos oferece que raramente pedimos em oração: um jugo, um fardo e uma cruz. Por mais suave que seja o seu jugo, poucos o buscam; por mais leve que seja o fardo, poucos o pedem; e a cruz, menos ainda.
Mesmo que não peçamos, o jugo, o fardo e a cruz são bênçãos compulsórias: não é possível servir a Cristo sem carregá-los. Eles são ferramentas essenciais para a formação do caráter cristão. Estar sob o jugo é estar no centro da vontade de Deus. Carregar o fardo é compartilhar de sua natureza. Levar a cruz é viver de forma sacrificial para Ele.
Não rejeite o jugo; não se desfaça do fardo; suporte a cruz diariamente. No fim da jornada, Deus recompensará, trocando esses apetrechos pela Coroa da Vida (Apocalipse 2:10).
Deus lhe abençoe!
Aureliano Guimarães Júnior.
“Ele diz: ‘O meu jugo é suave e o meu fardo é leve’. Sem dúvida que existe uma cruz para ser carregada, se seguirmos a Cristo. Indubitavelmente existem provações e testes a serem enfrentados, e batalhas a serem travadas. Mas, os consolos do evangelho ultrapassam em muito o peso da cruz.” (J. C. Ryle).
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.