O Espírito do Senhor está sobre ti!
1 Дух Господа Бога на Мне, ибо Господь помазал Меня благовествовать нищим, послал Меня исцелять сокрушенных сердцем, проповедывать пленным освобождение и узникам открытие темницы,
O texto em questão é uma das mais conhecidas profecias sobre o ministério de Cristo Jesus. Ela foi confirmada pelo próprio Mestre quando Ele a leu em uma sinagoga, como era de Seu costume (Lucas 4:16-21). Trata-se de uma declaração direta sobre o ministério terreno de Jesus e sobre o poder divino que o acompanhava, um ministério marcado por curas, libertações, milagres e maravilhas. Jesus de fato realizou tais obras sobrenaturais diante de um povo maravilhado e de religiosos atônitos, incapazes de explicar o que presenciavam. Era o cumprimento de uma profecia anunciada por Isaías mais de setecentos anos antes (Amós 3:7).
Apesar de essa profecia se referir diretamente a Cristo Jesus, o princípio que ela carrega também se aplica a todos os que O servem. A Igreja, por extensão, e cada crente, por comissão, são dotados do mesmo Espírito Santo que veio sobre o Senhor Jesus. Fomos capacitados e habilitados para dar continuidade à obra poderosa e sobrenatural iniciada pelo Rei dos reis e Senhor dos senhores. E mais: Ele prometeu que faríamos obras ainda maiores, impulsionados pelo mesmo Espírito (João 14:12).
Essa promessa, porém, carrega grande responsabilidade. A Igreja, Corpo de Cristo, e cada crente têm a incumbência de fazer valer o que o Mestre afirmou. Para isso, o Espírito Santo foi derramado desde o Dia de Pentecostes, acompanhando-nos nessa missão. A promessa de Jesus delegou à Igreja poder para batizar, discipular, expulsar demônios, falar novas línguas, curar enfermos e sobreviver a ataques mortais, além de muitos outros sinais. Mas o maior de todos os milagres é, sem dúvida, o poder que a Igreja recebeu para continuar anunciando a mensagem da salvação eterna a todos os que puderem ouvir (Marcos 16:15,16).
Deus lhe abençoe!
“Antes do Pentecostes, os discípulos achavam difícil fazer coisas fáceis; depois do Pentecostes, achavam fácil fazer coisas difíceis.” (Adoniram Judson Gordon)
ORE: Ó Deus, derrama sobre nós o Teu Espírito, para que sejamos testemunhas dos Teus feitos em favor da humanidade. Amém.
Promessas gloriosas da graça de Deus
Servir ao Deus revelado nas Escrituras é ter segurança por toda a eternidade.
Levanta-te!
1 Восстань, светись, [Иерусалим], ибо пришел свет твой, и слава Господня взошла над тобою.
2 Ибо вот, тьма покроет землю, и мрак--народы; а над тобою воссияет Господь, и слава Его явится над тобою.
3 И придут народы к свету твоему, и цари--к восходящему над тобою сиянию.
Um dos fatos incontestáveis da existência humana é a queda. Desde o primeiro casal até cada pessoa que nasce e vive neste mundo, todos caíram; todos pecaram e ficaram destituídos da glória de Deus. A queda é uma realidade presente na vida de todos os pecadores. O pecado escraviza o ser humano e o torna incapaz de reagir por si mesmo. Sob o peso do pecado, as pessoas estão espiritualmente mortas e completamente separadas de Deus (Efésios 2:1).
Sob o efeito da queda, o ser humano se tornou pecador por natureza, ou seja, pecar passou a fazer parte da sua condição. Não adiantava resolver apenas os pecados cometidos, que eram cobertos por sacrifícios, mas logo voltavam a ser praticados e escravizavam novamente o homem; era necessário resolver o problema da própria natureza pecaminosa da humanidade (Romanos 3:23).
Por meio do sacrifício de Cristo Jesus, o acesso a Deus foi restabelecido. Quando o ser humano ouve a voz de Cristo, pelo convencimento operado pelo Espírito Santo acerca do pecado, da justiça e do juízo, deve levantar-se da sua condição de queda e entregar-se completamente a Ele. A partir de então, Cristo, por meio de Seu sacrifício vicário, mantém o homem de pé, em comunhão com Deus, fazendo parte do Seu Corpo, que é a Igreja (1 João 1:6-9).
Uma vez de pé, cabe ao novo homem, nova criatura, cuidar para que não caia, mantendo-se vigilante contra o pecado que tão de perto nos rodeia e vivendo uma vida de santidade, pureza e comunhão com Cristo Jesus (1 Coríntios 10:12).
Portanto, levanta-te agora! Permita-se ser alcançado e convencido pelo Espírito Santo acerca da sua condição, e deixe que Jesus, o Cristo, cuide da sua vida, concedendo-lhe poder e autoridade contra todo o mal e garantindo vitória sobre o pecado.
Deus lhe abençoe!
“O cair é do homem, e o levantar é do próprio homem. Mas é do Senhor o manter de pé o homem.” (Anônimo)
ORE: Senhor Deus, temos ouvido a Tua voz e nos levantado diante de Ti. Mantém-nos de pé pelo Teu poder. Amém.
Disposição para ouvir, força para agir
1 Вот, рука Господа не сократилась на то, чтобы спасать, и ухо Его не отяжелело для того, чтобы слышать.
Uma das verdades mais consoladoras que encontramos nas Escrituras é a disposição de Deus em nos fazer o bem. Ele é bondoso e está sempre pronto a nos socorrer na angústia. Ele nunca nos deixa à própria sorte, nunca nos abandona; Seu braço forte permanece constantemente estendido para nos amparar (Salmos 145:10-12,8,9).
Mesmo quando estamos em grande aflição, sentindo-nos sozinhos, desamparados e entregues a um futuro incerto, ainda assim devemos crer e esperar no Senhor. Ele sabe trabalhar na História e preparar caminhos que nos conduzam à vitória (Jeremias 29:11).
Entretanto, há algo que pode, sim, impedir a manifestação do agir de Deus em favor do ser humano: o pecado. Ele separa o homem de Deus e cria uma barreira entre a criatura e o Criador. Deus, que é poderoso para nos dar muito mais do que pedimos ou pensamos, encontra resistência para agir na vida daqueles que vivem distantes dEle (Isaías 59:2).
Mas Deus, rico em misericórdia, que oferece perdão a todos os que se arrependem e está sempre disposto a derramar graça sobre os que se aproximam dEle, já providenciou o meio eficaz para pôr fim à separação entre Ele e o ser humano. A solução é Jesus, o Cristo de Deus, que se entregou à morte, e morte de cruz, para nos resgatar da condição pecaminosa que nos afastava do Pai.
Em Cristo Jesus somos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais nos lugares celestiais, porque Deus é poderoso para realizar em nós infinitamente mais do que pedimos ou pensamos. Basta buscarmos primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas nos serão acrescentadas, até mesmo aquelas que esquecemos de pedir. Ele, que veste a erva do campo e alimenta os pássaros, cuida de nós com o zelo de quem pagou um alto preço pela nossa vida por meio de Cristo Jesus (Mateus 6:28-30).
Deus lhe abençoe!
“Deus cuida de nós com maior zelo do que uma mãe cuida dos seus filhos.” (Anônimo)
ORE: Pai, graças te damos pelo teu cuidado. Tu não nos abandonas e sempre nos guardas. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.