Devocional de Hoje

Seg
Segunda
21
Jul

Religiosismo vazio

7 Así que ya no eres más siervo, sino hijo, y si hijo, también heredero de Dios por Cristo.

8 Antes, en otro tiempo, no conociendo á Dios, servíais á los que por naturaleza no son dioses:

9 Mas ahora, habiendo conocido á Dios, ó más bien, siendo conocidos de Dios, ¿cómo os volvéis de nuevo á los flacos y pobres rudimentos, en los cuales queréis volver á servir?

A fé em Cristo Jesus provoca em nós mudanças maravilhosas e radicais: estávamos mortos em delitos e pecados, e agora vivemos em novidade de vida; éramos inimigos de Deus, e agora somos seus filhos amados; estávamos destinados à condenação eterna, e agora nos tornamos herdeiros de Deus por Cristo; servíamos a deuses estranhos e imaginários, e agora conhecemos e somos conhecidos de Deus, fazendo a Sua vontade (Mateus 12:49,50).

O problema do homem é o próprio homem. Ele não se satisfaz com a ideia de que Deus é invisível, santo e puro, e que habita no Altíssimo lugar. Em vez disso, ele insiste em acreditar que é possível servir a Deus e continuar vivendo de forma pecaminosa e dissoluta. Como o Deus verdadeiro, apresentado nas Escrituras, não se encaixa no imaginário desse homem dissoluto, ele cria para si deuses inventados, que se moldam à sua própria corrupção, permitindo-lhe viver no erro (Romanos 1:26,27).

Assim, muitos que realmente conhecem a Deus e O servem com sinceridade acabam sendo atraídos pelos modelos de culto dos que não conhecem a Deus. Isso os leva a criar uma infinidade de regras e rudimentos que não se encaixam no modelo de liberdade que Cristo Jesus ensina e que o Espírito Santo estimula em nós (2 Coríntios 3:17,18).

Deus nos chamou à liberdade. Não devemos voltar a nos colocar sob o jugo da escravidão. Devemos viver uma vida espiritual frutífera e produtiva, buscando intimidade com Deus e alicerçando nossa fé em Sua Palavra (Apocalipse 2:10).

Que busquemos viver o melhor de Deus, amando-nos uns aos outros e desfrutando de Sua presença em liberdade!

Deus lhe abençoe!

“A religião de algumas pessoas é exatamente como uma perna de madeira. Não tem calor nem vida e, embora ajude a claudicar por aí, nunca se torna parte do homem e precisa ser colocada todas as manhãs.” (Anônimo)

ORE: Senhor Deus, não queremos ser meros e vazios religiosos na tua casa. Queremos ter vida, e vida com abundância. Enche-nos do teu Espírito para que possamos desfrutar da tua presença. Amém.

Prévia de Amanhã

O concerto da liberdade

A liberdade em Cristo transcende a Lei, oferecendo redenção e transformação através de um novo concerto divino.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Dom
Domingo
20
Jul

Intimidade com o Pai

1 TAMBIÉN digo: Entre tanto que el heredero es niño, en nada difiere del siervo, aunque es señor de todo;

2 Mas está debajo de tutores y curadores hasta el tiempo señalado por el padre.

3 Así también nosotros, cuando éramos niños, éramos siervos bajo los rudimentos del mundo.

4 Mas venido el cumplimiento del tiempo, Dios envió su Hijo, hecho de mujer, hecho súbdito á la ley,

5 Para que redimiese á los que estaban debajo de la ley, á fin de que recibiésemos la adopción de hijos.

6 Y por cuanto sois hijos, Dios envió el Espíritu de su Hijo en vuestros corazones, el cual clama: Abba, Padre.

Paulo é muito didático em seus ensinos. Ele não deixa margem para dúvidas. Neste trecho, ele faz uma bela comparação, explicando que, enquanto o herdeiro for criança, ele não estará capacitado a cuidar da própria herança. Embora tenha direito a tudo, ainda dependerá de tutores e curadores para proteger seus interesses, até que cresça e esteja preparado para defender o bem que recebeu (Lucas 2:41).

Essa comparação ajuda a entender o motivo de Deus, por um longo tempo, ter mantido o seu povo sob a Lei. Eles não tinham condições de cuidar da própria herança, ou seja, da vida eterna. Mas, com a plenitude dos tempos, ou seja, o amadurecimento da humanidade na compreensão de sua necessidade de conhecer o Deus verdadeiro, Deus enviou Jesus, em forma humana, para viver entre nós e nos apresentar o Pai (Hebreus 2:9).

Jesus nasceu de mulher, cresceu em graça e sabedoria, se submeteu à Lei e viveu sob ela. E, no tempo certo, Ele começou a revelar aos homens o verdadeiro propósito da Lei: mostrar que todos pecaram e, portanto, ficaram destituídos da glória de Deus. Contudo, a Lei, embora cumprisse esse propósito, não podia oferecer salvação para a condição pecaminosa da humanidade. A Lei foi, portanto, uma tutora, que cuidou da esperança de salvação até que Cristo Jesus viesse para revelar a plenitude dessa salvação e ser o Salvador de todos os que nele crerem (Colossenses 2:14).

Deus lhe abençoe!

“Não há nada que amoleça mais o coração de um pai do que um filho que reconhece o seu amor por ele.” (Anônimo)

ORE: Aba, Pai, assim como nós temos intimidade com os nossos pais e podemos falar com eles livremente, queremos ter intimidade contigo. Amém.

Devocional de Anteontem

Sáb
Sábado
19
Jul

Somos Filhos de Deus

26 Porque todos sois hijos de Dios por la fe en Cristo Jesús.

27 Porque todos los que habéis sido bautizados en Cristo, de Cristo estáis vestidos.

28 No hay Judío, ni Griego; no hay siervo, ni libre; no hay varón, ni hembra: porque todos vosotros sois uno en Cristo Jesús.

Deus congregou toda a Humanidade em Cristo Jesus. As diferenças que existem entre os homens, forjadas pelos próprios homens, se extinguem sob a égide de Cristo. Deus não faz acepção de pessoas. Isto significa que, em Cristo, não há macho nem fêmea, nem servo nem livre, nem judeu nem grego. Todos que, pela fé, são alcançados por Cristo Jesus e salvos por Ele, se tornam iguais perante Deus (Atos 10:34; Romanos 2:11).

É óbvio que as diferenças persistem no velho mundo físico. Continuamos sendo o que sempre fomos na velha natureza. Essa igualdade não diz respeito ao que nós vemos, mas ao que Deus vê. E os olhos de Deus não enxergam segundo a aparência, mas segundo o coração (1 Samuel 16:7).

É igualmente óbvio que a igualdade aqui proposta diz respeito aos flancos espirituais do Reino de Deus. Basta perceber o ensino das próprias Escrituras Sagradas para ver que existem muitas distinções que elas mesmas ensinam: maridos e mulheres, pais e filhos, crianças e adultos, etc. Isto quer dizer que a não acepção de pessoas praticada por Deus não exclui a ordem natural que as coisas devem ter na Criação (Isaías 45:18).

Entretanto, independentemente disso, Deus trata a todos com o mesmo amor, aplica sobre todos a mesma misericórdia, e oferece a todos a mesma graça. Todavia, mesmo sendo Todo-Poderoso, Ele não obriga ninguém a servi-Lo: por meio do sacrifício de Cristo Jesus, Ele abriu as portas da vida eterna a todo aquele que n'Ele crê, livrando da condenação eterna. Esse, aliás, é o maior ato de amor de Deus em relação a nós, pecadores (João 3:16).

É um grande privilégio, embora imerecido, poder ser contado entre aqueles que são chamados de filhos de Deus, e que viverão para sempre com Ele, no Seu Reino eterno (João 1:12,13)!

Deus lhe abençoe!

“O filho de Deus tornou-se homem, para possibilitar que os homens se tornem filhos de Deus.” (C. S. Lewis)

ORE: Deus Pai, nós somos teus filhos, por meio de Cristo Jesus. Ensina-nos, educa-nos e corrige-nos, para que sejamos agradáveis a Ti em todas as coisas. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.