Devocional de Hoje

Qua
Quarta
23
Jul

Filhos da Promessa

27 Porque está escrito: Alégrate, estéril, que no pares: Prorrumpe y clama, la que no estás de parto; Porque más son los hijos de la dejada, que de la que tiene marido.

28 Así que, hermanos, nosotros como Isaac somos hijos de la promesa.

29 Empero como entonces el que era engendrado según la carne, perseguía al que había nacido según el Espíritu, así también ahora.

Jesus, o Messias, a posteridade prometida a Abraão, nos fez, pela fé, também descendência dessa promessa. Assim como Isaque, o filho de Sara — mulher estéril, mas alcançada pela fidelidade de Deus — foi considerado o filho da promessa, assim também Jesus, nascido da virgem Maria, foi o cumprimento pleno dessa promessa. E nós, antes gerados segundo a carne, pela maldita concupiscência, agora fomos gerados pela fé, por meio de Cristo Jesus, o Filho de Deus (Gálatas 3:29).

Entretanto, essa filiação espiritual não é isenta de provações. Assim como Abraão teve outros filhos além de Isaque — como Ismael, Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá — cujos descendentes, ao longo da história, se tornaram inimigos e perseguidores dos filhos de Isaque, também nós, ao sermos gerados em Cristo, somos perseguidos. Afinal, somos filhos da promessa, nascidos do Espírito, e não da carne (2 Coríntios 5:17).

Nossa promessa é ainda mais elevada do que a de Isaque: ela é garantida pelo sangue de Jesus, o Filho inocente que foi sacrificado no Calvário. Não herdamos uma terra física, mas uma vida abundante e eterna; não fomos apenas libertos do Egito literal, mas libertos da escravidão do pecado (Hebreus 9:15).

Antes, estávamos mortos em delitos e pecados, e nossa alma era escrava dos desejos da carne. Mas agora, em Cristo, fomos libertos. E recebemos uma nova identidade, um novo coração, uma nova esperança. Por sua infinita graça, fomos feitos herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo (Romanos 8:17).

Deus lhe abençoe!

“Se Deus se entrega a nós em promessas, devemos nos entregar a Ele em obediência.” (Anônimo)

ORE: Deus de Promessas, te adoramos porque, por meio de Cristo Jesus, cumpriste em nós a tua promessa de redenção! Ensina-nos a viver como verdadeiros filhos teus. Amém.

Prévia de Amanhã

Firmeza e Liberdade

Preservar a liberdade em Cristo é sagrada, requerendo responsabilidade e vigilância, rejeitando a escravidão e buscando comunhão com Deus.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Ter
Terça
22
Jul

O conserto da liberdade

21 Decidme, los que queréis estar debajo de la ley, ¿no habéis oído la ley?

22 Porque escrito está que Abraham tuvo dos hijos; uno de la sierva, el otro de la libre.

23 Mas el de la sierva nació según la carne; pero el de la libre nació por la promesa.

24 Las cuales cosas son dichas por alegoría: porque estas mujeres son los dos pactos; el uno ciertamente del monte Sinaí, el cual engendró para servidumbre, que es Agar.

25 Porque Agar ó Sinaí es un monte de Arabia, el cual es conjunto á la que ahora es Jerusalem, la cual sirve con sus hijos.

26 Mas la Jerusalem de arriba libre es; la cual es la madre de todos nosotros.

Oh, que maravilhoso conserto Deus firmou conosco por meio do sacrifício de Cristo Jesus! A Lei, que é boa, acabou se tornando instrumento de escravidão, não por causa da sua natureza, mas por causa da nossa maldade. A condição pecadora do homem tornou impossível o pleno cumprimento da Lei. Assim, aquilo que deveria ser bênção tornou-se maldição, pois a Lei apenas evidenciou nossa incapacidade de agradar a Deus (Gálatas 3:13).

Havia, portanto, a necessidade de um novo conserto. Mas o problema persistia: Deus é santo, justo e puro, e não pode conviver com o pecado humano. O homem, por sua vez, continua impuro, pecador e separado de Deus. Era preciso que esse novo conserto fosse suficientemente eficaz para derrubar a barreira que havia entre o Criador e suas criaturas (Isaías 59:2).

O sacrifício de animais provou ser insuficiente para redimir o pecador. A velha criatura era irremediavelmente incapaz de se reconciliar com Deus. Portanto, seria necessário um sacrifício superior, definitivo e suficientemente poderoso para não apenas redimir, mas transformar o homem em uma nova criatura (Hebreus 10:10,3-9).

Esse é o milagre do novo conserto em Cristo Jesus: seu sangue é infinitamente superior ao sangue de animais, e poderoso para redimir e regenerar o homem. Em Cristo, nascemos de novo, passamos a fazer parte do Reino dos Céus e fomos chamados à liberdade, que só pode ser encontrada nesse novo conserto firmado com Deus por meio de seu Filho (Gálatas 5:13).

Deus lhe abençoe!

“Liberdade significa capacidade de não violar a lei de Deus. Licenciosidade significa insistência em fazer o que se deseja.” Oswald Chambers

ORE: Deus Pai, te agradecemos pela liberdade com que nos agraciaste, por meio de Cristo Jesus! Ensina-nos a vivê-la com responsabilidade e santidade. Amém.

Devocional de Anteontem

Seg
Segunda
21
Jul

Religiosismo vazio

7 Así que ya no eres más siervo, sino hijo, y si hijo, también heredero de Dios por Cristo.

8 Antes, en otro tiempo, no conociendo á Dios, servíais á los que por naturaleza no son dioses:

9 Mas ahora, habiendo conocido á Dios, ó más bien, siendo conocidos de Dios, ¿cómo os volvéis de nuevo á los flacos y pobres rudimentos, en los cuales queréis volver á servir?

A fé em Cristo Jesus provoca em nós mudanças maravilhosas e radicais: estávamos mortos em delitos e pecados, e agora vivemos em novidade de vida; éramos inimigos de Deus, e agora somos seus filhos amados; estávamos destinados à condenação eterna, e agora nos tornamos herdeiros de Deus por Cristo; servíamos a deuses estranhos e imaginários, e agora conhecemos e somos conhecidos de Deus, fazendo a Sua vontade (Mateus 12:49,50).

O problema do homem é o próprio homem. Ele não se satisfaz com a ideia de que Deus é invisível, santo e puro, e que habita no Altíssimo lugar. Em vez disso, ele insiste em acreditar que é possível servir a Deus e continuar vivendo de forma pecaminosa e dissoluta. Como o Deus verdadeiro, apresentado nas Escrituras, não se encaixa no imaginário desse homem dissoluto, ele cria para si deuses inventados, que se moldam à sua própria corrupção, permitindo-lhe viver no erro (Romanos 1:26,27).

Assim, muitos que realmente conhecem a Deus e O servem com sinceridade acabam sendo atraídos pelos modelos de culto dos que não conhecem a Deus. Isso os leva a criar uma infinidade de regras e rudimentos que não se encaixam no modelo de liberdade que Cristo Jesus ensina e que o Espírito Santo estimula em nós (2 Coríntios 3:17,18).

Deus nos chamou à liberdade. Não devemos voltar a nos colocar sob o jugo da escravidão. Devemos viver uma vida espiritual frutífera e produtiva, buscando intimidade com Deus e alicerçando nossa fé em Sua Palavra (Apocalipse 2:10).

Que busquemos viver o melhor de Deus, amando-nos uns aos outros e desfrutando de Sua presença em liberdade!

Deus lhe abençoe!

“A religião de algumas pessoas é exatamente como uma perna de madeira. Não tem calor nem vida e, embora ajude a claudicar por aí, nunca se torna parte do homem e precisa ser colocada todas as manhãs.” (Anônimo)

ORE: Senhor Deus, não queremos ser meros e vazios religiosos na tua casa. Queremos ter vida, e vida com abundância. Enche-nos do teu Espírito para que possamos desfrutar da tua presença. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.

Devocional Diário