Jesus, o primeiro Evangelista
17 Y vino, y anunció la paz á vosotros que estabais lejos, y á los que estaban cerca:
18 Que por él los unos y los otros tenemos entrada por un mismo Espíritu al Padre.
19 Así que ya no sois extranjeros ni advenedizos, sino juntamente ciudadanos con los santos, y domésticos de Dios;
Jesus foi o primeiro Evangelista. Após ser batizado por João, Ele saiu a proclamar o arrependimento ao Seu povo, anunciando que o Reino dos Céus havia chegado. Foi Ele quem trouxe a boa notícia de que o Deus, outrora separado dos homens por causa da iniquidade, Se dispôs a eliminar a distância entre o céu e a terra.
Cristo veio anunciar uma nova fase no relacionamento entre o Criador e a Sua criação, não a partir do esforço da criatura, que falhou em todas as tentativas de se aproximar de Deus, mas a partir do próprio Deus, que nunca desistiu de restaurar a humanidade (2 Pedro 3:9).
Pelo Espírito Santo, a descendência de Abraão recebeu nova oportunidade de reconciliação com seu Deus. Mas o Criador foi além: Ele não buscou apenas os filhos de Abraão, Seu amigo. Ele incorporou à Família da Promessa todos os povos, de todas as nações, que confessam que Jesus Cristo é o Senhor, tornando-os Seus filhos (1 João 4:15).
Assim, o concerto firmado por meio de Cristo Jesus é superior ao pacto antigo, pois atinge todos os povos da terra. Jesus não apenas anunciou a boa notícia, mas Ele foi o seu autor, anunciador, executor e consumador, completando com perfeição a grande obra da redenção, carregando sobre Si o castigo que nos trouxe paz com Deus (Isaías 53:5).
Agora, nós, que estávamos longe, e a posteridade de Abraão, que estava perto, podemos formar um só povo, fazer parte de uma só família, ser membros de um só corpo e participantes de uma mesma promessa.
Porque Deus, que não faz acepção de pessoas, decretou o mesmo castigo sobre todos, e Cristo Jesus o sofreu por nós, na cruz.
E, por isso, Deus também decretou a mesma redenção a todos os que O confessam como Senhor.
Aleluia!
Deus lhe abençoe!
“A paz que tanto necessitamos está em Cristo, a quem tanto amamos.”
— Anônimo
ORE: Deus de Paz, que essa paz que trouxeste a nós, e que excede todo entendimento, una o Teu povo em torno de Cristo Jesus. Amém.
Edificados
Todos os cristãos são como tijolos num edifício, ligados a Cristo, a pedra angular. Ele é a base inabalável que mantém a Igreja.
Jesus, a Nossa Paz
13 Mas ahora en Cristo Jesús, vosotros que en otro tiempo estabais lejos, habéis sido hechos cercanos por la sangre de Cristo.
14 Porque él es nuestra paz, que de ambos hizo uno, derribando la pared intermedia de separación;
15 Dirimiendo en su carne las enemistades, la ley de los mandamientos en orden á ritos, para edificar en sí mismo los dos en un nuevo hombre, haciendo la paz,
16 Y reconciliar por la cruz con Dios á ambos en un mismo cuerpo, matando en ella las enemistades.
A distância entre nós e Deus, provocada por nosso estado pecaminoso, foi definitivamente desfeita pelo sacrifício de Cristo Jesus. O conflito que mantínhamos contra Deus, alimentado por nossa desobediência, foi pacificado por Cristo. A separação causada por nossa soberba iniquidade foi eliminada. A parede espiritual que nos separava da vida com Deus foi derrubada pelo sacrifício ao qual Cristo Jesus Se submeteu em Sua carne, em nosso lugar (Mateus 27:51).
Éramos inimigos de Deus.
Mas, agora, como Abraão, somos chamados Seus amigos! A boa Lei de Deus, que não teve êxito em transformar o homem por causa da dureza do próprio homem, foi aperfeiçoada em Cristo Jesus (Mateus 5:17).
Hoje temos paz com Deus. O que Cristo realizou na cruz foi derrubar a barreira de separação, formando um só corpo, não de carne e sangue, mas espiritual. Nele, não há distinção de raça, cor, etnia, sexo, nível social ou qualquer outro marcador humano. Todos os que pertencem a Cristo são um só corpo n’Ele (Efésios 4:1,10-13,2-9).
Estar em paz com o Deus de quem estávamos separados, por causa de nossos pecados, é a grande maravilha da cruz. Não somos apenas servos: somos amigos de Deus. E mais do que isso: somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Porque, se somos filhos, temos a mesma natureza de Cristo Jesus pela fé. E, sendo assim, somos também herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo.
Deus lhe abençoe!
“A paz é o estado de plena quietude da alma diante dos desafios da existência.
Essa paz se chama Jesus, o Cristo.”
— Aureliano Jr.
ORE: Deus de Paz, por meio de Cristo Jesus Tu estabeleceste a paz conosco. Dá-nos dessa paz para repartirmos com os nossos irmãos. Amém.
Feitos por Deus, em Cristo Jesus
10 Porque somos hechura suya, criados en Cristo Jesús para buenas obras, las cuales Dios preparó para que anduviésemos en ellas.
11 Por tanto, acordaos que en otro tiempo vosotros los Gentiles en la carne, que erais llamados incircuncisión por la que se llama circuncisión, hecha con mano en la carne;
12 Que en aquel tiempo estabais sin Cristo, alejados de la república de Israel, y extranjeros á los pactos de la promesa, sin esperanza y sin Dios en el mundo.
O clímax da obra de Deus em nós, Seus filhos, é que, quando fomos resgatados por Ele, por meio de Cristo Jesus, éramos apenas um amontoado de pó sem valor, sem serventia, mortos em nossos delitos e pecados. Não havia quem nos quisesse. Estávamos condenados. O inferno nos desejava apenas como troféus, nada mais.
Todavia, o Céu nos esperava.
O sacrifício de Jesus na cruz produziu um efeito eterno nas moradas celestiais: elas precisaram ser expandidas! Um número incontável de habitações teve de ser preparado, pois multidões seriam salvas. E Jesus, ao concluir Sua obra redentora, subiu aos céus para preparar essas moradas destinadas ao pó imprestável que, por Ele, foi transformado em nova criatura, para a glória de Deus Pai (2 Coríntios 5:17).
Não fomos refeitos. Fomos feitos por Deus.
A única coisa que Ele aproveitou da velha criatura foi o pó contaminado pelo pecado, redimido, porém, pelo sangue de Jesus. A partir daí, tudo se fez novo. As coisas velhas passaram. E uma nova perspectiva, eterna, gloriosa e repleta de possibilidades espirituais, foi revelada a nós (Isaías 43:18,19).
Esse pó antigo agora é filho de Deus. Tem o nome escrito no Livro da Vida, e morada reservada nos céus. Esse pó, antes sem forma e sem esperança, foi edificado como habitação do Espírito Santo, que nos enche de poder para realizarmos proezas em nome do Senhor Jesus Cristo. Aleluia!
Deus lhe abençoe!
“Deus transformou o pó em homens;
o pecado transformou homens em pó.
Jesus resgatou o pó e o transformou em novas criaturas.”
— Aureliano Jr.
ORE: Deus Bondoso, Te adoramos pela obra que, por meio de Cristo Jesus, realizaste em nós — transformando seres caídos em novas criaturas. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.