Devocional de Hoje

Seg
Segunda
05
Mai

Os tijolos da construção

14 Ich danke Gott, daß ich niemand von euch getauft habe, außer Krispus und Gajus;

15 so kann doch niemand sagen, ihr seiet auf meinen Namen getauft!

16 Ich habe aber auch das Haus des Stephanas getauft. Sonst weiß ich nicht, ob ich noch jemand getauft habe;

17 denn Christus hat mich nicht gesandt zu taufen, sondern das Evangelium zu verkündigen, nicht in Redeweisheit, damit nicht das Kreuz Christi entkräftet werde.

A humildade demonstrada por Paulo nessa circunstância é admirável! Ele agradece a Deus por ter feito somente o que lhe foi designado fazer, no contexto de estar escrevendo a uma igreja que sofria o mal da divisão e do individualismo. Ele aprendeu bem de Cristo Jesus, que foi manso e humilde de coração e que, mesmo sendo Deus, durante o seu ministério terreno, envolto em sua humanidade, se ocupou unicamente daquilo que o Pai designou que ele fizesse (João 6:38).

Ele chega a demonstrar certo desapreço pelo que fez, ao mostrar falta de registro na memória de mais batismos que tenha realizado. Embora possa parecer desprezo ao ofício cristão, na verdade ele demonstra desprezo a si mesmo, por ser apenas um instrumento, como um martelo, que não pode se orgulhar de ter pregado muitos pregos, pois a honra está na mão que o utilizou.

Paulo tinha plena convicção do seu chamado e não pretendia fazer além, a menos que o próprio Deus o conduzisse a isso. Eis uma bela lição para nós, em um tempo em que tantos estão preocupados em divulgar o seu próprio ministério ou valorizar o seu próprio nome. Paulo mostra que, no Edifício da Fé chamado Igreja, cada um de nós é nada mais do que um tijolo, que não terá nenhum valor se não estiver intrinsecamente ligado aos demais tijolos; e que a nossa recompensa é contribuir para a glória imponente da grande construção do Corpo de Cristo Jesus (Efésios 4:16).

Temos o privilégio de ser tijolos! Não somos uma porção informe de barro. Cada um de nós se encaixa perfeitamente no próximo tijolo, a fim de que o edifício de Deus seja erguido.

Deus lhe abençoe!

Jamais vi o Espírito de Deus atuar onde o povo do Senhor está dividido.” (Dwight Lyman Moody).

ORE: Deus, Tu és a razão da existência da Igreja. Que a tua trina unidade seja para nós motivo de inspiração, para que busquemos ser um com o nosso irmão, formando assim o Corpo de Cristo Jesus. Amém.

Prévia de Amanhã

Ter
Terça
06
Mai

A loucura da pregação

Pregação pode parecer loucura, mas é sobre a sabedoria divina, adorando a Deus com sinceridade e coração contrito, buscando Sua glória.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Dom
Domingo
04
Mai

Concordância em Cristo

10 Ich ermahne euch aber, ihr Brüder, kraft des Namens unsres Herrn Jesus Christus, daß ihr alle einerlei Rede führet und nicht Spaltungen unter euch sein lasset, sondern zusammenhaltet in derselben Gesinnung und in derselben Meinung.

11 Mir ist nämlich, meine Brüder, durch die Leute der Chloe bekanntgeworden, daß Zwistigkeiten unter euch sind.

12 Ich rede aber davon, daß unter euch der eine spricht: Ich halte zu Paulus; der andere: Ich zu Apollos; der dritte: Ich zu Kephas; der vierte: Ich zu Christus!

13 Ist Christus zerteilt? Ist etwa Paulus für euch gekreuzigt worden, oder seid ihr auf des Paulus Namen getauft?

Um dos grandes desafios da vida cristã comunitária é a superação do individualismo. Apesar de sermos indivíduos com características distintas uns dos outros — inclusive no serviço cristão, onde vários dons, talentos e ministérios se manifestam em pessoas diferentes —, é desejo de Deus que nos esforcemos para que prevaleça entre nós o senso de unidade que deve caracterizar o Corpo de Cristo. Nós, juntos, somos comparados a uma família, a um edifício, a uma lavoura, a um exército, e assim por diante; todos os exemplos aplicados à Igreja convergem para a ideia de que ela só funcionará plenamente se praticar a unidade cristã (1 Coríntios 12:12,13).

O exemplo da igreja de Corinto prova que as divisões podem praticamente anular todos os benefícios de Deus que se manifestam nela. Corinto tinha todos os dons, era confirmada por Deus, chamada de santa. Era uma igreja para ser admirada por todos! Mas a fama que corria sobre ela era de que se tratava de uma igreja dividida (1 Coríntios 3:3-9).

Viver em concordância não significa que seremos robôs, teleguiados por um líder, ou que nossa individualidade deva ser anulada. Significa, sim, que devemos pôr a vontade de Deus acima da nossa e os objetivos da Igreja acima dos nossos objetivos individuais (Efésios 4:1-13).

Viver em concordância não é uma missão fácil; mas, em Cristo, podemos cumpri-la, contribuindo para que Cristo cresça e nós diminuamos.

Deus lhe abençoe!

"Todos os males do nosso século decorrem do fato de se ter aprendido a dividir os átomos antes de se aprender a unir os homens." (Cesare Zavattini).

ORE: Pai, apesar das muitas diferenças existentes entre os homens, sabemos que é teu desejo que sejamos concordes em tudo. Ensina-nos a cumprir essa missão. Amém.

Devocional de Anteontem

Sáb
Sábado
03
Mai

O chamado de Deus

9 Treu ist Gott, durch welchen ihr berufen seid zur Gemeinschaft seines Sohnes Jesus Christus unsres Herrn.

As primeiras palavras de Paulo aos Coríntios revelam uma importante característica da graça de Deus. Paulo estava escrevendo a uma igreja que apresentava graves problemas de ordem moral, social, ética, espiritual e doutrinária. Entretanto, ele começa com animadoras palavras, elencando muitas virtudes que seria inimaginável pensar que existissem naquela igreja, se ele mesmo não tivesse falado delas. A igreja de Corinto mais parecia um barril de pólvora, prestes a explodir em crise a qualquer momento! Mas Paulo, pela inspiração do Espírito Santo, conseguiu enxergar nela valores que só têm uma explicação: a graça de Deus (1 Pedro 4:10)!

O grande segredo para compreender o aparente paradoxo de uma igreja com tantos problemas ser identificada também com tantas virtudes é: eles foram chamados pelo Deus que é fiel para confirmar o chamado. Mesmo que isso lhes custe dor e sofrimento no processo de correção, o Deus a quem serviam é competente para aperfeiçoá-los e santificá-los (1 Tessalonicenses 5:23,24).

O chamado de Deus é forte para nos constranger a reconhecer nossa condição errante e buscar nele o perdão, a conversão e a santificação. Deus é consciente da nossa incapacidade de produzir, por nossos próprios méritos, as condições necessárias para agradá-lo. Por isso, ele mesmo, fielmente, garante o sucesso daqueles que são chamados, dando-lhes a graça do aperfeiçoamento em Cristo Jesus (2 Coríntios 12:9).

O método de Deus para trazer os seus chamados ao aperfeiçoamento é claro: primeiro, ele chama; depois, ele corrige. Esse processo pode parecer simples à primeira vista, mas demanda um processo de libertação que pode ser doloroso, se o filho de Deus não corresponder com obediência (João 8:32).

O mais sensato é obedecer a Deus e rejeitar em nós tudo o que seja contrário à sua vontade.

Deus lhe abençoe!

“A conversão não é um processo suave e fácil como algumas pessoas imaginam; se assim fosse, o coração do homem jamais teria sido comparado a um solo não cultivado, e a Palavra de Deus, a um arado.” (John Bunyan).

ORE: Senhor, converta-nos e aperfeiçoe-nos! Queremos te agradar em tudo. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.