Devocional de Hoje

Sáb
Sábado
02
Ago

Semeadura e colheita

7 No os engañéis, Dios no puede ser burlado; porque todo lo que el hombre sembrare, eso también segará.

8 Porque el que siembra en su carne, de la carne segará corrupción; mas el que siembra en el Espíritu, del Espíritu segará vida eterna.

9 No nos faltemos, pues, de hacer bien; que a su tiempo segaremos, si no hubiéremos faltado.

10 Así que, entre tanto que tenemos tiempo, hagamos bien a todos, y mayormente a los de la familia de la fe.

Esta é uma das mais infalíveis leis espirituais estabelecidas por Deus: a Lei da Semeadura e da Colheita. Assim como é impossível colher frutos diferentes da semente plantada, é igualmente impossível viver sem consequências espirituais conforme o que se semeia ao longo da vida.

Esse princípio regula não apenas a ordem da natureza, mas também os campos espiritual e moral da existência humana. Toda ação gera uma reação, e toda escolha tem um resultado inevitável. Quem semeia para a carne — para os desejos corrompidos e egoístas — colherá corrupção. Mas quem semeia no Espírito, buscando agradar a Deus, colherá a vida eterna.

Deus não se deixa escarnecer. Ou seja, não se pode enganar ou burlar os princípios divinos, nem viver de maneira leviana esperando colher frutos espirituais sem uma vida de compromisso com o Espírito. Ele é justo, reto e fiel à Sua Palavra. Cada semente lançada com as mãos ou com o coração está sendo registrada diante d’Ele (Eclesiastes 11:6).

Nem mesmo os grandes homens e mulheres da Bíblia escaparam dessa lei. Adão e Eva semearam desobediência e colheram exílio; Abraão se precipitou e gerou inimigos históricos; Judas semeou traição e colheu perdição. Por outro lado, Jesus semeou obediência e colheu a exaltação suprema: Ele se humilhou até a morte, e Deus o exaltou soberanamente (Filipenses 2:10,11,9).

Portanto, sejamos vigilantes quanto ao que temos semeado em nossos pensamentos, palavras e ações. E não nos cansemos de fazer o bem. Talvez ainda não vejamos os frutos, mas no tempo certo, colheremos, se não desistirmos.

Que as nossas sementes revelem o caráter de Cristo e glorifiquem a Deus em tudo (1 Coríntios 10:31).

“A parte que não contam da lei da semeadura, é a do machado já posto na raiz da árvore.” – Israel Lopes

ORE: Deus Justo, livra-nos de semear o que desagrada ao teu coração. Ensina-nos a plantar em teu Espírito, para que colhamos vida e não corrupção. Amém.

Prévia de Amanhã

Crucificado para o mundo

Reflexão sobre ser crucificado com Cristo, rejeição do mundo e vitória através da fé. Enfatiza ressurreição e glória eterna com Ele.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Sex
Sexta
01
Ago

Comunicação com Deus

17 Orad sin cesar.

Deus é comunicativo. Ele tem prazer em se comunicar conosco e usa muitos meios para isso. A natureza é um grande exemplo (Salmos 19:1), mas Ele também fala através de pessoas, da Sua Palavra, de músicas que tocam a alma. Deus é um mestre da comunicação. Às vezes, até quando dormimos, Ele nos fala por meio de sonhos significativos (1 Reis 3).

É maravilhoso saber que o Deus Todo-Poderoso, que criou todas as coisas, tem prazer em se comunicar conosco! É reconfortante tirar momentos do dia para ouvir a voz de Deus através das diversas maneiras pelas quais Ele se comunica com quem deseja ouvi-lo!

Embora Deus use muitos meios para falar conosco, só há uma maneira de falarmos com Ele: a oração. E há muitas formas de orar: de joelhos ou em pé, cantando ou chorando, em silêncio ou em voz alta. A oração pode ser doce ou fervorosa, sussurrada ou bradada com força. Se vem do coração, move a alma e aquece o espírito, é uma oração verdadeira e poderosa. E que prazer Deus tem em nos ouvir! Ele, que conhece o nosso coração e sabe os nossos pensamentos, não desvia sua atenção (Isaías 59:1).

Os grandes heróis da fé venceram porque oraram. Jesus, mesmo sendo Deus encarnado, dedicava um tempo precioso à oração. A Igreja de Cristo é chamada a uma vida constante de oração. Desde os seus primeiros dias, a Igreja se dedicava intensamente à oração (Atos 2:42).

Orar não é uma opção, é uma necessidade. Não é uma escolha pessoal, é questão de sobrevivência. Não é uma prática sem sentido, é um momento de intimidade com o Senhor (2 Crônicas 7:14).

Num mundo agitado, nem sempre é possível estar sempre orando, mas é possível levar uma vida de oração. Orar não significa estar no templo, mas estar em Deus. Mesmo quando não podemos dobrar os joelhos, fechar os olhos ou falar algumas palavras, podemos ligar os nossos pensamentos a Deus e começar uma poderosa oração (Daniel 6:13).

Que privilégio é poder parar um pouco, independente de onde estivermos ou na condição que nos encontrarmos, e dirigir algumas palavras sinceras e verdadeiras a Deus - mesmo em sussurros ou cântico entre os dentes.

Em qualquer situação, ore! Deus está sempre disposto a responder aos que O buscam.

Deus lhe abençoe!

Aureliano Guimarães Júnior.

“Na oração, é melhor um coração sem palavras do que palavras sem coração.” - Martinho Lutero.

Devocional de Anteontem

Qui
Quinta
31
Jul

Levando a nossa carga e a do nosso irmão

2 Sobrellevad los unos las cargas de los otros; y cumplid así la ley del Cristo.

3 Porque el que estima de sí que es algo, no siendo nada, a sí mismo se engaña.

4 Así que cada uno examine su obra, y entonces tendrá gloria sólo respecto de sí mismo, y no en otro.

5 Porque cada cual llevará su carga.

Esse ensino de Paulo é bastante emblemático. À primeira vista, ele parece conter uma contradição ao dizer que devemos levar as cargas uns dos outros, mas que cada um levará a sua própria carga. Como explicar isso?

Na verdade, Paulo estabelece uma correlação entre dever e responsabilidade. Ele demonstra que o exercício do amor cristão deve nos impelir a socorrer o irmão em sua fraqueza e nas dificuldades da jornada desta vida. Isso é fundamental para cumprirmos o novo mandamento que Jesus nos deixou: amar ao próximo como a nós mesmos (Mateus 22:39). Esse é o nosso dever.

Por outro lado, não podemos nos desincumbir da nossa própria carga, isto é, não podemos deixar de cumprir a nossa missão sob o argumento de estarmos ocupados com a carga do nosso irmão. Aliás, levar a carga do nosso irmão faz parte da nossa missão e, portanto, ao fazer isso, estamos também levando a nossa própria carga. Essa é a nossa responsabilidade (Lucas 6:29)!

É maravilhoso como a Palavra de Deus entrelaça a nossa vida com a do nosso irmão! Deus nos ordena a prática do amor fraternal como uma verdadeira questão de sobrevivência espiritual — e de fato é! Se não amarmos o nosso irmão a ponto de nos disponibilizarmos para levar suas cargas, não estaremos cumprindo o novo mandamento de Cristo Jesus. E, se não o cumprimos, como poderemos dizer que somos seus seguidores? E, se não somos seus seguidores, como compareceremos diante de Deus como seus filhos? (2 Coríntios 5:10)

Devemos estar dispostos a ser úteis uns aos outros. Só assim agradaremos a Deus!

Deus lhe abençoe!

"Somos como os bois que puxam o arado: temos a nossa carga para levar; mas não conseguiremos, se deixarmos que o nosso irmão carregue a sua carga sozinho." — Aureliano Jr.

ORE: Senhor Deus, temos as nossas próprias cargas para carregar. Mas pedimos a Ti que nos fortaleça, para que também possamos levar as cargas do nosso irmão. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.