A poderosa proteção de Deus sobre o seu povo
15 men om hans verk brännes upp, så skall han gå miste om lönen. Själv skall han dock bliva frälst, men såsom igenom eld.
16 Veten I icke att I ären ett Guds tempel och att Guds Ande bor i eder?
17 Om nu någon fördärvar Guds tempel, så skall Gud fördärva honom; ty Guds tempel är heligt, och det templet ären I.
Um dos mais importantes conceitos sobre o relacionamento de Deus com o seu povo é o conceito da proteção. Deus de fato ocupa preciosa atenção a essa questão, cuidando para que nada nos aconteça fora da sua vontade, ou do seu propósito.
Lendo a história dos Heróis da Fé, e revendo a trajetória da igreja até o nosso tempo, com as destemidas incursões dos missionários em meio a povo hostis e perigosos, podemos até ser tentados a questionar se essa proteção divina é mesmo tão eficaz. Profetas foram mortos e exilados; apóstolos foram perseguidos, presos, martirizados; missionários até hoje sofrem prisões e perseguições (Mateus 10:16).
Entretanto, nenhuma dessas adversidades acontece por acaso; nenhum filho de Deus sofre sem que haja um propósito de Deus para isso. São como sementes, que, quando lançadas na terra, germinam e fazem crescer ainda mais o Reino de Deus! E, se não há nenhum propósito divino no sofrimento de um dos seus filhos, nada haverá que possa atingi-los, pois estão debaixo da constante e ininterrupta proteção do Todo-Poderoso (Salmos 91:3,4).
Somos privilegiados por servir ao Deus que se importa com os que lhe pertencem, e os protege, e livra de todos os males que pretendam lhes atingir (Salmos 91:10).
Diante dos perigos e das lutas da vida, saibamos que não estamos sozinhos. O Senhor é quem nos guarda e nos livra de todo o mal. Somos santuário de Deus, e o Espírito Santo habita em nós. E o Espírito que em nós habita tem grande ciúme de nós, zelando pela nossa paz e integridade, para sejamos sempre a sua habitação. O Senhor dos Exércitos está conosco (Salmos 46:7)!
Deus lhe abençoe!
“Com tua mão segura bem a minha, pois, eu tão fraco sou, ó, Salvador, que não me atrevo a dar nenhum só passo sem teu amparo, meu Jesus, Senhor!” (HC33, Fanny Cosby).
ORE: Deus Protetor, como é confortante saber que somos protegidos por ti, e que concentras grande atenção no cuidado da nossa vida! Amém.
A fragilidade da sabedoria humana
A igreja de Corinto se dividiu por exaltar líderes humanos, esquecendo que a verdadeira sabedoria vem de Deus, não dos homens.
O fundamento inabalável!
11 Ty en annan grund kan ingen lägga, än den som är lagd, nämligen Jesus Kristus;
12 men om någon bygger på den grunden med guld, silver och dyrbara stenar eller med trä, hö och strå,
13 så skall det en gång visa sig huru det är med vars och ens verk. »Den dagen» skall göra det kunnigt; ty den skall uppenbaras i eld, och hurudant vars och ens verk är, det skall elden pröva.
14 Om det byggnadsverk, som någon har uppfört på den grunden, bliver beståndande, så skall han undfå lön;
Cristo é o único fundamento seguro sobre o qual a Igreja pode ser edificada. Ele é a Pedra Angular, a base sólida que sustenta e mantém firme todo o edifício espiritual que é formado pelos seus seguidores (Efésios 2:20-22). Nada — nem sabedoria humana, tradições ou obras — pode ocupar esse lugar. Qualquer tentativa de edificar fora de Cristo resultará em ruína.
A Igreja é o Edifício de Deus. Seus filhos são os tijolos vivos que, unidos em amor e submissão, formam as paredes desse templo espiritual onde habita o Espírito Santo. As obras que realizamos para Deus são os adornos dessa construção. No entanto, apenas aquelas que glorificam o Senhor são dignas de permanecer. As que forem feitas com motivações erradas, por orgulho, vanglória ou vaidade, serão consumidas pelo fogo do juízo — pois Deus mesmo julgará a obra de cada um.
Não somos recompensados por nossa própria habilidade ou esforço, mas pela fidelidade com que edificamos sobre o alicerce que é Cristo. Quando nossas obras glorificam a Jesus e resistem à prova do tempo e do fogo, o Fundamento é exaltado — e Deus é glorificado (Salmos 58:11).
Que maravilha é saber que pertencemos a esse edifício eterno! Se somos corpo, Cristo é a Cabeça; se somos templo, Ele é o Fundamento; se somos lavoura, é Ele quem dá o crescimento. Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas.
A Ele seja toda a Glória, Honra e Louvor, agora e para sempre!
Deus te abençoe!
“Nenhuma obra feita pelos homens consegue permanecer de pé, se não estiver edificada sobre o fundamento inabalável, que é Cristo Jesus.”
— Aureliano Jr.
ORE: Deus Glorioso, firma-nos sobre a Rocha inabalável que é Cristo Jesus, teu Filho amado. Ensina-nos a construir com fidelidade, para que nossas obras glorifiquem o teu Nome e frutifiquem no teu Reino. Amém.
Diversidade no Corpo de Cristo
8 Den som planterar och den som vattnar -- den ene är såsom den andre, dock så, att var och en skall få sin särskilda lön efter sitt särskilda arbete.
9 Ty vi äro Guds medarbetare; I ären ett Guds åkerfält, en Guds byggnad.
10 Efter den Guds nåd som blev mig given lade jag grunden såsom en förfaren byggmästare, och en annan bygger nu vidare därpå. Men var och en må se till, huru han bygger därpå.
Na construção do Corpo de Cristo, dois princípios são fundamentais: unidade e diversidade.
A unidade nos lembra que pertencemos uns aos outros — somos membros de um único corpo, cuja Cabeça é Cristo. Não há lugar para divisões ou superioridade. Cada um de nós é essencial, ligado ao outro em amor e interdependência.
A diversidade, por sua vez, nos faz entender que essa unidade não anula a nossa individualidade. Pelo contrário, o Espírito Santo se manifesta por meio de dons, talentos e vocações diferentes — todos indispensáveis para que o Corpo de Cristo funcione plenamente (Romanos 12:3-8).
Assim como numa lavoura, em que cada planta contribui para a colheita, mesmo que pareçam iguais, cada uma possui características únicas. No Reino de Deus, não há lugar para peças sobrando, nem espaço para viver sem propósito. O mesmo Deus que nos chamou também nos capacitou com habilidades e funções específicas (João 15:1; Atos 9:15).
Mesmo que sua função pareça pequena — como uma semente de mostarda —, nada passa despercebido ao Senhor da lavoura. Seu esforço, por menor que pareça, será somado ao todo, e o lavrador celestial recompensará fielmente cada trabalhador (2 Timóteo 2:6).
Deus lhe abençoe!
“Não abra mão de suas convicções, mas abandone seu orgulho. Deixe de lado tudo que sirva para mantê-lo afastado de seu irmão.”
— José Armando Soares Cidaco
ORE: Senhor, ensina-nos a entender o teu propósito para nossa vida e capacita-nos para cumprir, com fidelidade e alegria, o papel que nos deste em teu Reino. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.