Devocional de Hoje

Qui
Quinta
08
Mai

As estranhas escolhas de Deus!

26 Vede, irmãos, a vossa vocação, que não muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres são chamados;

27 pelo contrário as coisas insensatas do mundo escolheu Deus para envergonhar os sábios, e as coisas fracas do mundo escolheu Deus para envergonhar as fortes;

28 e as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, escolheu Deus, sim aquelas que não são, para reduzir a nada coisas que são;

29 a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus.

Com nossa mente limitada, jamais poderíamos compreender plenamente o modo como Deus executa Sua soberana vontade. É um esforço inútil tentar criar teorias que expliquem a mente ou o coração de Deus. Alguns chegam ao preciosismo de tentar justificar cada ato divino, como se o ser humano, com seu senso de justiça imperfeito, pudesse acrescentar algo à perfeita justiça de Deus (Jó 4:17).

De fato, sob a perspectiva humana, Deus parece agir de forma heterodoxa. Enquanto nós procuramos os melhores, Deus escolhe os piores. Nós nos aproximamos dos sãos, Deus vai ao encontro dos doentes. Nós buscamos os justos aos nossos olhos, Deus chama os pecadores ao arrependimento. Isso é extraordinário! É como se uma pessoa riquíssima fosse a uma feira e, em vez de comprar os frutos mais bonitos, escolhesse os mais machucados e feios — não por necessidade, mas para dar-lhes um destino produtivo (Isaías 40:13).

Mas Deus age assim por uma razão clara: para nos proteger de nós mesmos. Somos extremamente suscetíveis à vaidade e ao orgulho. Qualquer reconhecimento ou elogio pode corromper nosso caráter e nos afastar da dependência de Deus.

É pela Sua Graça que Deus transforma aquilo que o mundo despreza em algo precioso para Ele. Ele levanta o necessitado do pó e o faz assentar-se entre príncipes; tira o pecador da morte espiritual e lhe concede vida eterna em Cristo Jesus (Efésios 2:1-5).

Deus lhe abençoe!

Se alguém nos dá qualquer coisa por graça, é porque nós não a merecemos. Qualquer coisa que merecemos por direito, não pode ser nossa por graça." — Abraham Booth

ORE: Deus, nós não merecíamos estar onde estamos, privilegiados com a tua graça; mas o teu amor nos atraiu. Ensina-nos a viver com humildade diante da tua maravilhosa escolha. Amém.

Prévia de Amanhã

Sex
Sexta
09
Mai

Fonte de transformação

A transformação espiritual ocorre através de Cristo, habilitando-nos a viver em santidade, justificados e destinados à vida eterna.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Qua
Quarta
07
Mai

O que as pessoas buscam?

22 Visto que tanto os judeus pedem milagres como os gregos buscam sabedoria,

23 nós pregamos a Cristo crucificado, que é para os judeus, na verdade, uma pedra de tropeço, e para os gentios uma estultícia;

24 mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

25 Pois a estultícia de Deus é mais sábia que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens.

A humanidade segue em sua insana busca por meios que possam aproximá-la de Deus. Entretanto, essa busca é insana porque é feita com base na sabedoria e na inteligência humanas. Uns correm atrás de qualquer sinal que se lhes apresente, acreditando em mirabolantes métodos de culto que produzem sinais de origem duvidosa e sem embasamento na verdade. Outros mergulham em elucubrações filosóficas humanistas, que só servem para maquiar o cansado rosto da débil sabedoria humana.

Jamais terá sucesso qualquer tentativa humana de buscar a Deus baseada na sabedoria ou nos méritos humanos. Muitos se esmeram em fazer boas obras, que nada mais são do que a obrigação de cada um com o seu próximo. Outros tantos mergulham em estudos e teorias religiosas que os afastam ainda mais de um relacionamento verdadeiro com o Todo-Poderoso. São tentativas mal-sucedidas, que produzem ainda mais incredulidade (Jeremias 2:22).

Toda e qualquer busca pelo Deus verdadeiro tem seu início em Cristo Jesus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida; Ele é a Porta, o Pão da Vida. Ninguém consegue ir ao Pai, a não ser por Ele. Ele é Maravilhoso, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. A religiosidade mais bem elaborada e recheada de conceitos filosóficos humanos é incompetente para nos aproximar de Deus. Mas o culto mais simples, desprovido de cerimônias rebuscadas e de erudição humana, será aprazível a Deus se estiver pautado na Sua Verdade, que é Cristo Jesus (João 14:6).

Só há um meio de se encontrar Deus: confessar com a boca que Jesus é o Senhor!

Deus lhe abençoe!

“Todos os problemas do mundo se resumem na busca da água viva em poços mortos.” (Aureliano Jr.)

ORE: Deus Poderoso, o mundo está cada vez mais sedento de Ti, mas Te busca em lugares errados. Ensina-nos a ser referenciais da Tua glória, para que as pessoas vejam em nós o que Jesus deseja fazer por elas. Amém.

Devocional de Anteontem

Ter
Terça
06
Mai

A loucura da pregação

18 Pois a palavra da cruz é uma estultícia para os que perecem, mas para nós que somos salvos é o poder de Deus.

19 Assim está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E o entendimento dos entendidos reduzirei a nada.

20 Onde está o sábio? onde o escriba? onde o questionador deste mundo? não mostrou Deus que a sabedoria do mundo é estulta?

21 Porquanto uma vez que na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não o conheceu, aprouve a Deus, pela estultícia da pregação, salvar os que crêem.

Esse trecho da carta de Paulo aos Coríntios nos traz um intrigante questionamento: seria Deus contrário à sensata sabedoria? Ou seria oposto à prudente inteligência? Estaria Deus, por natureza, avesso aos institutos organizacionais da fé? Desejaria Deus uma igreja sem estrutura, sem ordem ou sem sábia organização?

Por óbvio, todas as respostas são negativas! Deus ama a sabedoria (Provérbios 8); Ele mesmo pôs ordem na Sua criação (Gênesis 1) e estabeleceu um sistema de culto organizado e cuidadosamente ordenado para Si mesmo (leia Êxodo e Levítico). Não obstante, homens sábios foram levantados por Ele, como Salomão e Daniel, demonstrando o Seu profundo apreço pela sabedoria e pela inteligência (Provérbios 9:10).

Deus ama a sabedoria, aprecia a inteligência e considera o esforço feito pela igreja para oferecer-Lhe um culto racional, organizado e edificante, com palavras de sabedoria e louvores de qualidade. Mas, ao mesmo tempo, Ele rejeita todo esforço baseado na vaidade humana e no interesse, mesmo que disfarçado, de autopromoção.

O culto a Deus deve ser um sacrifício vivo, santo e agradável — não a nós, mas a Ele. O culto que oferecemos só deve ter um alvo: a Glória de Deus. E a beleza que Deus mais aprecia não é a erudição das palavras ou a qualidade da música, mas a singeleza de um coração contrito, unido a outros corações quebrantados, sedentos de Deus, famintos da Sua Palavra.

Deixe que te chamem de louco! Deixe que Deus te faça sábio!

Deus lhe abençoe!

O mundo enlouquece a si mesmo com festas, drogas, licenciosidade e perversão. Nós enlouquecemos a pregação com a Sabedoria de Deus.” (Aureliano Jr.)

ORE: Pai, somos taxados como loucos por amor a Ti. Mas isso nos alegra, porque sabemos que é a Tua sabedoria que tem nos inundado. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.