Promessas gloriosas da graça de Deus
3 Também serás uma coroa de adorno na mão de Jeová, e um diadema real na mão do teu Deus.
4 Não serás chamada dali em diante Desamparada; nem a tua terra será mais chamada Desolada: mas serás chamada Hefezi-Bá, e a tua terra Beulá; porque Jeová se deleita em ti, e a tua terra será casada.
5 Porque como o mancebo se casa com a donzela, assim teus filhos se casarão contigo; e como o noivo se alegra da noiva, assim o teu Deus se alegrará de ti.
Ler o livro de Isaías é entrar em contato com promessas gloriosas que, ainda que tenham sido originariamente proferidas a respeito de Israel e do Messias, seus Princípios Divinos se estendem até nós. São Palavras inefáveis, que demonstram que a Fidelidade de Deus é imutável, e que suas promessas nos dão a segurança de que servi-lo é o melhor investimento que podemos fazer em relação ao nosso eterno futuro (Obadias 1:17).
Ao Fiel, Deus promete que o tempo de provações, de opróbrio e lutas, enfim, terminará; que uma coroa está reservada a quem for fiel até à morte, e que será a própria coroa de Glória. O tempo de desamparo e assolação chegará ao fim, e todos que virem uma pessoa fiel a Deus terão prazer em estar com ela.
A Graça do Senhor se derramará sobre os fiéis com tanta intensidade, que eles serão reconhecidos como Filhos do Altíssimo, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Com efeito, eles já fazem parte da natureza de Cristo, posto que são membros do Seu Corpo, por meio da União com a Sua Igreja. Mas, essa participação nessa gloriosa natureza se intensificará a tal ponto, que seremos semelhantes a ele (1 João 3:2).
Servir ao Deus que nos é apresentado pelas Escrituras é estar seguro por toda a Eternidade. A morte eterna não nos dominará; as nossas lágrimas se secarão. A dor e a aflição não mais farão parte da nossa História. Seremos como astros nos céus, brilhando com o reflexo da Gloriosa Luz do Senhor (Filipenses 2:15)!
Deus lhe abençoe!
“Deus de Aliança, Deus de Promessas! Deus que não é homem, p’ra mentir! Tudo pode passar, tudo pode mudar; mas, tua Palavra vai se cumprir!” (Davi Sacer, Ronald Fonseca e Verônica Sacer)
ORE: Senhor Deus, te adoramos pela segurança que temos nas tuas promessas. Elas se renovam dia após dia, e, no tempo certo, se cumprirão. Amém.
Permanecer na graça
6 Admiro-me de que tão depressa estais passando daquele que vos chamou pela graça de Cristo, para um evangelho diferente,
7 o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o Evangelho de Cristo.
8 Mas ainda que nós, ou um anjo do céu vos pregasse um Evangelho além do que vos pregamos, seja anátema.
9 Como antes temos dito, assim digo agora de novo, se alguém vos pregar um evangelho além do que recebestes, seja anátema.
A graça de Deus é um grandioso presente que nos foi concedido pelo Senhor. Pela graça, tivemos acesso à salvação provida por Cristo Jesus; e não somente isso: fomos recebidos no Reino de Deus, e reputados como seus filhos, participantes da natureza de Cristo Jesus, herdeiros de Deus e co-herdeiros com o Unigênito do Pai. A Graça de Deus, é, portanto, a demonstração da boa-vontade divina em relação a nós, pecadores, que não merecíamos a atenção do Todo-Poderoso. Abrir mão da graça é ofensivo a Deus. Negligenciá-la é pecado. Abandoná-la é desprezar a generosidade divina em relação a nós (Gálatas 5:4).
Os primeiros cristãos enfrentaram grande conflito, em relação à graça de Deus. Eles estavam acorrentados à opressão de religiões carregadas de fardos que lhes eram postos sobre os ombros por líderes que não os carregavam. Eram dias após dias de obrigações cerimoniais que não lhes satisfaziam a alma. Com o passar do tempo, os líderes religiosos transformaram a Lei de Moisés em uma carga muito pesada de se carregar (Mateus 23:4).
Não obstante, à sua volta estavam outras religiões ainda piores: o politeísmo grego e o paganismo imoral romano eram expressões ainda mais tenebrosas de escravização da alma (Efésios 5:1).
Cristo trouxe a libertação que a alma deles ansiava. Essa mesma libertação nos é oferecida, num tempo em que as religiões se multiplicam indiscriminadamente, com fardos impossíveis de serem suportados (João 8:36).
Em Cristo, a graça de Deus se manifesta, em toda a sua plenitude!
Deus lhe abençoe!
"Se alguém nos dá qualquer coisa por graça, é porque nós não a merecemos. Qualquer coisa que mereçamos por direito, não pode ser nossa por graça" (Abraham Booth).
ORE: Deus de toda Graça, ainda que não mereçamos, pedimos-te: derrama sobre nós a tua graça superabundante. Amém.
PORTAS ABERTAS
9 porque se me abriu uma porta grande e eficaz, e há muitos adversários.
A vida com Deus é uma sucessão de oportunidades. Todos os dias, novas perspectivas nos são apresentadas por Deus, e um oceano de possibilidades surge à nossa frente. Essas oportunidades exigem de nós fé, coragem, determinação e perseverança, para que possamos buscar os resultados que Deus espera que alcancemos (Lucas 5:4).
Entretanto, não nos iludamos com essa profusão de oportunidades, acreditando que virão, dia após dia, sem desafios que precisam ser superados. Na verdade, há um equilíbrio de forças nas portas que nos são abertas, pois, junto com cada oportunidade, virá a correspondente adversidade (Mateus 10:16).
Nenhum dos Apóstolos teve vida fácil, tranquila e sem adversários. Todo o processo de crescimento do Reino de Deus na terra tem acontecido em meio a perseguições, calúnias, intermináveis batalhas espirituais e desafios internos de manutenção da unidade do Corpo de Cristo Jesus. O Messias nunca nos iludiu quanto ao fato de que o seu Reino não é deste mundo, que este mundo jaz no maligno, e que enfrentaríamos forte oposição (João 16:33).
Numa guerra, não há paz com o inimigo. A única paz que podemos desfrutar é conosco mesmo, com o nosso irmãos, e com Deus. Fora das trincheiras do Reino de Deus, estamos diuturnamente expostos ao desafio de vencer as adversidades (Isaías 43:1).
Entretanto - Oh, que boa notícia! - o que nos incentiva a perseverar é que nós não fomos deixados sozinhos no campo de batalha. Não estamos abandonados à nossa própria sorte. O Senhor dos Exércitos está conosco e o Todo-Poderoso é o nosso Refúgio (Salmos 46:7)!
Em Cristo, as portas sempre estarão abertas. O Senhor Forte e Poderoso sempre suprirá os nossos dias com grandes oportunidades. Ele caminha ao nosso lado, cuidando de nós e nos ensinando a ser produtivos para ele mesmo (Mateus 28:20).
As adversidades são novas oportunidades que nos são oferecidas para vencermos a nós mesmos, produzindo o poder e a resistência que necessitamos para vencer o mundo (1 João 5:4).
Deus lhe abençoe!
“Grandes responsabilidades nos esperam, depois da Porta” (Salatiel Gualter).
ORE: Deus, dá-nos discernimento para perceber as portas que tu nos abres, mesmo em meio às mais intensas adversidades. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.