Edificados
20 and are bilt apon the foundacion of the apostles and prophetes Iesus Christ beynge the heed corner stone
21 in whom every bildynge coupled togedder groweth vnto an holy temple in ye lorde
22 in who ye also are bilt togedder and made an habitacio for god in the sprete.
A Igreja que o Senhor Jesus está formando para ser arrebatada desta terra é comparada a um edifício, em que cada cristão é como um tijolo, ligado a outros, cimentado entre muitos, formando uma parede forte, atrelada a poderosas colunas, tudo firmado sobre um fundamento sólido. Entretanto, o que garante a estabilidade e o equilíbrio desse colossal edifício é a sua principal pedra: a angular, a pedra de esquina; aquela que impede que o edifício venha a ruir, ainda que enfrentemos intempéries ou que o solo sob ele se abale (Mateus 7:24-27).
Cada tijolo, sozinho, é frágil e incapaz de formar por si só uma grande construção; mas, unido aos demais, torna-se forte, imbatível, indestrutível porque a pedra de esquina está ali, mantendo o edifício de pé, inabalável!
Esse é o segredo da invencibilidade da Igreja: não são os tijolos que a mantêm de pé, nem as colunas garantem sua estabilidade, tampouco os fundamentos a sustentam por completo. É a pedra angular, fincada firmemente no solo, que mantém todo o edifício em equilíbrio, sem ceder nem para a esquerda, nem para a direita (Lucas 20:17,18).
Somos edificados sobre essa pedra angular, que é Cristo Jesus. Enquanto estivermos ligados a ela, faremos parte de uma casa construída sobre a rocha e nada poderá nos abalar. Seremos como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre (Salmos 125:1).
A firmeza da nossa fé e a solidez da nossa esperança dependem da confiança que temos nesse edifício. E a firmeza do edifício depende da pedra angular que o sustenta.
Estejamos em Cristo e jamais seremos abalados (2 Coríntios 1:21,22)!
Deus lhe abençoe!
"Somos materiais de construção. Fazemos parte de um edifício que está sendo construído há séculos. E, quando ele estiver pronto, será arrancado daqui.” (Anônimo)
ORE: Deus glorioso, dá-nos sabedoria para entender o nosso lugar e o nosso papel nesse edifício, que é a tua Igreja, para que a tua glória se manifeste através da nossa vida. Amém.
As marcas do Ministério Cristão
Paulo exemplifica o sacrifício e a firmeza no ministério cristão, encorajando resiliência ante provas e perseguições no serviço a Cristo.
Jesus, o primeiro Evangelista
17 and came and preached peace to you which were afarre of and to them that were nye.
18 For thorow him we both have an open waye in in one sprete vnto the father.
19 Now therfore ye are no moare straugers and foreners: but citesyns with the saynctes and of the housholde of god:
Jesus foi o primeiro Evangelista. Após ser batizado por João, Ele saiu a proclamar o arrependimento ao Seu povo, anunciando que o Reino dos Céus havia chegado. Foi Ele quem trouxe a boa notícia de que o Deus, outrora separado dos homens por causa da iniquidade, Se dispôs a eliminar a distância entre o céu e a terra.
Cristo veio anunciar uma nova fase no relacionamento entre o Criador e a Sua criação, não a partir do esforço da criatura, que falhou em todas as tentativas de se aproximar de Deus, mas a partir do próprio Deus, que nunca desistiu de restaurar a humanidade (2 Pedro 3:9).
Pelo Espírito Santo, a descendência de Abraão recebeu nova oportunidade de reconciliação com seu Deus. Mas o Criador foi além: Ele não buscou apenas os filhos de Abraão, Seu amigo. Ele incorporou à Família da Promessa todos os povos, de todas as nações, que confessam que Jesus Cristo é o Senhor, tornando-os Seus filhos (1 João 4:15).
Assim, o concerto firmado por meio de Cristo Jesus é superior ao pacto antigo, pois atinge todos os povos da terra. Jesus não apenas anunciou a boa notícia, mas Ele foi o seu autor, anunciador, executor e consumador, completando com perfeição a grande obra da redenção, carregando sobre Si o castigo que nos trouxe paz com Deus (Isaías 53:5).
Agora, nós, que estávamos longe, e a posteridade de Abraão, que estava perto, podemos formar um só povo, fazer parte de uma só família, ser membros de um só corpo e participantes de uma mesma promessa.
Porque Deus, que não faz acepção de pessoas, decretou o mesmo castigo sobre todos, e Cristo Jesus o sofreu por nós, na cruz.
E, por isso, Deus também decretou a mesma redenção a todos os que O confessam como Senhor.
Aleluia!
Deus lhe abençoe!
“A paz que tanto necessitamos está em Cristo, a quem tanto amamos.”
— Anônimo
ORE: Deus de Paz, que essa paz que trouxeste a nós, e que excede todo entendimento, una o Teu povo em torno de Cristo Jesus. Amém.
Jesus, a Nossa Paz
13 But now in Christ Iesu ye which a whyle agoo were farre of are made nye by ye bloude of Christ.
14 For he is oure peace whych hath made of both one and hath broken doune the wall yt was a stoppe bitwene vs
15 and hath also put awaye thorow his flesshe the cause of hatred (that is to saye the lawe of commaundementes contayned in the lawe written) for to make of twayne one newe ma in him silfe so makynge peace:
16 and to recocile both vnto god in one body thorow his crosse and slewe hatred therby:
A distância entre nós e Deus, provocada por nosso estado pecaminoso, foi definitivamente desfeita pelo sacrifício de Cristo Jesus. O conflito que mantínhamos contra Deus, alimentado por nossa desobediência, foi pacificado por Cristo. A separação causada por nossa soberba iniquidade foi eliminada. A parede espiritual que nos separava da vida com Deus foi derrubada pelo sacrifício ao qual Cristo Jesus Se submeteu em Sua carne, em nosso lugar (Mateus 27:51).
Éramos inimigos de Deus.
Mas, agora, como Abraão, somos chamados Seus amigos! A boa Lei de Deus, que não teve êxito em transformar o homem por causa da dureza do próprio homem, foi aperfeiçoada em Cristo Jesus (Mateus 5:17).
Hoje temos paz com Deus. O que Cristo realizou na cruz foi derrubar a barreira de separação, formando um só corpo, não de carne e sangue, mas espiritual. Nele, não há distinção de raça, cor, etnia, sexo, nível social ou qualquer outro marcador humano. Todos os que pertencem a Cristo são um só corpo n’Ele (Efésios 4:1,10-13,2-9).
Estar em paz com o Deus de quem estávamos separados, por causa de nossos pecados, é a grande maravilha da cruz. Não somos apenas servos: somos amigos de Deus. E mais do que isso: somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Porque, se somos filhos, temos a mesma natureza de Cristo Jesus pela fé. E, sendo assim, somos também herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo.
Deus lhe abençoe!
“A paz é o estado de plena quietude da alma diante dos desafios da existência.
Essa paz se chama Jesus, o Cristo.”
— Aureliano Jr.
ORE: Deus de Paz, por meio de Cristo Jesus Tu estabeleceste a paz conosco. Dá-nos dessa paz para repartirmos com os nossos irmãos. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.