Publicidade
Voltar para início

Devocional de Hoje

15
Domingo
Fev

Como isso aconteceu?

1 How does the city sit solitary, that was full of people! how is she become as a widow! she that was great among the nations, and princess among the provinces, how is she become tributary!

Este é um dos momentos mais intensos e dramáticos do Antigo Testamento. Jeremias, o profeta, estava sentado nas escadarias do Templo destruído, após a invasão de Jerusalém pelas tropas de Nabucodonosor, rei da Babilônia, em 586 a.C. Os objetos sagrados foram levados, os muros da cidade foram derrubados e a maior parte do povo foi conduzida ao exílio. Muitos morreram durante o ataque, e o cenário era desolador, causando profunda tristeza ao profeta e a todos os que presenciaram a tragédia.

Jeremias já havia profetizado sobre essa catástrofe. Ele alertou que o juízo era inevitável, resultado de séculos de desobediência e dos pecados acumulados pelas gerações passadas (Levítico 25–26). Mesmo sabendo que tudo aquilo representava o cumprimento do que o Senhor lhe havia revelado (Jeremias 21), ele ficou profundamente abalado diante da devastação e iniciou sua lamentação com um doloroso “como”, perguntando: “como isso aconteceu?” ou “como chegamos a esse ponto?”.

Esse episódio nos ensina muito sobre a vida. Diante de crises e dores, muitas vezes ficamos perplexos, sem entender por que certas situações acontecem, especialmente quando fogem ao nosso controle. Idealizamos um Deus que, por ser Todo-Poderoso, jamais permitiria que enfrentássemos desafios tão difíceis.

No entanto, assim como Jeremias, também sabemos que Deus continua soberano e permite que certas situações contribuam para o nosso amadurecimento. Seja por meio de provações que nos fortalecem, seja ao colhermos as consequências dos nossos próprios erros (Lamentações 3:39), sempre existe uma razão dentro dos propósitos de Deus para aquilo que nos alcança. Nada ocorre sem que Ele esteja ciente, e nenhuma circunstância é vazia de sentido (Provérbios 26:2-3).

Quando o dia difícil chegar, lembre-se de que você nunca estará sozinho. Confie na misericórdia do Senhor. Ele pode permitir a dor, mas é Ele mesmo quem restaura e traz a cura (Oséias 6:1).

Deus lhe abençoe!

“A sua experiência não é o que acontece com você, mas o que você faz com o que acontece a você. Não desperdice a sua dor. Use-a para ajudar outros.” (Rick Warren)

Publicidade

Prévia de Amanhã

Equipamento para dias ruins

A Bíblia apresenta a armadura espiritual e a oração como recursos divinos para enfrentar os tempos de adversidade e aflições extremas da vida.
20
Horas
53
Minutos
36
Segundos

Devocional de Ontem

14
Sábado
Fev

Quem bate?

20 Behold, I stand at the door, and knock: if any man hear my voice, and open the door, I will come in to him, and will sup with him, and he with me.

Jesus, a quem foi dado “todo o poder nos céus e na terra”, só entra na vida de alguém se a porta for aberta para Ele. Deus estabeleceu princípios para agir em favor do homem (2 Crônicas 7:14). Ao criar o ser humano, Ele o fez à Sua imagem e semelhança e o dotou de características que refletem o Seu caráter (Gênesis 1:26). Por isso, concedeu-lhe a liberdade de escolher o próprio caminho.

Toda liberdade vem acompanhada de responsabilidade (Gálatas 6:7). Com a liberdade de conduzir a própria vida como desejar, vem também a responsabilidade de decidir a quem abrir a porta e com quem compartilhar a própria história. Não se abre a porta de forma impulsiva, a qualquer um que bate. É preciso estabelecer critérios nas escolhas que fazemos (Provérbios 4:23).

A declaração de Jesus, “eis que estou à porta e bato”, revela que outras “mãos” também podem bater à nossa porta. Se entendermos essa porta como a nossa mente ou o nosso coração, quantas batidas temos ouvido? São muitos os “visitantes” que desejam entrar na nossa vida. É difícil até contar quantos tentam se sentar conosco, fazer parte da nossa história e influenciar nosso caráter. Muitas forças procuram se aproximar, envolver-se em nossos assuntos e moldar nossa maneira de ser; se não forem alinhadas ao Senhor Jesus, devem ser rejeitadas (Tiago 4:4).

Jesus não divide a atenção com qualquer outro. Ele deve ter a primazia na vida de quem O serve e requer que nossa mente e nosso coração sejam santos (1 Pedro 1:16). Não podemos transformar a habitação de Deus em um espaço contaminado pelo pecado (1 Coríntios 6:15).

Limpe a sua mente. Purifique o seu coração. Escolha o que você permite permanecer em seus pensamentos. Seu corpo é templo do Espírito, onde Deus é adorado por meio do seu testemunho. Isso honrará a Deus e trará grande benefício à sua própria vida. Como disse o Senhor Jesus: “...a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12:34).

Deus lhe abençoe!

“Adorar é despertar a consciência pela santidade de Deus, alimentar a mente com a verdade de Deus, purificar a imaginação pela beleza de Deus, abrir o coração para o amor de Deus e consagrar a vontade aos propósitos perfeitos de Deus.” (William Temple)

Aureliano Guimarães Júnior

Publicidade

Devocional de Anteontem

13
Sexta
Fev

Os limites da resistência

7 Submit yourselves therefore to God. Resist the devil, and he will flee from you.

Servir a Deus é um privilégio concedido àqueles que confessam Jesus Cristo como Senhor. No entanto, devemos lembrar que Ele nos chamou apesar de sermos pecadores, cheios de falhas e limitações. Nossa caminhada cristã envolve tanto anunciar o Evangelho quanto lutar contra o pecado e enfrentar os desafios que se levantam contra a Igreja. Todo esforço na vida cristã é um ato de resistência. Resistir significa lutar contra tudo o que se opõe ao propósito de Deus.

Mas qual é o limite da nossa resistência? Mesmo como novas criaturas, ainda enfrentamos nossa natureza pecaminosa (Efésios 4:22). Fomos chamados a abandonar a velha natureza e a nos revestir do novo homem (Efésios 4:24), mas o “velho homem” tenta constantemente recuperar seu espaço.

Nessa batalha, enfrentamos dois principais adversários. O primeiro é o diabo, o inimigo de Deus e do Seu povo (1 Pedro 5:8-9), que trabalha incansavelmente contra os eleitos. O segundo adversário somos nós mesmos, ainda sujeitos aos nossos próprios desejos pecaminosos. Precisamos vigiar contra o velho homem, pois ele pode nos trair, especialmente se deixarmos de produzir o fruto do Espírito e nos entregarmos às obras da carne (Gálatas 5:19-22). Essa luta é contínua e não cessa, mesmo em momentos de aparente paz (Efésios 6:10-18).

Contudo, não precisamos temer (1 João 4:18), pois o Senhor luta por nós (Êxodo 14:14). O Anjo do Senhor acampa ao redor dos que o temem e os livra (Salmo 34:7). Mil podem cair ao nosso lado, e dez mil à nossa direita, mas não seremos atingidos, porque o Senhor é o nosso refúgio, e o Altíssimo é a nossa habitação (Salmo 91:7-9).

Não temos motivo para temer o mal, pois nenhum mal nos alcançará, nem praga alguma chegará à nossa casa. Se amarmos a Deus de todo o coração e confiarmos n’Ele, viveremos em paz (Salmo 91:14-16). Sim, teremos problemas; enfrentaremos aflições, tribulações e perseguições. Estamos em guerra contra o mal, em pleno campo de batalha. Mas, apesar disso, podemos descansar em Deus, pois Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia (Salmo 46:1-2).

Anime-se! Tome as armas espirituais e vá à luta! O Todo-Poderoso garante a vitória!

Deus lhe abençoe!

“Nos homens regenerados há duas forças que se opõem e que os obrigam a uma guerra vitalícia.” (Spurgeon)

Continue sua jornada espiritual

Publicidade

O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

1

Reserve um momento do dia e um local especial

Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.

2

Leia o versículo com foco e atenção

Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.

3

Leia a meditação diária

Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.

4

Extrapole os pensamentos e aja!

A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.

5

Divida o seu aprendizado com os outros

Compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Lembre-se: estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.

Veja também