Devocional de Hoje

Seg
Segunda
01
Dez

A justiça que produz paz

15 until the Spirit is poured on us from on high, and the wilderness becomes a fruitful field, and the fruitful field is esteemed as a forest.

16 Then justice will stay in the wilderness; and righteousness will remain in the fruitful field.

17 And the work of righteousness will be peace; and the effect of righteousness, quietness and confidence forever.

18 And my people will remain in a peaceable habitation, and in safe dwellings, and in quiet resting-places.

19 But it will hail in the downfall of the forest; and the city will be completely laid low.

O Deus das Escrituras é justo e Ele requer que pratiquemos a justiça. No entanto, o conceito divino de justiça é muito superior ao dos homens. A justiça humana é comparada a “trapos de imundícia”, tamanha sua limitação e imperfeição. Deus, porém, é absolutamente justo em tudo o que faz; nenhum de Seus caminhos possui sombra de injustiça (Salmos 18:30).

Embora a justiça humana não possa ser comparada à justiça divina, Deus ainda assim se agrada daqueles que a praticam. Mais elevado diante dEle, porém, é o valor daqueles que reconhecem e recebem sobre si a Justiça Perfeita ao se renderem a Cristo. Pela fé, somos justificados, tornados justos, e recebemos o padrão de justiça que Deus requer, mediante a ação do Espírito Santo (Romanos 5:1,10-12,2-9).

Justificados por Cristo, passamos a ter paz com Deus. Essa paz, que excede todo entendimento, invade nosso coração e nos dá a plena certeza de que temos comunhão com o Senhor. Seu amor fortalece em nós a esperança da vida eterna (Romanos 8:30).

E essa paz sobrenatural não se limita à nossa relação com Deus. Ela transforma também nossos relacionamentos com as pessoas, inclusive com aqueles que nos ferem ou se colocam como nossos inimigos. O Espírito nos capacita a perdoar quem nos ofende e a abençoar quem nos amaldiçoa (Romanos 12:14).

Se buscarmos, pela direção do Espírito Santo, a justiça de Deus, viveremos cheios da paz que Ele concede e dos valores que são fruto do Espírito (Gálatas 5:22).

Deus lhe abençoe!

“Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las.” (Pitágoras)

ORE: Deus justo, que a tua justiça em nós, por meio de Cristo Jesus, produza em nossa alma a paz que excede todo entendimento. Amém.

Prévia de Amanhã

A generosidade de Deus

Deus demonstra generosidade superando necessidades; somos chamados a reconhecer bênçãos e ser gratos, mesmo nas dificuldades.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Dom
Domingo
30
Nov

Sinceridade, virtude preciosa para Deus!

13 And the Lord said, Since this people draw near [to me], and with their mouth and with their lips to honor me, but have removed their heart far from me, and their fear of me is a commandment of men which has been taught [to them];

Sinceridade (do latim sincerus, “puro, inteiro, completo”) originalmente remetia à ideia de algo íntegro, sem mistura. Com o tempo, passou a significar a qualidade de quem age com verdade nas atitudes, palavras e intenções, alguém que não vive em hipocrisia. Alguns afirmam que o termo era usado para identificar esculturas sem rachaduras preenchidas com cera, ou seja, “sem cera”. Independentemente da origem exata, a sinceridade expressa a integridade interior que Deus requer daqueles que se aproximam dEle (Hebreus 11:6).

Não há como enganar a Deus. Ele não se impressiona com aparência nem com ostentação. Antes de aceitar qualquer oferta ou atitude nossa, Ele sonda profundamente nossas intenções, porque julga segundo o coração (1 Samuel 16:7).

A humanidade sempre enfrentou esse problema: valorizar mais o que é visto do que o que é verdadeiro. As pessoas se encantam com discursos, cenários e gestos emocionantes, mas muitas vezes com corações distantes do Senhor. Jesus reforçou a mesma mensagem de Isaías ao denunciar o culto vazio de seu tempo, um culto praticado oitocentos anos depois da profecia original (Mateus 15:8,9). O próprio Deus, por meio de Isaías, já havia declarado estar cansado dos sacrifícios feitos apenas por aparência, sem sinceridade no coração (Isaías 1:13-15).

O culto que agrada a Deus é o que nasce do coração quebrantado, sincero e verdadeiro. Ele valoriza o esforço para construir um ambiente bonito, organizado e reverente, mas se isso não vier acompanhado de sinceridade, perde completamente o valor. Deus se agrada mais de uma humilde cabana onde haja corações verdadeiros do que de templos esplêndidos sem autenticidade (Salmos 51:17).

Deus lhe abençoe!

“Não somos salvos pela sinceridade, mas certamente podemos nos perder pela insinceridade.” (Robert Black)

ORE: Senhor Deus, guarda-nos de cultuar a Ti com hipocrisia. Dá-nos um coração sincero em tudo o que fazemos. Amém.

Devocional de Anteontem

Sáb
Sábado
29
Nov

Jesus, a pedra de esquina

16 therefore thus says the Sovereign Yahweh, Look, I lay in Zion for a foundation a stone, a tried stone, a precious corner-[stone] of sure foundation: he who believes will not be caused to flee.

A grandiosidade da obra de Cristo é impossível de medir. Nós, que fomos alcançados por essa graça, não conseguimos compreender plenamente sua profundidade. Ainda assim, as Escrituras nos oferecem vislumbres de sua abrangência: estávamos em trevas, e Ele veio como Luz; éramos famintos, e Ele veio como o Pão; estávamos perdidos, desorientados e mortos em nossos pecados, e Ele veio como o Caminho, a Verdade e a Vida. São inúmeras as metáforas bíblicas que revelam como Sua obra é completa, eficaz e perfeita para nos resgatar (João 14:6).

Entre essas metáforas, uma das mais preciosas é a que compara Cristo à pedra fundamental de uma construção. As casas do período bíblico não possuíam a estrutura que temos hoje; por isso, o construtor buscava no solo uma pedra grande, firme e segura para iniciar a obra. Essa pedra se tornava o primeiro ângulo, a base sobre a qual as paredes eram erguidas para resistir às tempestades (Efésios 2:20-22).

Assim também é Cristo para a nossa fé. Ele trouxe equilíbrio e firmeza ao coração humano, capacitando-nos a crer no Deus verdadeiro e a viver em obediência à Sua Palavra. Pela fé, nosso relacionamento com Deus é restaurado, temos paz com Ele e somos purificados de todo pecado pelo sangue de Jesus (Romanos 5:1).

Dessa forma, somos edifício de Deus, casa construída sobre a Rocha. Nenhuma tempestade espiritual consegue destruir aquilo que está firmado em Cristo! Por meio dEle, e pela fé, somos mais do que vencedores, o que significa que somos sustentados e preservados em todas as coisas (Romanos 8:35).

Deus lhe abençoe!

“Quando Jesus desceu à Terra, não deixou de ser Deus; quando voltou ao Céu, não deixou de ser homem.” (J. Blanchard)

ORE: Ó Deus Pai, te adoramos por nos permitir construir nossa vida sobre a Rocha, que é Cristo Jesus. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.

Devocional Diário