Igreja perfeita?
1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por chamamento e vontade de Deus, e o irmão Sóstenes,
2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos fiéis santificados em Jesus Cristo, chamados à santidade, juntamente com todos os que, em qualquer lugar que estejam, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso;
3 a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!
4 Não cesso de agradecer a Deus por vós, pela graça divina que vos foi dada em Jesus Cristo.
5 Nele fostes ricamente contemplados com todos os dons, com os da palavra e os da ciência,
6 tão solidamente foi confirmado em vós o testemunho de Cristo.
7 Assim, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, não vos falta dom algum.
8 Ele há de vos confirmar até o fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
O início da carta de Paulo aos Coríntios revela uma igreja detentora de grandes virtudes: eles eram santificados, santos, receberam a graça de Deus, foram enriquecidos na palavra e no conhecimento, receberam todos os dons, e foi prevista a sua confirmação como irrepreensíveis. Ler uma exposição dessa acerca do caráter de uma igreja poderia nos levar a concluir enfaticamente que estamos, enfim, diante de uma igreja perfeita! A igreja de Corinto tinha qualidades demais para se cogitar que tivesse algum defeito. A saudação de Paulo era forte demais para se imaginar que haveria espaço, no restante da carta, para conter alguma crítica!
Entretanto, quando lemos o desenrolar da carta, nos surpreendemos com a sucessão de problemas que se avolumavam na igreja de Corinto e que necessitavam de imediata solução: havia mexericos, dissensões, divisões e favoritismos; havia promiscuidade sexual, escândalos e desordem. Contudo, havia uma igreja sedenta pela solução desses problemas, para que a semente do evangelho pudesse, enfim, render frutos.
A igreja não é lugar de pessoas sem defeitos. Ela é feita de pecadores que descobriram que, em Cristo Jesus, há solução para eles! (Leia 1 Coríntios).
Deus lhe abençoe!
"Esta vida não foi feita para ser o lugar de nossa perfeição, mas de nossa preparação para ela." (Richard Baxter)
ORE: Deus amado, temos defeitos e limitações. Pedimos-te que nos aperfeiçoe pela tua Palavra, para que, apesar da nossa debilidade, possamos ser recebidos por ti. Amém.
O chamado de Deus
Paulo motiva Coríntios com virtudes sustentadas pela graça de Deus, apesar dos problemas, destacando o chamado e aperfeiçoamento divino.
O único Deus!
25 Àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu Evangelho, na pregação de Jesus Cristo - conforme a revelação do mistério, guardado em segredo durante séculos,
26 mas agora manifestado por ordem do eterno Deus e, por meio das Escrituras proféticas, dado a conhecer a todas as nações, a fim de levá-las à obediência da fé - ,
27 a Deus, único, sábio, por Jesus Cristo, glória por toda a eternidade! Amém.
Na carta que Paulo escreveu aos Romanos, ele encerra o texto com uma belíssima doxologia, exaltando as virtudes do único Deus verdadeiro, apresentado pelas Escrituras Sagradas: Ele é citado como poderoso, existente desde os tempos eternos, que se manifestou voluntariamente, mas já vinha sendo anunciado pelos Escritos Sagrados e pelos profetas. Ele se manifestou para que todas as nações aprendam a obedecer-lhe pela fé (Oséias 6:3).
Ele é declarado como o único Deus portador de sabedoria. Por esse motivo, por meio de Cristo Jesus, a Ele pertence toda a glória, por toda a eternidade. Ele não é apenas um personagem adorado por um conjunto de ideias e ideais religiosos; não faz parte de um panteão de deuses inventados pela imaginação humana, com histórias mirabolantes norteando sua pseudoexistência. Ele é o DEUS VERDADEIRO, o único capaz de se revelar à sua criação (Efésios 1:4-10).
Ele se comunica conosco, ouvindo as nossas orações e atendendo aos nossos clamores, suprindo as nossas necessidades e cuidando de nós em todos os detalhes da nossa vida. Ele nos revela a sua vontade por meio da sua Palavra e nos capacita a cumpri-la, pois sabe das nossas limitações e debilidades (Salmos 8:1-9).
Deus não é apenas único; Ele é exclusivo! Nada deve ocupar o seu lugar em nossa vida. Nós fomos criados para o louvor da sua glória e devemos nos ocupar prioritariamente com o seu louvor, adoração e serviço. Ainda que tenhamos outras prioridades, Ele deve ser a nossa principal atenção.
Deus lhe abençoe!
"Há mais restauradora alegria em cinco minutos de adoração do que em cinco noites de folia." (Aiden Wilson Tozer)
ORE: Senhor, nosso Deus, nós declaramos a nossa fé em ti e reconhecemos que tu és o único digno da nossa adoração e do nosso louvor. Queremos te servir de todo o nosso coração, por todos os dias da nossa vida. Amém.
Uma equipe de peso!
21 Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, Lúcio, Jasão e Sosípatro, meus parentes.
22 Eu, Tércio, que escrevi esta carta, vos saúdo no Senhor.
23 Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro, e de toda a Igreja.
24 Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e Quarto, nosso irmão.
Paulo foi um líder admirável! Seu ministério cristão foi marcado por homens e mulheres capacitados, cheios do Espírito Santo e dotados de uma disposição incomum para ir até as últimas consequências por Cristo Jesus. Por onde passava, deixava igrejas vibrantes e espiritualmente saudáveis. Além disso, foi um grande formador de líderes competentes, comprometidos com a fidelidade e a obediência (2 Timóteo 2:15).
Quando escreveu aos Romanos, Paulo estava em Corinto, no sul da Grécia, hospedado na casa de Gaio, onde se reunia uma pequena célula da Igreja de Cristo. Essa célula era composta por pessoas bem preparadas, que certamente contribuíram para o sucesso do ministério de Paulo na região do Peloponeso. Entre eles estava Timóteo, fiel cooperador de Paulo, que teve o privilégio de ser destinatário de duas de suas cartas. Também estavam presentes Lúcio, Jasom e Sosípatro, parentes de Paulo, o que demonstra a grande influência do seu testemunho em sua própria família.
Além deles, encontrava-se ali Tércio, que escreveu a carta para Paulo, evidenciando sua capacidade cultural. Gaio, o anfitrião, foi não apenas hospedeiro de Paulo, mas também de toda a igreja, demonstrando grande hospitalidade cristã. Entre eles estava ainda Erasto, procurador da cidade, além do irmão Quarto. Uma equipe de peso, reunida por um líder capacitado por Deus, que fez tanto pelo Reino dos Céus a ponto de firmar a Igreja de maneira admirável (Filipenses 4:5-7)!
Que sigamos o exemplo de Paulo, unindo-nos àqueles que realmente se comprometem com o Reino de Deus para levar o Evangelho! Sejamos produtivos e preparados, buscando em Deus o poder para realizar a Sua obra (Atos 1:8)!
Deus lhe abençoe!
"Se falhar em cumprir a missão que Deus lhe deu na terra, você terá desperdiçado a vida que Deus lhe concedeu." - Rick Warren
ORE: Deus Poderoso, capacita-nos a realizar a Tua obra de maneira eficiente, para que colhamos grandes frutos para o Teu Reino. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.