Firmeza e Liberdade
1 É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão.
2 Eis que eu, Paulo, vos declaro: se vos circuncidardes, de nada vos servirá Cristo.
3 E atesto novamente, a todo homem que se circuncidar: ele está obrigado a observar toda a lei.
4 Já estais separados de Cristo, vós que procurais a justificação pela lei. Decaístes da graça.
5 Quanto a nós, é espiritualmente, da fé, que aguardamos a justiça esperada.
6 Estar circuncidado ou incircunciso de nada vale em Cristo Jesus, mas sim a fé que opera pela caridade.
Preservar em nós a liberdade conquistada por Cristo Jesus é uma responsabilidade sagrada! Todo o sofrimento que Ele enfrentou teve como propósito nos libertar da escravidão do pecado, nos resgatar da morte para a vida eterna e nos conceder uma nova identidade diante de Deus. De criaturas caídas, passamos a ser chamados filhos e herdeiros do Reino dos Céus (Romanos 8:17).
No entanto, essa liberdade não é uma permissão para vivermos como quisermos. Nosso coração é enganoso (Jeremias 17:9), e facilmente nos conduziria de volta a práticas que desagradam a Deus. A liberdade que recebemos em Cristo exige responsabilidade, vigilância e zelo constante, acompanhados de um crescimento contínuo na graça e no conhecimento do Senhor (2 Pedro 3:18).
Devemos batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos (Judas 1:3) e rejeitar todo caminho que nos leve de volta à escravidão, seja do pecado ou de uma religiosidade sem vida. Deus não nos chamou para uma vida vazia, baseada em rituais ou aparências. Ele nos chamou para viver em plena comunhão com Ele, sermos morada do Seu Espírito Santo e representar Cristo neste mundo como embaixadores do Seu Reino eterno (2 Coríntios 5:20).
Deus lhe abençoe!
“Liberdade não é o direito de fazer o que se quer, mas o poder de fazer o que se deve.” -Autor Desconhecido
ORE: Senhor Deus, tu nos presenteaste com a liberdade no teu Espírito, por meio de Cristo Jesus. Ajuda-nos a cuidar dessa liberdade com zelo e amor, para que não sejamos seduzidos por práticas religiosas sem vida. Guarda-nos firmes na tua graça. Amém.
Chamados à Liberdade
A liberdade cristã é um dom divino que exige amor e responsabilidade, não autonomia para pecar. É uma chamada ao serviço mútuo em Cristo.
Filhos da Promessa
27 porque está escrito: Alegra-te, ó estéril, que não davas à luz; rejubila e canta, tu que não tinhas dores de parto, pois são mais numerosos os filhos da abandonada do que daquela que tem marido {Is 54,1}.
28 Como Isaac, irmãos, vós sois filhos da promessa.
29 Como naquele tempo o filho da natureza perseguia o filho da promessa, o mesmo se dá hoje.
Jesus, o Messias, a posteridade prometida a Abraão, nos fez, pela fé, também descendência dessa promessa. Assim como Isaque, o filho de Sara — mulher estéril, mas alcançada pela fidelidade de Deus — foi considerado o filho da promessa, assim também Jesus, nascido da virgem Maria, foi o cumprimento pleno dessa promessa. E nós, antes gerados segundo a carne, pela maldita concupiscência, agora fomos gerados pela fé, por meio de Cristo Jesus, o Filho de Deus (Gálatas 3:29).
Entretanto, essa filiação espiritual não é isenta de provações. Assim como Abraão teve outros filhos além de Isaque — como Ismael, Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá — cujos descendentes, ao longo da história, se tornaram inimigos e perseguidores dos filhos de Isaque, também nós, ao sermos gerados em Cristo, somos perseguidos. Afinal, somos filhos da promessa, nascidos do Espírito, e não da carne (2 Coríntios 5:17).
Nossa promessa é ainda mais elevada do que a de Isaque: ela é garantida pelo sangue de Jesus, o Filho inocente que foi sacrificado no Calvário. Não herdamos uma terra física, mas uma vida abundante e eterna; não fomos apenas libertos do Egito literal, mas libertos da escravidão do pecado (Hebreus 9:15).
Antes, estávamos mortos em delitos e pecados, e nossa alma era escrava dos desejos da carne. Mas agora, em Cristo, fomos libertos. E recebemos uma nova identidade, um novo coração, uma nova esperança. Por sua infinita graça, fomos feitos herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo (Romanos 8:17).
Deus lhe abençoe!
“Se Deus se entrega a nós em promessas, devemos nos entregar a Ele em obediência.”
(Anônimo)
ORE: Deus de Promessas, te adoramos porque, por meio de Cristo Jesus, cumpriste em nós a tua promessa de redenção! Ensina-nos a viver como verdadeiros filhos teus. Amém.
O conserto da liberdade
21 Dizei-me, vós que quereis estar sujeitos a uma lei: não ouvis a lei?
22 A Escritura diz que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre.
23 O da escrava, filho da natureza; e o da livre, filho da promessa.
24 Nestes fatos há uma alegoria, visto que aquelas mulheres representam as duas alianças: uma, a do monte Sinai, que gera para a escravidão, é Agar.
25 {O monte Sinai está na Arábia.} Corresponde à Jerusalém atual, que é escrava com seus filhos.
26 Mas a Jerusalém lá do alto é livre e esta é a nossa mãe,
Oh, que maravilhoso conserto Deus firmou conosco por meio do sacrifício de Cristo Jesus! A Lei, que é boa, acabou se tornando instrumento de escravidão, não por causa da sua natureza, mas por causa da nossa maldade. A condição pecadora do homem tornou impossível o pleno cumprimento da Lei. Assim, aquilo que deveria ser bênção tornou-se maldição, pois a Lei apenas evidenciou nossa incapacidade de agradar a Deus (Gálatas 3:13).
Havia, portanto, a necessidade de um novo conserto. Mas o problema persistia: Deus é santo, justo e puro, e não pode conviver com o pecado humano. O homem, por sua vez, continua impuro, pecador e separado de Deus. Era preciso que esse novo conserto fosse suficientemente eficaz para derrubar a barreira que havia entre o Criador e suas criaturas (Isaías 59:2).
O sacrifício de animais provou ser insuficiente para redimir o pecador. A velha criatura era irremediavelmente incapaz de se reconciliar com Deus. Portanto, seria necessário um sacrifício superior, definitivo e suficientemente poderoso para não apenas redimir, mas transformar o homem em uma nova criatura (Hebreus 10:10,3-9).
Esse é o milagre do novo conserto em Cristo Jesus: seu sangue é infinitamente superior ao sangue de animais, e poderoso para redimir e regenerar o homem. Em Cristo, nascemos de novo, passamos a fazer parte do Reino dos Céus e fomos chamados à liberdade, que só pode ser encontrada nesse novo conserto firmado com Deus por meio de seu Filho (Gálatas 5:13).
Deus lhe abençoe!
“Liberdade significa capacidade de não violar a lei de Deus. Licenciosidade significa insistência em fazer o que se deseja.” Oswald Chambers
ORE: Deus Pai, te agradecemos pela liberdade com que nos agraciaste, por meio de Cristo Jesus! Ensina-nos a vivê-la com responsabilidade e santidade. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.