Devocional de Hoje

Ter
Terça
20
Mai

A fragilidade da sabedoria humana

18 Chớ ai tự dối mình: nếu có ai trong vòng anh em tưởng mình khôn ngoan theo cách đời nầy, hãy trở nên dại dột, để được nên khôn ngoan;

19 vì sự khôn ngoan đời nầy trước mặt Đức Chúa Trời là sự dại dột. Như có chép rằng: Ay là Chúa bắt những kẻ khôn ngoan trong mưu kế họ.

20 Lại rằng: Chúa thông biết ý tưởng của người khôn ngoan; Ngài biết ý tưởng họ đều là vô ích.

Um dos problemas que quase destruiu a igreja de Corinto foi a excessiva confiança na capacidade humana. Até Paulo, Pedro e Apolo foram, involuntariamente, vítimas dessa valorização exagerada, que gerava divisões e contendas entre os irmãos — como se os líderes fossem rivais, e não servos do mesmo Senhor. Essa atitude revelava uma quase idolatria daqueles que demonstravam sabedoria em seus ensinos, como se essa sabedoria tivesse origem neles mesmos.

No entanto, tanto Paulo quanto os demais apóstolos não falavam de si mesmos, nem se baseavam em argumentos humanos. Sua pregação era fundamentada na manifestação do Espírito e no poder de Deus (1 Coríntios 2:3-5).

A igreja de Corinto estava espiritualmente enferma. Misturava o conteúdo das mensagens com uma expectativa distorcida de que seus líderes personificavam a verdadeira sabedoria. Assim, dividiam-se em grupos, exaltando seus pregadores preferidos, o que acabava provocando rachaduras no Corpo de Cristo (1 Coríntios 3:4).

Paulo não desprezava a sabedoria, mas fez questão de colocá-la em seu devido lugar. Ele precisou esclarecer que aquilo que ensinava não provinha dele mesmo, mas de Deus. Por isso, enfatizou que sua mensagem não consistia em palavras persuasivas da sabedoria humana, mas na demonstração do Espírito e de poder. Os coríntios estavam se perdendo ao admirar o mensageiro, em vez de reconhecer que a verdadeira sabedoria vinha do Senhor (1 Coríntios 1:23).

A sabedoria humana é limitada, frágil e, muitas vezes, ilusória. Não vale a pena confiar nela. Quem confia apenas no entendimento dos homens, mais cedo ou mais tarde, se decepciona.

Deus lhe abençoe!

O mais sábio dentre os homens é mero ignorante diante de Deus.” (Anônimo).

ORE: Pai, livra-nos de confiar na sabedoria dos homens. Queremos confiar somente em ti, para que sejamos bem-sucedidos no teu Reino. Amém.

Prévia de Amanhã

Qua
Quarta
21
Mai

Uma glória que não vale a pena!

Evite idolatrar líderes, pois a glória é de Deus. Admire virtuosos, mas não atribua glória humana. Todo louvor pertence ao Criador.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Seg
Segunda
19
Mai

A poderosa proteção de Deus sobre o seu povo

15 Nếu công việc họ bị thiêu hủy, thì mất phần thưởng. Còn về phần người đó, sẽ được cứu, song dường như qua lửa vậy.

16 Anh em há chẳng biết mình là đền thờ của Đức Chúa Trời, và Thánh Linh Đức Chúa Trời ở trong anh em sao?

17 Vì có ai phá hủy đền thờ của Đức Chúa Trời, thì Đức Chúa Trời sẽ phá hủy họ; vì đền thờ của Đức Chúa Trời là thánh, mà chính anh em là đền thờ.

Um dos mais importantes conceitos sobre o relacionamento de Deus com o seu povo é o conceito da proteção. Deus de fato ocupa preciosa atenção a essa questão, cuidando para que nada nos aconteça fora da sua vontade, ou do seu propósito.

Lendo a história dos Heróis da Fé, e revendo a trajetória da igreja até o nosso tempo, com as destemidas incursões dos missionários em meio a povo hostis e perigosos, podemos até ser tentados a questionar se essa proteção divina é mesmo tão eficaz. Profetas foram mortos e exilados; apóstolos foram perseguidos, presos, martirizados; missionários até hoje sofrem prisões e perseguições (Mateus 10:16).

Entretanto, nenhuma dessas adversidades acontece por acaso; nenhum filho de Deus sofre sem que haja um propósito de Deus para isso. São como sementes, que, quando lançadas na terra, germinam e fazem crescer ainda mais o Reino de Deus! E, se não há nenhum propósito divino no sofrimento de um dos seus filhos, nada haverá que possa atingi-los, pois estão debaixo da constante e ininterrupta proteção do Todo-Poderoso (Salmos 91:3,4).

Somos privilegiados por servir ao Deus que se importa com os que lhe pertencem, e os protege, e livra de todos os males que pretendam lhes atingir (Salmos 91:10).

Diante dos perigos e das lutas da vida, saibamos que não estamos sozinhos. O Senhor é quem nos guarda e nos livra de todo o mal. Somos santuário de Deus, e o Espírito Santo habita em nós. E o Espírito que em nós habita tem grande ciúme de nós, zelando pela nossa paz e integridade, para sejamos sempre a sua habitação. O Senhor dos Exércitos está conosco (Salmos 46:7)! 

Deus lhe abençoe!

Com tua mão segura bem a minha, pois, eu tão fraco sou, ó, Salvador, que não me atrevo a dar nenhum só passo sem teu amparo, meu Jesus, Senhor!” (HC33, Fanny Cosby).

ORE: Deus Protetor, como é confortante saber que somos protegidos por ti, e que concentras grande atenção no cuidado da nossa vida! Amém.

Devocional de Anteontem

Dom
Domingo
18
Mai

O fundamento inabalável!

11 Vì, chẳng ai có thể lập một nền khác ngoài nền đã lập, là Đức Chúa Jêsus Christ.

12 Nếu có kẻ lấy vàng, bạc, bửu thạch, gỗ, cỏ khô, rơm rạ mà xây trên nền ấy,

13 thì công việc của mỗi người sẽ bày tỏ ra. Ngày đến sẽ tỏ tường công việc đó; nó sẽ trình ra trong lửa, và công việc của mỗi người đáng giá nào, lửa sẽ chỉ ra.

14 Ví bằng công việc của ai xây trên nền được còn lại, thì thợ đó sẽ lãnh phần thưởng mình.

Cristo é o único fundamento seguro sobre o qual a Igreja pode ser edificada. Ele é a Pedra Angular, a base sólida que sustenta e mantém firme todo o edifício espiritual que é formado pelos seus seguidores (Efésios 2:20-22). Nada — nem sabedoria humana, tradições ou obras — pode ocupar esse lugar. Qualquer tentativa de edificar fora de Cristo resultará em ruína.

A Igreja é o Edifício de Deus. Seus filhos são os tijolos vivos que, unidos em amor e submissão, formam as paredes desse templo espiritual onde habita o Espírito Santo. As obras que realizamos para Deus são os adornos dessa construção. No entanto, apenas aquelas que glorificam o Senhor são dignas de permanecer. As que forem feitas com motivações erradas, por orgulho, vanglória ou vaidade, serão consumidas pelo fogo do juízo — pois Deus mesmo julgará a obra de cada um.

Não somos recompensados por nossa própria habilidade ou esforço, mas pela fidelidade com que edificamos sobre o alicerce que é Cristo. Quando nossas obras glorificam a Jesus e resistem à prova do tempo e do fogo, o Fundamento é exaltado — e Deus é glorificado (Salmos 58:11).

Que maravilha é saber que pertencemos a esse edifício eterno! Se somos corpo, Cristo é a Cabeça; se somos templo, Ele é o Fundamento; se somos lavoura, é Ele quem dá o crescimento. Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja toda a Glória, Honra e Louvor, agora e para sempre!

Deus te abençoe!

“Nenhuma obra feita pelos homens consegue permanecer de pé, se não estiver edificada sobre o fundamento inabalável, que é Cristo Jesus.”Aureliano Jr.

ORE: Deus Glorioso, firma-nos sobre a Rocha inabalável que é Cristo Jesus, teu Filho amado. Ensina-nos a construir com fidelidade, para que nossas obras glorifiquem o teu Nome e frutifiquem no teu Reino. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.